Drones na Construção Civil – 7 aplicações diretas na obra

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

11 de outubro 2022| 18 min. de leitura

Compartilhe
Drones na Construção Civil – 7 aplicações diretas na obra

Para alguns o drone não tem apenas a função de registrar momentos incríveis ou fazer uma super produção em vídeo. Ele tem ganhado força como equipamento usado para trabalho pesado, podendo estar nos lugares mais improváveis para registros de imagens.

operário utilizando drone na construção civil

O conceito do equipamento é fácil de entender: “É todo e qualquer tipo de aeronave que pode ser controlada nos 3 eixos e que não necessite de pilotos embarcados para ser guiada.” (DECEA 2010) em resumo, é manuseado com um controle via rádio.

A popularidade do equipamento tem aumentado a cada dia. Quer uma amostra disso? A Construção Civil com a utilização do equipamento tem mais agilidade e melhor performance no canteiro de obras.

Nova tecnologia no Canteiro de Obras

Esta nova era tecnológica de drones utilizada no desenvolvimento de infra estruturas tem sido uma opção cada vez mais utilizada no mercado da construção. Tem gerado maior movimentação financeira no setor.

De acordo com o gráfico criado pela Tractica, nos próximos anos o setor de drones comerciais irá multiplicar em mais de 10 vezes o faturamento do setor. Em 2018 já superou a marca de 1 bilhão de dólares, e a perspectiva até 2025 é chegar próximo a 14 bilhões de dólares.

O setor de infra-estrutura ou também setor da Construção, é um dos mais beneficiados, podendo arrecadar 45 bilhões de dólares em serviços prestados em torno da tecnologia.

Entre os diversos equipamentos tecnológicos que estão sendo utilizados em canteiros de obras, os drones são apontados por estudos que, 40% das construtoras já fizeram algum tipo de experimento com essa tecnologia no dia a dia .

O principal intuito de criação desse equipamento foi para utilização no contexto militar, através de aviões não tripuláveis durante ataques aéreos entre 2008 e 2012. Muitos podem achar que os drones são uma nova descoberta, mas já existiam a algum tempo no mercado.

Com a grande procura do equipamento para utilização em infra-estruturas, essa tecnologia tomou grande espaço nas construções.

Cresce a importância dos Drones na Construção Civil

Até alguns anos atrás a ideia de ter um um equipamento que voa sozinho, que é controlado a distância e que faz a captura de imagens aéreas parecia saída da ficção científica. No entanto, hoje o uso de drones na construção civil já é absoluta realidade!

Inclusive no setor da construção civil brasileira e mundial já se faz uso de drones para diversas finalidades.

Assim, é cada vez mais comum a utilização de drones em atividades industriais e comerciais de diversos segmentos da economia. Inclusive drones podem ser utilizados em canteiros de obras, ajudando na construção.

Drones na construção civil aproximam clientes das obras

Como não poderia deixar de ser, os chamados veículos aéreos não tripulados (VANTs), estão mudando também a realidade dentro dos canteiros de obra brasileiros. Afinal, sempre foi um diferencial para qualquer empreendimento imobiliário apresentar imagens aéreas.

Ou seja, que permitem ver o empreendimento sob ângulos pouco convencionais e que, por isso, chamam naturalmente a atenção dos potenciais clientes. E uma das maneira maais baratas e práticas de obter esse tipo de imagem é utilizando drones na construção civil.

Diferença entre Drones e outras filmagens aéreas

A grande diferença é que antes, para que essas imagens fossem feitas, era preciso contratar um fotógrafo. Este, pendurado em um pequeno avião ou helicóptero, fazia os cliques encomendados.

Além de ter um custo bastante elevado, tais imagens demoravam muito para ser produzidas e entregues para o cliente. E mesmo alguns pontos eram de difícil acesso.

E se a demanda fosse por um pacote que incluísse vídeo além das fotos? Então seria necessário contratar três profissionais: um fotógrafo, um cinegrafista e, claro, o piloto do avião. Imagine quanto isso não elevava o custo. Como resultado, eram recursos que ficavam restritos apenas a obras muito grandes.

Essa é uma das formas como os drones na construção civil podem ajudar.

drone-e-construcao-civil-claro-1

Hoje, a captura de imagens aéreas – seja em foto, em vídeo ou ambos – de um empreendimento imobiliário é muito mais fácil.

Com o uso de drones na construção civil, pode ser feita por um único equipamento com altíssima resolução digital a valores a partir de R$ 700.

Mais do que isso, é possível visualizá-las em tempo real a partir da tela de um notebook. Ou seja, enquanto o drone ainda está no ar.

Assim, com o crescimento das empresas que prestam esse tipo de serviço, não é preciso esperar mais do que alguns dias para agendar as filmagens.

Não restam dúvidas de que o uso de drones na construção civil representa uma redução significativa de custos. Mais do que isso, uma vantagem estratégica e competitiva num mercado cada vez mais acirrado.

Como usar as imagens capturadas por drones na construção civil?

