Como aplicar o Lean Construction no planejamento de obras

Giovanna Piveti

Escrito por Giovanna Piveti

1 de junho 2022| 8 min. de leitura

Compartilhe
Como aplicar o Lean Construction no planejamento de obras

Uma pesquisa realizada pela McKinsey em 2017 expõe que, durante o período entre 1995 e 2014, a construção civil se manteve no mesmo patamar em relação a ganho de produtividade, enquanto outras indústrias tiveram um crescimento significativo. Isso reflete em um setor que, como já se sabe, possui muita dificuldade em entregar projetos dentro do prazo, frequentemente estoura orçamento e possui desperdícios gigantescos.

Se, por um lado, o setor é caracterizado pela ineficiência, por outro, há grande potencial para melhorias. Uma das soluções para aumentar a eficiência do setor está na aplicação de conceitos, princípios e ferramentas do Lean Construction

A  filosofia Lean é uma metodologia que pode ser aplicada no planejamento, no canteiro de obras, na cadeia de suprimentos, áreas administrativas, etc. Neste artigo, veremos como adotar ferramentas do Lean Construction no planejamento de obras.

Linha de balanço

A Linha de Balanço é uma técnica de planejamento alternativa ao Gráfico de Gantt, utilizado em softwares como o MS Project. Ela tem como princípio organizar e planejar os locais da obra no tempo, permitindo que o engenheiro tenha visão de informações operacionais, como quais atividades devem ser executadas, onde, quando e a equipe envolvida.

Por ser fundamentada em princípios do Lean Construction, a Linha de Balanço facilita, também, visualizar conceitos e princípios Lean que podem melhorar a produtividade da construção, como o ritmo de produção, sequenciamento das atividades, o fluxo contínuo da produção e fluxo ininterrupto da equipe de trabalho. 

As principais vantagens da adoção da Linha de Balanço está na possibilidade de analisar de forma rápida o aproveitamento e o tempo ocioso das equipes e interrupções da produção. Em virtude disso, a Linha de Balanço proporciona economia de recursos e maior controle do andamento do projeto e prazo de entrega.

Takt Time

O Takt Time é um conceito Lean que define o ritmo de produção das atividades de modo que garanta seu desenvolvimento de forma contínua, evitando que o fluxo de equipes seja interrompido. 

Por levar em conta o tempo disponível para a produção, o Takt Planning, ou planejamento ritmado, assegura que a entrega da obra ocorra dentro do prazo estipulado, podendo ser usado, inclusive, como ferramenta de compressão de cronograma. 

Casos reais de aplicação do Takt Time associado com o Last Planner System mostram resultados potenciais de redução de custos totais de obra em torno de 1,5% a 4% e redução de prazos entre 30% e 50%.

Last Planner System

No planejamento de obras tradicional, é comum a criação de um único plano que traz tanto a visão de longo prazo quanto de curto, por meio do detalhamento das atividades. Em decorrência disso, a confiabilidade do planejamento é prejudicada, pois quanto maior o horizonte temporal do plano, mais incertas são as previsões. Consequentemente, as obras sofrem atrasos e, na maioria dos casos.

O Last Planner System introduz o planejamento de médio e curto prazo para a construção. Dessa forma, o cronograma de longo prazo torna-se mais enxuto, contendo marcos da construção, e não todas as atividades operacionais. Isso faz com que o planejamento de longo prazo forneça uma visão mais clara e estratégica.

Enquanto isso, o planejamento de médio e curto prazo são planos com detalhamentos de operação e contam com informações como atividades a serem executadas a cada fase do projeto, a cada semana e a cada dia.

Em função disso, o Last Planner System é um método do Lean Construction que melhora o desempenho do processo de planejamento e controle de produção (PCP) por meio da introdução do princípio da produção puxada.

Gerenciamento de Restrições

As restrições consistem em obstáculos que podem interromper a execução de tarefas das obras, como, por exemplo, a compra de materiais, a contratação de mão de obra, mudanças nos projetos, falta de documentação, etc. 

O gerenciamento de restrições é uma atividade proposta no planejamento de médio prazo do Sistema Last Planner. Ao realizar a gestão das restrições busca-se antecipar a identificação das barreiras executivas a fim de gerar tempo hábil para resolvê-las sem interferir no andamento da obra. 

Como consequência dessa proteção da produção, o gerenciamento de restrições aumenta o desempenho da construção, evitando que ela fique paralisada.

Gestão à Vista

As metodologias de Gestão à Vista objetivam democratizar a informação tornando-a visível a todos os envolvidos. No planejamento, pode ser aplicada por meio da disposição do cronograma e outros documentos essenciais dentro do canteiro de obras. O uso de quadros Kanban para o gerenciamento das restrições é outro exemplo de gestão à vista aplicado em obras.

De fato, essas metodologias tornam visíveis as fraquezas da produção para que elas sejam identificadas e planos de ação sejam criados para eliminá-las. Assim, a a gestão visual é eficaz para mitigar as causas raiz que levam ao não cumprimento das atividades conforme o planejado.

Como resultado, há um aumento da produtividade e engajamento das equipes, uma vez que cria-se um sentimento de propriedade compartilhada e responsabilidade. Isso reflete na performance organizacional, visto que proporciona alinhamento das metas, objetivos e resultados da organização. As metodologias de gestão visual também incentivam o acompanhamento do desempenho da construção, impactando, assim, na tomada de decisão, que passa a ser mais embasada em dados.

Prevision, a plataforma líder em Planejamento Lean

A Prevision é uma ferramenta de Planejamento e Gestão Visual, que, além de utilizar a técnica da Linha de Balanço, conta com uma dashboard onde se concentram os principais dados das obras. Ao integrar com ERPs, como o Sienge, a dashboard apresenta informações físico-financeiras por meio de gráficos, tornando os dados muito visuais e de fácil entendimento.

Além disso, na plataforma Prevision, é possível ter tanto um planejamento de longo prazo (mais estratégico) quanto de médio e curto prazo (mais detalhado). Isso porque consegue-se criar pacotes de trabalho e, dentro deles, vincular serviços. 

Por fim, através de um quadro Kanban conectado ao cronograma, é possível realizar também a gestão de restrições. Por vincular ao planejamento da obra, caso haja mudança no cronograma, as datas das restrições são atualizadas automaticamente. 

Quer aprender mais sobre ferramentas e aplicações do Lean Construction no planejamento de obras? Confira este kit de ferramentas Lean!