CRM e ERP para uma gestão de vendas imobiliárias eficaz

Glauco Farnezi

Escrito por Glauco Farnezi

10 de outubro 2018| 6 min. de leitura

Compartilhe
CRM e ERP para uma gestão de vendas imobiliárias eficaz

Embora seja notório o clima de mudança que o mercado imobiliário – assim como outros segmentos – vem enfrentando nos últimos anos, ainda há muita resistência às mudanças digitais e apego a velhas práticas de gestão.

Muitas empresas do mercado, construtoras, incorporadoras e loteadoras fazem toda a gestão de vendas em ferramentas como as planilhas. Embora elas tenham valia, não correspondem mais às reais necessidades, nem permitem uma gestão eficaz e controle, sem falhas, do processo de vendas.

Diante disso, para o crescimento da empresa e controle em todas as etapas do processo de vendas e consequentemente aumento das mesmas é preciso adotar tecnologias que melhoram a eficiência na gestão. Dentre eles, destacamos o ERP e o CRM Imobiliário. Se você não está familiarizado com esses termos, veja a explicação abaixo:

O que é ERP?

gestão de vendas imobiliárias

ERP ou Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão empresarial responsável por cuidar de todas as atividades diárias de uma empresa, do administrativo ao operacional. Nesses processos, inclui-se desde a gestão financeira até o controle de gestão de obras e de vendas.

Diante disso, esse software corporativo tem como principal função apoiar as empresas no controle total de suas informações, além de integrar e gerenciar dados.

Outro sistema bastante utilizado pelas empresas é o CRM.

CONTEÚDO ESCOLHIDO A DEDO PARA VOCÊ:

» Ebook Tudo Sobre ERP

O que é CRM Imobiliário?

É uma ferramenta de gestão de vendas imobiliárias que oferece soluções para construtoras, imobiliárias e loteadoras. O CRM, quando bem utilizado, pode ser mais do que apenas uma ferramenta, mas também uma estratégia comercial.

Já que a partir dele é possível ter o controle total do processo de vendas: a distribuição de leads, o atendimento, a disponibilidade, a reserva de unidade, o envio e a aprovação da proposta.

Veja bem: imagine que você está no meio de uma abordagem comercial, o potencial cliente está interessado, mas nesse momento lhe falta informações atualizadas sobre o imóvel ou ficaram em alguma outra pasta. Isso além de desestimular esse cliente, ainda prejudica a imagem da empresa.

Por isso, o CRM Imobiliário permite além do acompanhamento da gestão, essa mobilidade de informações.

fim segundo lote meio conteudo

Quais as vantagens de um CRM Imobiliário?

gestão de vendas imobiliárias

Além do que citamos acima, o CRM oferece dados e indicadores que são essenciais para uma tomada de decisão assertiva. Você pode acompanhar ítens como:

  • A origem dos leads e vendas;
  • A taxa de conversão;
  • O tempo médio para o primeiro atendimento.

Também é possível ter a tabela de preços sempre atualizada, bem como a disponibilidade e reservas de unidades.

Outra grande vantagem de um CRM é o acompanhamento de todos os negócios em todas as fases em que se encontram. Esse controle de processos permite saber exatamente qual a próxima ação a ser realizada ou até mesmo entender porque e em que etapa algo deu errado.

Essas vantagens eliminam os achismos e dá para o gestor mais segurança na tomada de decisão.

Como estamos inseridos em um mercado cada vez mais digital, o consumidor tem buscado cada vez mais informações sobre os imóveis na internet, antes mesmo de procurar um corretor para intermediar a venda. E é nesse cenário que o CRM facilite a gestão desses leads com origem de diferentes mídias.

Há ainda outra vantagem de alguns CRMs, como o Facilita, que além de um painel web, tem um aplicativo, o que facilita ainda mais a gestão de vendas, já que as informações podem ser acessadas de qualquer lugar e em qualquer horário.

Tudo isso é incrível, mas já imaginou como seria ainda melhor com a integração do CRM e ERP? Embora não seja ainda frequente no mercado, alguns CRMs estão começando a lançar integrações com ERPS.

Integração entre os dois sistemas

A principal vantagem da integração entre os sistemas é a disponibilidade e atualização dos dados de modo instantâneo. Todas as informações ficam à disposição dos envolvidos no processo de vendas e são atualizadas de modo automático, ou seja, não existe necessidade de verificação de disponibilidade de unidades ou tabela de preços diretamente com o gestor. Todos estes dados já estão na ponta dos dedos!

Para CRM que disponibiliza aplicativo, como o Facilita citado acima, essa integração possibilita maior mobilidade. Para o gestor essa novidade só traz benefícios já que é possível ter o controle total da equipe de vendas e secretaria de vendas de forma alinhada.

Se você quiser conhecer mais sobre como um ERP consegue se integrar com as suas outras ferramentas de gestão, como o CRM, converse com um de nossos consultores.

QUERO CONVERSAR!