GESTÃO DE CONTRATOS COM TECNOLOGIA E OS GANHOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

21 de agosto 2015| 4 min. de leitura

Compartilhe
GESTÃO DE CONTRATOS COM TECNOLOGIA E OS GANHOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

Conheça agora as principais vantagens em ter todos os contratos geridos com uma excelente solução tecnológica, e dê um basta ao retrabalho, digitação redundante e informações desencontradas.

#1 Processos integrados e áreas trabalhando em sinergia

São muitas as atividades que interferem e que derivam dos contratos que a sua construtora ou incorporadora possui. Uma solução tecnológica especializada na gestão de contratos, permite que sua empresa trabalhe com um processo bem organizado e que envolva as áreas de forma produtiva, otimizando o trabalho e o uso das informações relacionadas. A disposição veloz dos dados, que circulam entre as áreas, dão base ao trabalho uma das outras.

Em um exemplo simples:

  • A área de Engenharia faz o projeto e orçamento da obra e Suprimentos, por sua vez, precisa contratar fornecedores para garantir as entregas de acordo com o cronograma da obra – certamente envolvendo contratos entre eles. Vendas na planta realizadas – com contrato! Vamos a próxima etapa.
  • Iniciada a obra, é necessário controle das medições de avanço da obra, para que a área Financeira realize a emissão de boletos, de acordo com essa informação e as regras contratuais – daquele contrato lá da venda na planta! Deve ser verificada a aplicação de juros ou  reajustes, qual a proporção a ser cobrada, de acordo com o avanço da obra, entre outras questões financeiras.
  • Para o lançamento do empreendimento, com unidades ainda a venda, é hora do time comercial entrar em campo para fazer ações de promoção das unidades e fechamento dos negócios. Regras de preço, descontos, e demais condições contratuais – apareceu o contrato de novo –  devem estar na ponta da língua, porque “tempo é dinheiro”.

#2 Controle financeiro apurado

O aspecto financeiro de um contrato, é crucial para o sucesso de seu empreendimento. Com a gestão eletrônica, é possível, de acordo com as medições de avanço da obra, realizar o cálculo dos valores a serem pagos, de forma proporcional e automática. A solução tecnológica certa, também dispõe de geração automática de boletos de todos os contratos, respeitando as regras e negociações de cada um deles.

#3 Segurança e produtividade

Soluções tecnológicas especializadas na gestão de contratos da Construção Civil, permitem que sua empresa faça a gestão de todo o ciclo de vida de seus contratos, seja contratos com fornecedores para suas obras, ou contratos de vendas com seus clientes. Com esse controle total, você tem mais segurança quanto a qualidade da informação que é utilizada na tomada de decisões, São recursos avançados que disponibilizam as informações certas, de forma estratégica e simples a qualquer momento. Nesse cenário, o ganho de produtividade é enorme, tanto para os gestores quanto para os vendedores, que conseguem trabalhar suas vendas mais rapidamente, com informações precisas.

Como você pode ver, fazer uso da tecnologia permite que sua construtora ou incorporadora faça o gerenciamento de todo o ciclo de vida do contrato de forma muito eficiente. Esse é um assunto amplo, e você pode saber mais, conferindo o ebook que preparamos para apresentar uma lista de 12 grandes benefícios da gestão eletrônica de contratos. Ter todos os seus contratos armazenados eletronicamente em um único lugar, com acesso fácil, organizado e padronizado.