Evento imobiliário: fazendo sucesso e criando autoridade de marca através dele

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

5 de maio 2023| 10 min. de leitura

Compartilhe
Evento imobiliário: fazendo sucesso e criando autoridade de marca através dele

Sua incorporadora precisa de mais que apenas estar no mercado. Ela precisa de autoridade, lembrança de marca, histórico de sucesso e know how no setor para entregar valor. Uma das formas mais práticas de fazer tudo isso ao mesmo tempo é marcando presença em um (ou até mesmo lançando o próprio) evento imobiliário.

Os eventos imobiliários são uma fonte de entretenimento, networking e conhecimento no mercado. Tanto incorporadores quanto corretores e entusiastas do tema podem comparecer. Mas não são só eles que podem marcar presença: seu próprio público pode ser encontrado lá e, quem sabe, gerar negócio.

Ou seja, não tem como errar: um evento imobiliário te ajuda a prospectar clientes, fazer o nome da sua empresa no mercado, expandir sua visibilidade de marca e muito mais. Quer aprender mais sobre ele?

O que caracteriza um evento imobiliário?

Evento imobiliário é todo e qualquer evento específico do setor, seja com foco nos próprios incorporadores ou no cliente final. Eventos desse tipo podem ser úteis de diferentes formas, auxiliando a expansão do nome da sua marca, sua autoridade no mercado e também a prospecção de novas contas.

Você tem as opções de, por exemplo:

  • promover seu próprio evento;
  • montar um estande de exposição;
  • patrocinar um evento;
  • palestrar no evento imobiliário.

Como um evento imobiliário próprio pode te ajudar? 

Se você quer criar seu próprio evento, ótimo: ele tem inúmeros benefícios. Primeiro, tendo um evento próprio, você pode garantir que sua incorporadora seja a marca principal. Quaisquer peças de divulgação e exposição podem mostrar sua marca, seus benefícios. Contudo, tenha cuidado: não use o evento imobiliário exclusivamente para se promover: isso pode fazer com que as pessoas não enxerguem seu esforço com tanta credibilidade.

O segredo é equilibrar a presença da sua marca: traga-a como realizadora do evento, mas não se divulgue a todo momento. Algumas dicas iniciais são:

  • use o momento entre palestras, workshops ou outros como espaço para divulgar seus conteúdos promocionais, lançamentos etc;
  • se seu evento tiver como foco o cliente final, entregue algum benefício só para aqueles presentes no evento: descontos, condições especiais e outras amenidades;
  • se seu evento tiver como foco corretores ou outros players do mercado, traga dados de mercado levantados por sua incorporadora, ajudando a educar o setor.

Como o evento imobiliário de terceiros pode te ajudar? 

Assim como ter seu próprio evento, participar de eventos terceiros vai ajudar bastante sua autoridade de mercado. Isso porque você pode se inserir de diferentes formas a depender do seu objetivo final. Patrocinador, caso queira trazer autoridade ao nome da marca, apoiador, caso queira aumentar sua presença em eventos sem grandes custos, palestrante, caso queira um momento específico para educar o mercado, gerar conteúdo e fazer seu pitch. Outras formas de entrar num evento de terceiros é sendo:

  • correalizador;
  • participante;
  • parte de um ecossistema.

Num evento imobiliário terceiro, existem pontos positivos e negativos. Se por um lado você investe menos tempo e dinheiro, por outro fica limitado em possibilidades de divulgação. Mas está tudo bem, basta focar bem seus esforços na categoria para a qual você entrou.

Algumas dicas iniciais são:

  • leve brindes para disponibilizar para o público;
  • caso faça palestras, sempre traga um CTA para seu último lançamento/ empreendimento;
  • Caso tenha seu próprio estante, leve seu time de vendas para prospectar possíveis contatos.

Como fazer seu próprio evento imobiliário?

Fazer um evento próprio não é tão fácil, mas seus resultados valem muito a pena. Se você quer conhecer alguns eventos imobiliários para se inspirar antes de começarmos esse capítulo, recomendo: 8 eventos do mercado imobiliário para ficar de olho em 2023.

Certo, mas vamos lá: quais pontos considerar na criação do seu evento imobiliário?