Estáveis e muito fáceis de controlar enquanto no ar, os drones permitem estudar detalhadamente a evolução da construção de uma edificação.

Assim, os drones conseguem capturar imagens a partir de ângulos diversos e, até então, impossíveis de acessar. Assim, há inúmeras possibilidades de captura de imagens proporcionadas pelos drones na construção civil.

Dessa maneira, as empresas construtoras têm coletado dados altamente estratégicos. OU seja, que contribuem para melhorar a capacidade de projeto e planejamento de construções imobiliárias, residenciais, corporativa, industriais, de infraestrutura, de instalações, dentre outras.

Drone e GoPro

Há, ainda, outras possibilidades que chegaram aos canteiros de obra junto com os drones na construção civil. Certamente, há uma enorme gama de estudos topográficos que podem ser feitos para obras em curso ou que ainda nem começaram.

A tecnologia dos drones na construção civil auxilia nos primeiros estudos. Ou seja, aqueles que envolvem o desenvolvimento de um projeto. É o caso, por exemplo, da realização de levantamentos, cadastros de áreas, estudos de aspectos técnicos como insolação do local em cada horário do dia, dentre outros.

São novos dados que impactam diretamente na definição do conceito arquitetônico e estrutural dos empreendimentos.

Drones ajudam na venda de imóveis

Mas não é só durante a obra ou para fins técnicos que os drones na construção civil têm utilidade. Eles também são extremamente úteis para melhorar o desempenho da equipe de corretores imobiliários. Ou seja, aqueles profissionais empenhados em comercializar as unidades em construção.

Vamos tomar o exemplo de obras imobiliárias. Nesses casos, o uso de drones na construção civil permite mostrar ao potencial cliente qual será exatamente a vista a partir das janelas ou da sacada de seu apartamento.

O melhor é que não se tratam de projeções digitais, mas de imagens reais. Ou seja, que permitem ver com precisão e nitidez todo o entorno da edificação antes mesmo de o prédio sair do chão.

Importância da experiência do cliente

Drones

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Gartner, 37% dos CEOs acreditam que a experiência do cliente está dentre os principais investimentos tecnológicos necessários para melhorar os negócios e superar a concorrência.

Sabendo disso, não é de hoje que construtoras e incorporadoras tentam melhorar e intensificar a experiência vivida pelos clientes no estande de vendas ou até mesmo antes de sair de casa para visitar o empreendimento.

Afinal, os conceitos de marketing afirmam que a compra de um imóvel exige do corretor a capacidade de conquistar a atenção do cliente. Ou seja, despertar seu interesse, provocar o desejo de possuir o imóvel e persuadi-lo a comprar.

Para que tudo isso aconteça, é fundamental entender que “a essência da apresentação de imóveis não é propriamente sobre vender imóveis. Mas sim sobre vender sonhos, desejos, bem estar e expectativas.

Sobretudo é uma grande oportunidade para que o corretor de imóveis crie situações exclusivas e memoráveis para encantar e conquistar os clientes”.

Considerando tudo isso, o que seria mais propício para criar tais situações e elevar ao máximo a expectativa do cliente do que colocá-lo dentro do imóvel? É exatamente essa a possibilidade proporcionada pelos drones na construção civil na comercialização de unidades imobiliárias residenciais ou mesmo corporativas.

Algumas incorporadoras têm notado que há, inclusive, clientes que dão prioridade a canteiros que contam com fotos e vídeos feitos por drones na construção civil.

Drones na Construção Civil: Experiências levadas a todos os lugares

O mais interessante é que os vídeos e fotos feitos pelos drones permitem que a experiência seja levada para qualquer lugar. Ou seja, o potencial cliente imobiliário não precisa ir até o canteiro para conhecer a obra. Além disso, o cliente que já comprou sua unidade pode receber atualizações periódicas sobre como está o andamento das obras.

A possibilidade de o cliente ver as imagens sem sair de casa torna os drones na construção civil uma poderosa ferramenta de relacionamento com o cliente.

Conheça 7 aplicações dos Drones na Construção Civil:

1. Solução dos Drones para utilização em base.

O equipamento tem funcionalidades diferentes para cada área. Quando falamos de drones, falamos de uma tecnologia que é uma plataforma que compõe uma solução. O equipamento tem uma série de elementos e funcionalidades que são oferecidos para cada negócio. Saiba como ele é composto e como pode ajudar na Construção Civil.

ACESSÓRIO: O acessório fundamental para a solução na Construção Civil é uma câmera digital ou uma Go Pro para a captação das imagens. Essas algumas vezes com sensor infravermelho ajudam nos registros que levarão os softwares a interpretar as necessidades e andamento do canteiro de obras.

SOFTWARE: A utilização do software nesse equipamento tem como finalidade definir o roteiro de ida e volta através de uma base. O drone pode partir da base, fazer o voo sozinho até o seu local de destino e retornar para a base através da tecnologia de software acoplado no equipamento.

