banner sienge

Você pode estar perdendo dinheiro com sua Gestão de Suprimentos

20 de agosto de 2018

Você provavelmente irá concordar quando afirmo que gerenciar estoque, compra e contratação de materiais e serviços pode ser uma tarefa difícil, certo? Isso porque ela exige muita organização, atenção e detalhe. Mas isso pode se tornar muito mais simples por meio de um módulo de suprimentos.

Fazer isso manualmente, através de planilhas, pode até parecer uma opção mais econômica em um primeiro momento, mas você pode estar enganado. Além de demandar mais tempo, apresenta mais chances de erros, o que pode gerar custos extras.

A partir dessa necessidade da indústria da construção civil é que surgiram os ERPs com módulos de suprimentos.

CONTEÚDO ESCOLHIDO A DEDO PARA VOCÊ:

     » 9 Razões para você aposentar de vez as planilhas e adotar um ERP

Mas talvez você esteja se perguntando: como essa funcionalidade pode ser útil para o dia a dia?

É essa e outras dúvidas que você talvez possa ter, que buscamos responder neste post. Assim descobrirá mais uma ferramenta que pode contribuir para o sucesso de seus empreendimentos.

Vamos começar explicando…

A definição exata de suprimentos

Resumidamente, na indústria da Construção Civil, suprimentos podem ser classificados como todo e qualquer material ou insumo necessário para o projeto. Por exemplo, matérias primas são suprimentos. Assim como os materiais de suporte à produção, equipamentos, peças ou até mesmo mão de obra.

Estes, são alguns dos suprimentos mais comuns presentes em projetos de Construção Civil:

  • Cimento;
  • Aço;
  • Areia;
  • Revestimentos;
  • Portas e janelas;
  • Operários;
  • Tintas;
  • Escavadeiras.

Além destes, o setor conta com uma variedade muito grande de suprimentos, que são comprados, muitas vezes, com fornecedores diferentes. E administrar tudo isso é uma tarefa difícil.

E nós sabemos que a má gestão de suprimentos pode resultar em atrasos na obra, no aumento de custos e na insatisfação do cliente.

Por isso, para evitar estes e outros problemas, é importante que você saiba…

A importância da gestão de suprimentos

gestão de suprimentos

Fonte: Endeavor

Esta área da Construção Civil pode ter um papel estratégico nos resultados financeiros da sua construtora. Os suprimentos são responsáveis por organizar a demanda de materiais e serviços. E quando isto é feito de maneira organizada, os ganhos podem ir além do esperado.

Com isso, a construtora pode manter os custos sob controle e o fornecedor preservar margens satisfatórias para seus produtos e serviços. A longo prazo, a parceria fica cada vez mais fortalecida e ambos saem ganhando.

Também é importante destacarmos que a gestão de suprimentos deve considerar as seguintes fases junto ao fornecedor:

  • Planejamento de oferta e previsão de demanda;
  • Seleção e relacionamento;
  • Produção;
  • Armazenamento;
  • Entrega;
  • Assistência técnica e atendimento ao cliente.

Há algum tempo, a maioria dos profissionais da indústria estavam mais preocupados com os aspectos técnicos e financeiros de um projeto. Hoje, já existe a consciência de que precisam ser mais proativos para ter o diferencial competitivo. Em decorrência desta mudança, a gestão de suprimentos tem ganhado cada vez mais importância.

A falta de estrutura e interesse nesta etapa é reconhecida no mercado como uma das principais causas da falta de produtividade das construtoras. Que, consequentemente, deixam de ter maiores ganhos.

A gestão de suprimentos eficiente consiste em planejar, programar e controlar o fluxo de compra de materiais, o estoque e a contratação de produtos e serviços. Para isso é preciso que o processo seja acompanhado do ponto de origem até o ponto de aplicação.

