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CRM e ERP para uma gestão de vendas imobiliárias eficaz

10 de outubro de 2018

Embora seja notório o clima de mudança que o mercado imobiliário – assim como outros segmentos – vem enfrentando nos últimos anos, ainda há muita resistência às mudanças digitais e apego a velhas práticas de gestão.

Muitas empresas do mercado, construtoras, incorporadoras e loteadoras fazem toda a gestão de vendas em ferramentas como as planilhas. Embora elas tenham valia, não correspondem mais às reais necessidades, nem permitem uma gestão eficaz e controle, sem falhas, do processo de vendas.

Diante disso, para o crescimento da empresa e controle em todas as etapas do processo de vendas e consequentemente aumento das mesmas é preciso adotar tecnologias que melhoram a eficiência na gestão. Dentre eles, destacamos o ERP e o CRM Imobiliário. Se você não está familiarizado com esses termos, veja a explicação abaixo:

O que é ERP?

gestão de vendas imobiliárias

ERP ou Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão empresarial responsável por cuidar de todas as atividades diárias de uma empresa, do administrativo ao operacional. Nesses processos, inclui-se desde a gestão financeira até o controle de gestão de obras e de vendas.

Diante disso, esse software corporativo tem como principal função apoiar as empresas no controle total de suas informações, além de integrar e gerenciar dados.

Outro sistema bastante utilizado pelas empresas é o CRM.

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O que é CRM Imobiliário?

É uma ferramenta de gestão de vendas imobiliárias que oferece soluções para construtoras, imobiliárias e loteadoras. O CRM, quando bem utilizado, pode ser mais do que apenas uma ferramenta, mas também uma estratégia comercial.

Já que a partir dele é possível ter o controle total do processo de vendas: a distribuição de leads, o atendimento, a disponibilidade, a reserva de unidade, o envio e a aprovação da proposta.

Veja bem: imagine que você está no meio de uma abordagem comercial, o potencial cliente está interessado, mas nesse momento lhe falta informações atualizadas sobre o imóvel ou ficaram em alguma outra pasta. Isso além de desestimular esse cliente, ainda prejudica a imagem da empresa.

Por isso, o CRM Imobiliário permite além do acompanhamento da gestão, essa mobilidade de informações.

Quais as vantagens de um CRM Imobiliário?

gestão de vendas imobiliárias

Além do que citamos acima, o CRM oferece dados e indicadores que são essenciais para uma tomada de decisão assertiva. Você pode acompanhar ítens como:

  • A origem dos leads e vendas;
  • A taxa de conversão;
  • O tempo médio para o primeiro atendimento.

Também é possível ter a tabela de preços sempre atualizada, bem como a disponibilidade e reservas de unidades.

Outra grande vantagem de um CRM é o acompanhamento de todos os negócios em todas as fases em que se encontram. Esse controle de processos permite saber exatamente qual a próxima ação a ser realizada ou até mesmo entender porque e em que etapa algo deu errado.

Essas vantagens eliminam os achismos e dá para o gestor mais segurança na tomada de decisão.

Como estamos inseridos em um mercado cada vez mais digital, o consumidor tem buscado cada vez mais informações sobre os imóveis na internet, antes mesmo de procurar um corretor para intermediar a venda. E é nesse cenário que o CRM facilite a gestão desses leads com origem de diferentes mídias.

Há ainda outra vantagem de alguns CRMs, como o Facilita, que além de um painel web, tem um aplicativo, o que facilita ainda mais a gestão de vendas, já que as informações podem ser acessadas de qualquer lugar e em qualquer horário.

Tudo isso é incrível, mas já imaginou como seria ainda melhor com a integração do CRM e ERP? Embora não seja ainda frequente no mercado, alguns CRMs estão começando a lançar integrações com ERPS.

Integração entre os dois sistemas

A principal vantagem da integração entre os sistemas é a disponibilidade e atualização dos dados de modo instantâneo. Todas as informações ficam à disposição dos envolvidos no processo de vendas e são atualizadas de modo automático, ou seja, não existe necessidade de verificação de disponibilidade de unidades ou tabela de preços diretamente com o gestor. Todos estes dados já estão na ponta dos dedos!

Para CRM que disponibiliza aplicativo, como o Facilita citado acima, essa integração possibilita maior mobilidade. Para o gestor essa novidade só traz benefícios já que é possível ter o controle total da equipe de vendas e secretaria de vendas de forma alinhada.

Se você quiser conhecer mais sobre como um ERP consegue se integrar com as suas outras ferramentas de gestão, como o CRM, converse com um de nossos consultores.

QUERO CONVERSAR!

Glauco Farnezi

  • Empresário com mais de 12 anos de experiência em marketing digital e vendas no mercado imobiliário, com formação acadêmica em tecnologia e MBA em gestão empresarial pela FGV;
  • Atualmente é CEO da Facilita e tem a missão de atuar como agente transformador de um mercado imobiliário mais eficiente, aplicando tecnologia e inovação para descomplicar todo o processo da venda.
 

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