O Software também tem funções que ajudam os profissionais a interpretar as imagens registradas para fazer uma série de ações na construção após a captura.

SERVIÇO: A prestação de serviço com os equipamentos de drones na construção civil está em constante crescimento, muitas pessoas estão procurando este mercado para investir. Cada vez mais as empresas estão em busca desse tipo de serviço por não ter profissionais contratados capacitados para manusear a tecnologia. Além de adquirir maior custo benefício em relação a economia e precisão de imagens captadas.

drona na construção civil em close

2. Os drones no processo de Construção.

O drone tem como funcionalidade captar imagens e permitir os profissionais que estão distantes a monitorar áreas. O trabalhador pode acompanhar o desempenho das obras visualizando diferentes ângulos e fiscalizar a segurança tanto estrutural como de EPC (Equipamentos de Proteções Coletivas) e de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) dos trabalhadores.

3. Içamento de Cabos

No contexto de obras de linhas de transmissão de energia existem interferências que podem atrapalhar o lançamento de cabos, como por exemplo: lagos, mares, área com grande volume de vegetações e alagados.  Nestas situações a utilização do drone vem beneficiar a operação da travessia do cabo por estas interferências.

O papel do equipamento será de levar um cabo guia amarrado ao cabo de energia a ser lançado, o qual será transportado pelo drone de uma extremidade para a outra. Hoje no Brasil, muitas empresas já utilizam deste recurso de manuseamento.

4. Mapeamento de áreas

O Mapeamento de áreas reúne todos os elementos, incluindo os softwares, sensores em solo, a câmera de captura de imagem e o dispositivo aéreo. Pode ser utilizado em várias finalidades, seja em contexto de incorporação que pode melhor avaliar um terreno, ou mineração. Ele também pode simular projetos em cima das imagens aéreas captadas pelo drone.

Empresas utilizam os drones na construção civil para comandar os veículos autônomos utilizando de ferramentas mobile. O equipamento permite simular não só projetos como fazer estudos de nivelamento, permitindo ter uma visão do quanto de terra tem que ser retirada ou colocada em determinada construção, por exemplo.

5. Inspeções

Os drones podem ser utilizados em inspeções de telhados, poupando profissionais de riscos maiores ao se expor a uma situação de altura. A imagem é capturada pelo equipamento que consegue identificar quais os pontos da construção demandam manutenções, sem a pessoa precisar subir num telhado.

As capturas de imagens feitas com um sensor de temperatura facilitam a identificação de áreas onde demandam determinada tensão. Isto é um benefício que permite que o técnico tenha maior precisão onde deve ou não acontecer um reparo.

Um contexto mais específico e bastante utilizado desse tipo de tecnologia, é o de energia solar, que ajuda a identificar necessidades de reparos em terraços de casas e edificações.

Outro exemplo que é bastante comum e é uma das áreas mais avançadas da aplicação de drones na construção civil, é como os drones ajudam no contexto de mineração.

A tecnologia identifica estudos volumétricos onde consegue identificar o quanto de material é utilizado em determinada área e o quanto é preciso escavar ou não determinada mina. Essa operação é realizada por um operário que lança o drone e ele sobrevoa estas grandes áreas.

vista aérea de drone na construção civil

6. Marketing e Vendas

Uma estratégia utilizada no mercado Americano, é uma aplicação do drone para ajudar na comercialização dos imóveis, que o Brasil também já começou a utilizar.

As empresas utilizam os drones para fazer tours nas residências de modo a oferecer uma experiência aos compradores. Esses tours podem ser feitos internamente, mostrando o interior do imóvel, quanto externamente, dando a visão da sacada do imóvel, ou a comunidade que está localizada por exemplo.

Esta questão de Marketing de Experiência tem ajudado cada vez mais na taxa de conversão no mercado, que é bem simples de utilizar e está muito presente na concretização de vendas.

7. Drones no Brasil

Ao falar sobre a tecnologia dos drones no contexto de Obras, só conseguimos imaginar países de fora fazendo utilização do equipamento de forma tão evoluída. No Brasil já é uma realidade e podemos provar isso.

A ANAC que regula qualquer tipo de veículo aéreo já determinou quais as regras para tripular um veículo aéreo não tripulado em relação a contexto e condições. Após isso mais de 8 mil operadores de drones já se cadastraram e se credenciaram as novas regras no Brasil, trazendo mais credibilidade e confiança nos serviços prestados.

Podemos perceber que os drones chegaram para trazer um grande diferencial no mercado, nas empresas e nos serviços prestados. A tecnologia tem agregado cada vez mais valores em diversas áreas, principalmente na Construção Civil, oferecendo muitas possibilidades na sua utilização.

A produtividade em atividades consideradas delicadas demandavam muito tempo e recursos para a execução. Hoje,elas contam com o trabalho de drones para diluir a repercussão desses trabalhos beneficiando o tempo de obra e economia para a empresa.

O que você achou das aplicações de drones na construção civil? Compartilhe suas experiências e curta o Sienge nas redes sociais!