Impacto da gestão visual na produtividade das obras

Pedro Locatelli

Escrito por Pedro Locatelli

30 de março 2022| 6 min. de leitura

Compartilhe
Impacto da gestão visual na produtividade das obras

A gestão visual tem se tornado cada vez mais utilizada dentro dos escritórios e canteiros de obras de construtoras e incorporadoras. Por tornar as informações mais claras e de rápido acesso, os benefícios da gestão visual são significativos. 

Utilizada para etapas do planejamento e também no próprio canteiro de obras, a gestão ou controle visual auxilia colaboradores nas tomadas de decisões, compreensão sobre metas, visualização de resultados, comunicação entre equipes, na rotina diária e no próprio canteiro de obras, como o mapa de risco.

Especificamente no planejamento a médio prazo, a gestão visual pode se tornar uma grande aliada para engenheiros e colaboradores. Confira a seguir algumas aplicabilidades.

Gestão visual em canteiros de obras

A gestão visual pode ser utilizada no canteiro de obras, especificamente para o mapa de risco. Os grupos de risco são divididos em cinco categorias e uma cor para cada categoria, são identificados na planta baixa do empreendimento, com círculos coloridos, para uma compreensão rápida de gestores sobre os riscos dos locais e os prováveis acidentes de trabalho. 

Assim, medidas específicas para aquele setor, relacionadas à segurança do trabalho, são tomadas para mitigar ou eliminar os riscos naquele local. Ao evitar interrupções e afastamento de funcionários devido a acidentes de trabalho, a gestão à vista contribui na produtividade do canteiro de obras.

Gestão visual para planejamento

A gestão visual, dentro da Filosofia Lean Construction, também apoia processos relacionados ao planejamento de obras.

A gestão visual tem origem no Sistema Toyota de Produção, desenvolvido por Taiichi Ohno na década de 40, e tem o objetivo de trazer à superfície fraquezas da produção, identificá-las e adotar medidas de fortalecimento para a produção.

Ao decorrer dos anos, com o sucesso empresarial da Toyota, novos estudos e metodologias surgiram e seguiram sendo adotadas por setores, incluindo a construção civil, como a Filosofia Lean e posteriormente o Lean Construction.

Kanban

Um dos instrumentos gerenciais que está contido na Filosofia Lean Construction é o Kanban. Essa ferramenta, que auxilia na gestão visual, serve para o manuseio e garantia da produção just-in-time, o primeiro pilar do Sistema Toyota de Produção. O Kanban é uma forma direta e simples de comunicação entre equipes.

No setor da construção civil essa ferramenta tem ganhado espaço por proporcionar uma visão ampla e ágil sobre compras de materiais, suprimentos, projetos, suporte estratégico ao decisor e principalmente na eliminação de restrições da produção.

O gerenciamento das restrições é realizado no planejamento a médio prazo e busca eliminar todas as barreiras que impossibilitam a produção e execução no canteiro de obras. As restrições, segundo a Filosofia Lean Construction, podem ser divididas em dez categorias e são representadas por cartões no quadro Kanban. 

Cada cartão, no quadro Kanban, representa uma restrição e possui informações como: categoria da restrição, responsável e data máxima de eliminação da restrição (que deve estar obrigatoriamente conectada com o planejamento).

Um grande desafio na gestão dessas atividades é a comunicação entre as equipes sobre as eliminações e desafios das restrições, e a atualização de datas, quando houver um  novo planejamento do cronograma. 

Prevision, a plataforma de gestão visual e previsível de obras

A Prevision, software de planejamento e gestão de obras com conceitos Lean, auxilia com o quadro Kanban conectado ao planejamento. Assim, quando houver um replanejamento ou até mesmo um novo cenário de obra, a atualização de datas das restrições no quadro Kanban ocorre de forma automática. 

A comunicação entre equipes é resolvida com disparos automáticos de mensagens para as pessoas responsáveis alertando sobre início, atualizações e eliminação de restrições que foram designadas a elas.

Outro diferencial do Kanban na Prevision é que podem ser adicionados comentários e anexados arquivos e imagens nos cartões. Além disso, também é possível registrar o histórico do cartão com as datas e responsáveis pela sua criação e sua conclusão. 

Importância da Gestão Visual

A gestão visual é uma metodologia que corrobora com o fluxo contínuo da produção, gera resultados mais assertivos, qualidade e eficiência no planejamento, auxilia gestores e facilita a comunicação entre pessoas.

Contudo, as dificuldades de gerenciar, principalmente restrições, e mantê-las atualizadas, é um desafio que empresas sofrem no setor da construção civil. Por isso, a tecnologia tem um papel fundamental para que metodologias, como a gestão visual, tenham cada vez mais espaço dentro de empresas e ajudem pessoas.