Espaço pet: projeto, legislação e mais

Gabriela Torres

Escrito por Gabriela Torres

20 de setembro 2023| 13 min. de leitura

Compartilhe
Espaço pet: projeto, legislação e mais

Nos últimos anos, a demanda por espaço pet em projeto de condomínio tem crescido consideravelmente. À medida que os animais de estimação se tornam membros cada vez mais integrados às famílias, a criação de um ambiente de recreação adequado para eles dentro dos condomínios também passou a ser uma prioridade.

Segundo uma pesquisa do Radar Pet, a pandemia contribuiu muito para que mais pessoas tivessem animais de estimação. Em 2021, ano seguinte ao começo da pandemia do Coronavírus, o crescimento no número de pets nos lares brasileiros foi de 30%.

Outro dado interessante, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é que atualmente existem mais casas com animais de estimação no Brasil do que com filhos, o que reflete a importância dos bichinhos na vida das pessoas. 

Com todas essas estatísticas, fica clara a maior busca por um espaço pet em condomínios. Após a pandemia, o retorno aos escritórios já tem sido uma realidade, fazendo com que as famílias fiquem com menos tempo para passear e fazer atividades recreativas com os animais.

Neste contexto, o espaço pet entra como um ótimo aliado, já que permite que os donos saiam com seus cachorros para um momento de diversão sem mesmo precisar sair do condomínio. Isso sem falar na segurança, certo? 

Bem, se você tem interesse neste assunto, continue sua leitura. Vamos mostrar os principais pontos sobre a implementação de um espaço pet, desde o projeto.  

O que configura um espaço pet?

Os espaços pet, também conhecidos como “pet place” ou “pet care”, são áreas dedicadas dentro do condomínio onde os animais de estimação podem se exercitar, brincar e interagir livremente. Para criar um ambiente verdadeiramente acolhedor para os pets, é essencial considerar vários elementos-chave que configuram um espaço pet ideal. 

Aqui estão os principais componentes a serem considerados:

  • Superfície Adequada: O solo do espaço pet pode ser forrado com grama sintética, grama natural, areia, entre outros, de modo que proporcione uma superfície confortável para os pets brincarem e fazerem suas necessidades. A grama é uma escolha popular devido à sua aparência natural e fácil manutenção.
  • Equipamentos de Recreação: Incluir elementos como rampas, pequenas escadas, brinquedos específicos para pets, obstáculos de corrida e áreas de sombra pode tornar o espaço pet mais atraente e divertido para os animais de estimação. Esses elementos incentivam o exercício e a socialização.
  • Áreas Separadas: Considere dividir o espaço pet em áreas separadas para cães de diferentes tamanhos. Isso garante que cães pequenos e grandes possam brincar com segurança e conforto, evitando conflitos ou acidentes.
  • Bancos e Áreas de Descanso: Além das áreas de recreação, incluir bancos para os proprietários de animais de estimação é uma ótima ideia. Essas áreas proporcionam um local confortável para os moradores interagirem enquanto observam seus pets brincarem.
  • Sinalização Adequada: Utilize sinalizações informativas para orientar os moradores sobre as regras do espaço pet e as práticas adequadas a serem seguidas.

Todos esses elementos configuram um bom espaço pet em condomínio, que podem ser o diferencial que um cliente procura ao decidir optar por um negócio. 

Benefícios da área pet em condomínio

Oferecer uma área pet em condomínios pode trazer uma série de vantagens para construtoras e incorporadoras. Esses espaços pet-friendly não apenas atendem às crescentes demandas dos compradores modernos, mas também agregam valor aos empreendimentos imobiliários. 

Aqui estão alguns dos principais benefícios:

  1. Atração de Compradores: Com a crescente popularidade dos animais de estimação, ter uma área pet bem projetada pode atrair um público mais amplo de compradores. Muitas famílias consideram a presença de um espaço pet como um fator determinante na escolha de um condomínio.
  2. Diferenciação no Mercado: Em um mercado imobiliário competitivo, oferecer comodidades exclusivas, como uma área pet, permite que a construtora se destaque. Isso pode ser um diferencial importante para atrair compradores em busca de um ambiente pet-friendly.
  3. Maior Valorização: Condomínios com áreas pet tendem a ser mais valorizados no mercado imobiliário. Esses espaços adicionam valor percebido aos imóveis, o que pode resultar em preços de venda mais altos e maior retorno sobre o investimento para a construtora.
  4. Maior Retenção de Moradores: Um espaço pet de qualidade pode influenciar a decisão dos moradores de permanecerem a longo prazo no condomínio. Isso reduz a taxa de rotatividade de moradores e contribui para a estabilidade da comunidade.
  5. Mídia Social e Marketing: Um espaço pet atrativo pode ser uma excelente ferramenta de marketing. Os moradores frequentemente compartilham fotos e experiências nas mídias sociais, promovendo positivamente o condomínio e a construtora.
  6. Aumento da Demanda por Locação: Para condomínios destinados à locação, a presença de uma área pet pode atrair um público maior de inquilinos, possibilitando uma maior taxa de ocupação e rentabilidade.

Ao considerar esses benefícios, fica claro que oferecer uma área pet em condomínios é uma estratégia inteligente para construtoras e incorporadoras, que não apenas atende às necessidades do mercado atual, mas também pode contribuir significativamente para o sucesso de seus empreendimentos imobiliários.