Estruturação do evento 

Essa é a etapa primária do seu evento. Durante ela, você decidirá absolutamente todos os detalhes da cerimônia. É importante que você não passe pela etapa seguinte antes de concluir essa, essencial para a organização do evento.

Durante a estruturação, serão decididas coisas como:

  • Qual o objetivo final com o evento?
  • O evento será presencial ou online?
  • Quando acontecerá o evento?
  • Haverá cotas de patrocínio?
  • Quem será meu público?
  • Qual a proposta do evento?
  • Existem outros eventos com a mesma proposta?
  • Se sim, o que te diferencia?
  • Qual a estimativa de pessoas?

Identidade do evento 

Com a estrutura do evento predefinida, vamos à identidade dele.

A identidade de um evento imobiliário é o que expõe seu propósito, atrai o público certo e permite um bom destaque dentre os demais eventos. Ela deve comunicar com clareza o objetivo do evento, definido na etapa anterior, e o ideal é que seja pensada de modo a ser usada em outras edições, caso haja.

Na identidade do evento imobiliário, é importante ponderar sobre os seguintes assuntos:

  • não se prenda à marca da sua incorporadora;
  • tenha cores, formas e símbolos próprios para a marca do evento;
  • escolha cores pregnantes que chamem a atenção durante o evento;
  • crie uma marca que reflita a seriedade do evento: mais sério ou mais casual.

Campanha pré-evento 

A fase de campanha é aquela na qual você divulgará o evento que está para acontecer. Isso quer dizer usar a identidade escolhida anteriormente para criar uma estratégia de comunicação completa com o objetivo de trazer pessoas para o dia do evento.

Durante a campanha pré-evento, busque se atentar para coisas como:

  • criação de uma página oficial para o evento nas redes sociais adequadas;
  • criação de conteúdo de valor sobre o tema-chave do evento nas redes;
  • divulgação de peças impressas e veiculadas para a região do evento;
  • presença em podcasts, canais de Youtube e outros para divulgação do evento;
  • disparos de e-mail para potencializar o conhecimento sobre o evento.

Escolha do ecossistema de marcas do evento 

Calma, os esforços ainda não acabaram. Agora é hora de escolher quem estará junto a você nessa trajetória. Uma boa equipe de parceiros e agregados dá mais valor e incentivo financeiro ao seu evento imobiliário, além de trazer novos públicos e possibilidades.

Será necessário:

  • criar um mídia kit completo para prospecção de marcas;
  • escolher parceiros, patrocinadores, apoiadores e participantes/palestrantes;
  • caso haja patrocínio, estipular cotas e buscar marcas interessadas;
  • montar espaços (físicos e de tempo) para exposição das marcas parceiras;

Organização do espaço

Ter um espaço organizado e bem dividido é tão importante quanto todos os demais planejamentos. Afinal, é lá que seu público estará durante todo o evento, conhecendo novas pessoas, fazendo networking e conhecendo mais sobre você.

Garanta os seguintes requisitos:

  • alugar um espaço com capacidade para a quantidade estimada de pessoas;
  • montar estantes para as marcas parceiras;
  • garantir que existam banheiros funcionais para todas as pessoas envolvidas;
  • checar sons, vídeos e demais ferramentas para exibição durante o evento.

Pós-evento

O momento pós-evento acontece depois que tudo já passou. Mas isso não significa que seja menos importante: durante o pós-evento, é hora de analisar as pessoas que passaram, os resultados obtidos e as propostas para as próximas edições.

Algumas estratégias podem te render um ótimo pós-evento:

  • mandar e-mails para quem marcou presença agradecendo a participação;
  • solicitar resposta a uma pesquisa de satisfação do evento;
  • checar os resultados palpáveis obtidos com o evento;
  • criar novas metas, baseadas nos resultados da primeira edição, para a seguinte.

Evento imobiliário: uma boa forma de fazer história 

Para além dos benefícios primários de estar num evento imobiliário, pode-se dizer também que ele é uma boa forma de fazer história. É através dele, afinal, que você entra na mente do seu público, cria sua história de sucesso e garante entregar ao mercado muito além da venda: uma experiência completa de imersão, networking e conhecimento.

Você sabia que o autor deste texto é parceiro Sienge?

O único CRM 5.0 do mercado imobiliário se juntou à plataforma apaixonada por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador.

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial.