Chile aposta em programa nacional para industrializar construção

Chile aposta em programa nacional para industrializar construção

A proposta principal do Construtalk Curitiba é falar sobre o necessário salto tecnológico que a construção civil precisa dar. Isso para que o setor alcance níveis de produtividade que o tornem economicamente mais competitivo.

Tal processo passa, inevitavelmente, pela industrialização de processos dentro dos canteiros de obras.

No Brasil, há iniciativas isoladas. Temos construtoras mais empenhadas nesta tarefa e outras que sequer começaram a questionar seus processos tradicionais.

O Chile adotou uma postura institucional como país para superar esta questão. E é sobre isso que Boris Naranjo vai falar no Construtalk Curitiba 2019.

Naranjo é membro do Conselho de Construção Industrializada do Chile e faz parte do programa Construye 2025.

Especialista em produtividade e industrialização da construção, ele é o keynote speaker do Construtalk Curitiba. Na ocasião, ele vai falar sobre os avanços do programa que está revolucionando a construção civil chilena.

Além disso, vai compartilhar seu conhecimentos sobre tecnologia e inovação no canteiro de obras. Para tanto, vai trazer toda sua experiência de mais de 20 anos com gestão e desenvolvimento de projetos construtivos.

Sobre o Construye 2025

De acordo com sua missão, descrita em seu site, o Programa Construye2025 busca transformar o setor de construção sob a perspectiva da sustentabilidade e da produtividade. A finalidade é alcançar o desenvolvimento nacional chileno com equidade social, econômica e ambiental.

Construye 2025

Isso porque o programa acredita na força de uma indústria da construção sustentável e competitiva em nível global. Mais do que isso, líder na região e comprometida com o desenvolvimento do país.

No entanto, o Construye 2025 afirma que isso somente é possível por meio da incorporação de inovação, novas tecnologias e fortalecimento do capital humano. Ou seja, com foco no bem-estar dos usuários e no impacto ao longo do ciclo de vida dos edifícios.

Assim, o Construye 2025 se baseia em alguns pontos considerados estratégicos.

As premissas do programa são:

  • Fortalecer a competitividade com base nas oportunidades e desafios do mercado
  • Diagnosticar lacunas competitivas e construir roteiros para reduzi-las por meio de uma sólida articulação público-privada
  • Enfatizar a resolução de falhas de coordenação e a geração de uma massa crítica de recursos em setores ou indústrias com potencial de crescimento, a fim de avançar para um novo equilíbrio de maior valor para a sociedade
  • Desenvolver públicos capacitadores para a competitividade, como a formação relevante de capital humano. Além disso, promover maior investimento em infraestrutura física, possibilitando conectividade
  • Desenvolver uma infra-estrutura tecnológica comum e criar melhores regulamentos e aspectos regulatórios

Além disso, o programa Construye 2025 procura envolver os setores público, privado e a academia. Sempre baseados em quatro eixos estratégicos e seis recursos transversais.

São eles:

Eixos estratégicos

  1. Uma indústria mais produtiva
  2. Uma indústria que produz edificações sustentáveis
  3. Uma indústria que impulsiona a inovação e o uso de novas tecnologias
  4. Uma indústria que desenvolve produtos, serviços e talentos exportáveis

Recursos transversais

  • Capital humano
  • Alinhamento público-privado
  • Institucionalização
  • MRV (Monitoramento, reporte e verificação)
  • Marcos regulatórios e normativos
  • Incentivo e fomento

Boris Naranjo no Construtalk Curitiba 2019

Como podemos ver, as temáticas contempladas no cerne do programa Construye 2025 são bastante consonantes com a realidade da construção brasileira. É por isso que o Buildin apostou na vinda de Boris Naranjo ao Construtalk Curitiba 2019.

Acreditamos que o engenheiro chileno poderá compartilhar dados e percepções interessantes sobre a evolução do programa. E, mais do que isso, que as informações poderão ser utilizadas na prática pelos profissionais presentes.

Por isso, garanta já a sua participação no Construtalk Curitiba 2019.

Sobre o Construtalk Curitiba 2019

O Construtalk é o evento itinerante do Buildin que já foi realizado nos Estados de Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais. Agora, o Construtalk Curitiba convida a engenheiros de obra, empresários, empreendedores e fornecedores a participar de seus debates.

Durante o evento o participante estará em contato direto com palestrantes engajados na transformação digital do setor. São profissionais que têm projetos reais para mostrar. Além disso, com mais de 250 pessoas presentes na plateia, você terá inúmeras possibilidades de networking sobre inovação e tecnologia.

Além disso, o Construtalk Curitiba 2019 é apoiado por uma das maiores instituições de fomento ao Empreendedorismo no país, o Sebrae-PR, e terá apresentações de Startups promissoras e com DNA de inovação.

Por isso, aproveite os lotes promocionais e garanta agora mesmo a sua presença no Construtalk Curitiba 2019.