Espaço pet: projeto e como construir no condomínio

A criação de um espaço pet em projeto de condomínio exige um planejamento cuidadoso e uma abordagem bem estruturada para garantir que o ambiente seja funcional, seguro e agradável para todos os moradores e seus animais de estimação. A seguir, apresentamos um guia passo a passo sobre como realizar com sucesso o projeto de espaço pet em condomínio:

Passo 1: Pesquisa e Avaliação

Antes de iniciar o projeto, é fundamental realizar pesquisas e avaliações para compreender as necessidades e desejos dos moradores e as características específicas do local. Considere:

  • Realizar pesquisas de opinião entre os moradores para entender o interesse e as preferências relacionadas ao espaço pet.
  • Avaliar o espaço disponível no condomínio, levando em consideração fatores como tamanho, acessibilidade e localização adequada.

Passo 2: Definir Objetivos e Orçamento

Estabeleça objetivos claros para o espaço pet, como promover a interação social entre moradores e seus animais de estimação, oferecer áreas de exercício ou criar um ambiente relaxante. Defina um orçamento realista para o projeto, considerando custos de construção, manutenção e aquisição de equipamentos.

Passo 3: Projeto de Paisagismo e Infraestrutura

Contrate um profissional de paisagismo ou arquitetura paisagística para projetar a área. Eles podem criar um layout eficiente, escolher plantas adequadas, definir o tipo de grama a ser utilizado e planejar a instalação de equipamentos como rampas, brinquedos e áreas de sombra.

Passo 4: Segurança em Primeiro Lugar

Priorize a segurança dos animais e moradores. Certifique-se de que o espaço seja cercado de forma adequada para evitar fugas e coloque sinalizações claras com regras de uso. Evite plantas tóxicas e materiais perigosos para os pets.

Passo 5: Materiais e equipamentos para o espaço pet em condomínio

Selecione materiais duráveis e de fácil manutenção para o espaço, como grama artificial resistente a desgaste, brinquedos resistentes e bancos de qualidade. Certifique-se de que os equipamentos sejam seguros e adequados para a diversão dos pets.

Passo 6: Regras e Normas

Elabore um conjunto de regras e normas para o uso do espaço pet, incluindo horários permitidos, limites de animais por morador, obrigações relacionadas à limpeza de dejetos e responsabilidades dos proprietários.

Passo 7: Comunicação e Educação

Comunique amplamente os detalhes do novo espaço pet aos moradores, e forneça orientações sobre seu uso responsável. Realize sessões de educação sobre o comportamento adequado dos animais de estimação no espaço.

Passo 8: Manutenção e Monitoramento

Estabeleça um plano de manutenção regular para o espaço pet, incluindo limpeza, reparos e inspeções de segurança. Monitorar o uso do espaço e coletar feedback dos moradores pode ajudar a aprimorá-lo ao longo do tempo.

Passo 9: Inauguração e Celebração

Celebre a inauguração do espaço pet com um evento especial para os moradores e seus animais de estimação. Isso promoverá um sentimento de comunidade e entusiasmo em relação ao novo espaço.

Seguindo esses passos, uma construtora pode criar com sucesso um espaço pet em condomínio que atenda às necessidades dos moradores e de seus animais de estimação, além de agregar valor ao empreendimento.

Existe uma Legislação para o Espaço Pet em condomínio?

A legislação relacionada aos espaços pet está em constante evolução, buscando encontrar um equilíbrio entre a convivência de animais de estimação e o bem-estar das pessoas. Atualmente, o Projeto de Lei 4331/21 está em análise na Câmara dos Deputados, com o objetivo de estabelecer diretrizes claras para permitir que cães e gatos acessem qualquer estabelecimento aberto ao público e de uso coletivo.

Essa proposta visa definir critérios mínimos para garantir a presença de animais domésticos em locais como shoppings e outros espaços similares. Para isso, sugere que os animais estejam na coleira e, em casos de raças consideradas perigosas, o uso de focinheiras seja obrigatório. Essas medidas visam assegurar que a presença dos pets não prejudique a saúde e o bem-estar das pessoas.

Responsabilidade de quem? 

A responsabilidade pelos animais de estimação é um ponto fundamental na legislação proposta. Os proprietários devem manter a higiene do local, evitando transtornos para outros frequentadores. Caso contrário, podem ser sujeitos a multas. Cada estabelecimento pode estipular o valor da multa, que pode variar ao longo do tempo, como forma de incentivar a responsabilidade dos donos.

A deputada Elys Santos é a autora dessa proposta e acredita que é fundamental que os animais de estimação possam acompanhar seus donos em espaços públicos. A proposta está em análise pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a expectativa de que o assunto seja julgado após o período de eleição. O objetivo é regulamentar a presença de animais de estimação em ambientes públicos, tornando-a uma prática comum e bem definida.

No entanto, é importante notar que a legislação relacionada aos espaços pet em condomínio é frequentemente estabelecida internamente, visando resolver questões como barulho e mau cheiro. Essas regulamentações podem incluir proibições de montar banheiros de animais de estimação em varandas para evitar invadir outros ambientes. Além disso, as regras internas dos condomínios determinam como os animais podem circular e conviver no espaço comum, garantindo a harmonia entre os moradores e seus animais de estimação.