Caso queira se aprofundar na gestão de suprimentos, assista essa aula da Univesp abaixo:

Por isso essa gestão pode ser feita de maneira mais eficiente através do…

Módulo de suprimentos

Com esta ferramenta é possível gerenciar com mais facilidade os fluxos de compras, estoque, distribuição de materiais e a contratação ou prestação de serviços.

O objetivo desta tecnologia é, além de garantir mais eficiência, integrar as informações com outros módulos, facilitando todas as etapas do seu projeto.

Com isso, você garante a sua construtora:

  • Logística otimizada;
  • Redução de resíduos;
  • Melhor relacionamento com fornecedores;
  • Aumento na qualidade e produtividade da obra;
  • Redução de custos;
  • Mais assertividade de informações.

Além das vantagens que citamos acima, vale destacar a integração de informações entre outros setores e módulos.

Por exemplo, na etapa de compras há um fluxo que parte das necessidades da obra conforme o orçamento. Sendo assim, se lá estiver indicado que será necessário 20 toneladas de concreto, a aquisição do material inicia no orçamento e vai para o suprimento.

Por conta dessa integração, o comprador tem mais facilidade para avaliar a solicitação de compra, fazer cotação de preços ou o pedido de compras para um fornecedor específico.

Outro benefício do módulo de suprimentos é o lançamento da Nota Fiscal. Quando este documento chega na obra, o material é lançado no estoque. Isso gera um título para o cliente pagar e essa ação é integrado ao módulo financeiro.

Esta funcionalidade está disponível no mercado através de sistemas de gestão, porém existem inúmeras opções. Por isso, nós vamos ajudá-lo a escolher uma!

Saiba como escolher um ERP com o módulo de suprimentos

gestão de suprimentos

A tecnologia têm sido uma grande aliada para a Construção Civil. Graças a sua otimização e a agilidade, as construtoras conseguiram um grande diferencial competitivo frente ao mercado.

As grandes empresas atualmente já contam com as soluções customizadas de um ERP (Enterprise Resource Planning). Esta tecnologia representa a principal ferramenta de trabalho dos colaboradores.

CONTEÚDO ESCOLHIDO A DEDO PARA VOCÊ:

      » CHECKLIST: Como escolher um ERP para Construção Civil

Toda e qualquer etapa de um projeto pode ser feita através do sistema de gestão. Tudo isso com o objetivo de facilitar e simplificar o trabalho dos profissionais.

Mas com tantas opções no mercado, que contam com um módulo de suprimentos, é importante que você saiba escolher qual é o melhor para você.

Por isso, fique atento à alguns pontos essenciais que devem conter no ERP:

  • Específico para construção civil;
  • Deve ser 100% online;
  • Integração entre módulos;
  • Integração com a BIM;
  • Gere relatórios;
  • Ofereça suporte;
  • Módulo específico de suprimentos;
  • Estar na nuvem.

É extremamente importante que você esteja atento a essas características para que o sistema possa corresponder às suas expectativas e atender às suas necessidades.

Além da vantagem que trabalhar com um módulo de suprimentos, você terá um sistema completo, que atende outras áreas da sua construtora.

Conheça!

Agora que você compreendeu a importância da gestão e do módulo de suprimentos para a sua empresa já pode começar a planejar como aplicar essa funcionalidade no seu dia a dia.

Por ter muitos elementos que exigem atenção, já que interage com todas as atividades do canteiro de obras, contar com um módulo dedicado para isso é imprescindível. Desta forma, é importante investir em materiais de apoio, como ERPs.

Acredite, o setor de suprimentos tem muito potencial para aumentar a lucratividade da sua empresa. Com isso, consequentemente, qualquer investimento neste sentido é revertido na forma de investimento. Pense nisso!

Quer resolver seus problemas de gerenciamento de suprimentos? Peça agora uma demonstração gratuita do Sienge, o maior Sistema de Gestão de Obras do Brasil!

QUERO UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA!

Tomás Lima

  • Gestor de Conteúdo
  • Graduado em Administração pela UFMG
  • Apaixonado por Construção Civil
 

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa