Construção off-site: o que é, para que serve e muito mais

Juliana Nakamura

Escrito por Juliana Nakamura

22 de janeiro 2024| 14 min. de leitura

Compartilhe
Construção off-site: o que é, para que serve e muito mais

A evolução da construção civil brasileira passa pela transformação do canteiro de obras em uma linha de montagem. Isso é semelhante ao que ocorre em outras indústrias. E tem tudo a ver com a construção off-site!

Afinal, essa é a saída para reduzir custos e prazos de execução, diminuir a demanda por mão de obra e o desperdício de materiais.

A construção industrializada baseia-se na aplicação de sistemas pré-fabricados. Ou seja, que chegam ao canteiro prontos para serem montados.

O que é a off-site: entenda a base por trás da tecnologia

O termo off-site, no caso da construção, poderia ser traduzido como “fora do canteiro de obras”, e explica bem o conceito por trás da tecnologia em questão. A construção off-site se baseia na fabricação das partes do imóvel de forma modular, fora do canteiro de obras.

Assim, os profissionais do canteiro só têm a função de montar o imóvel de acordo com as instruções do projeto. Esse tipo de construção ainda é pouco usado aqui no Brasil, em comparação com outros modelos construtivos, mas não é algo novo no mercado.

A construção modular usa materiais conhecidos, como madeira, ferro e aço, e traz uma série de vantagens, tanto em termos de custos e qualidade quanto de logística e segurança. Então, faz muito sentido investir em obras off-site. Além disso, para quem não acompanha o processo, não há diferença alguma entre o imóvel feito com essa tecnologia e os que são construídos do zero no canteiro.

8 motivos para adotar a construção off-site

Mobilidade e tempo de entrega

Essa modalidade construtiva possibilita uma entrega até 6 vezes mais rápida, pois se constrói dentro da própria fábrica. Além da agilidade, vem agregada a mobilidade, pois pode-se levar a obra pronta para instalação em qualquer lugar do Brasil.

Construção personalizável

Um dos benefícios para os clientes que você pode usar como argumento de vendas é o fato de que a construção off-site é personalizável. Afinal, estamos falando de unidades modulares produzidas em um lugar e montadas em outro. Ou seja, o imóvel pode ser remontado em outro lugar, expandido ou reestruturado para funcionar com um layout diferente.

A única limitação aqui é do espaço do terreno e das regras da região para o tipo de construção que se pode fazer no local, mas não há limitação da tecnologia.

Construção industrializada e escalável

Um dos principais benefícios da construção modular off-site é a facilidade de escalar a produção. E o motivo disso é que o processo de fabricação das peças é industrial e automatizado. Assim, fica mais fácil, rápido e barato expandir a produção e aumentar a quantidade de obras simultâneas.

O ganho de escala é algo que muitos empresários da construção civil nem imaginavam ter acesso, pois expandir uma empresa com o modelo tradicional demora bem mais. .

Ao levar a obra para dentro da fábrica, é possível executar várias etapas ao mesmo tempo. E o melhor: realizar todas essas etapas de maneira mais rápida e com maior controle de qualidade.

Sem obra e sem sujeira

Em construção modular off-site se diz que não há obra. O que se tem é o processo de produção e, depois, o de montagem. E como o principal material utilizado na construção é o aço, é considerada uma obra sem sujeira também.

Equipe enxuta no canteiro de obras

A complexidade logística sempre atrapalha o bom andamento de uma obra, e é quase impossível fugir disso. Mas as obras feitas com a tecnologia off-site têm uma vantagem: como todo o processo de construção é feito em fábrica, a equipe presente no canteiro para montar as peças é bem mais enxuta.

Isso traz, por si só, uma simplicidade maior que ajuda a obra a seguir sem grandes surpresas ou problemas. Além disso, o risco de acidentes é menor, bem como a quantidade de equipamentos e materiais, o que torna o trabalho ainda mais direto e objetivo.

Curto prazo

Outra vantagem considerável de construir fora do canteiro de obras é a previsibilidade alta de custos e prazos envolvidos no projeto. Não é segredo para ninguém que a construção civil, de forma geral, tem uma reputação muito ruim quando se fala em precisão de orçamentos e prazos de entrega.

Felizmente, a construção off-site deixa isso para trás, pois elimina os elementos de incerteza, muitos deles envolvidos de forma direta com o trabalho realizado no canteiro. Por exemplo, uma semana inteira de chuva forte no canteiro pode atrasar a obra toda. Mas é muito mais fácil contornar isso com a construção off-site.

O prazo médio de entrega de uma casa com essa tecnologia é de 4 dias. Sim, apenas 4 dias. Um hospital foi entregue em menos de 40 dias!

Sustentável

Estamos vivendo uma nova era da construção civil, uma era em que a preocupação com o impacto da obra no meio ambiente é tão importante quanto a qualidade do imóvel e o lucro. Nem todo mundo entendeu essa realidade, mas quem demorar muito vai rapidamente ser deixado de lado pelos próprios clientes.

E a obra off-site tem um desperdício quase nulo de materiais, o que é bom tanto para o meio ambiente, que se vê livre de muitos resíduos, quanto para as economias da construtora

Orçamento assertivo

Com essa opção de tecnologia construtiva, é quase impossível errar no orçamento. A construção é feita em blocos planejados e já sabe-se exatamente quanto se gastará de insumos, mão de obra e transporte, por exemplo para realizá-la.

Além de apresentar custos mais baixos para a obra, por vários dos pontos já citados aqui, a tecnologia off-site também reduz os custos pós-obra. Um desses custos é o de limpeza do local, algo que numa obra convencional representa muito mais trabalho.

Além disso, é comum precisar fazer alguns pequenos reparos na parte de acabamento por conta de problemas com o processo construtivo. Já com a montagem feita no off-site, isso não acontece.

Quais profissionais podem tocar esse tipo de construção?

construção modular off-site: imagem de uma mesa com projetos estendidos sobre ela e dois profissionais debruçados sobre a mesma

 

Os profissionais capacitados para tocar este tipo de obra off-site são aqueles com experiência neste tipo de edificação. Podem ser engenheiros e arquitetos que conheçam a metodologia modular a fundo, por exemplo. Hoje, no Brasil, ainda há muito crescimento pela frente, o que gerará uma demanda por profissionais com esta competência.

Qual é o investimento médio?

O investimento para se construir modular off-site varia conforme a necessidade da obra. Mas, fatores como a rapidez de inauguração, flexibilidade de ampliação e relocação que não imobilizam o capital investido são fatores que tornam a construção modular off-site extremamente atrativa.

Exemplos de obras já realizadas com off-site

construção modular off-site: imagem do início da montagem do segundo pavimento do Hospital M’boi Mirim, em São Paulo

Ao responder essa pergunta o engenheiro civil salienta que: “o exemplo mais emblemático, sem dúvida, é a ampliação do Hospital M’boi Mirim, em São Paulo, realizado em 33 dias (7 dias antes do prazo previsto).

No total foram tocadas cinco frentes de produção simultâneas. Foram elas:

– Duas em Tubarão – SC

– A fábrica de painéis Tecverde

– Galpão de montagem em Araucária – PR

– Obra de infraestrutura em SP

Só assim foi possível entregar uma obra complexa como um hospital neste prazo”.

Outro exemplo de grande destaque é o Centro de Treinamentos Ambev. Trata-se da maior obra modular industrializada da América Latina.

A obra modular conta com 22 módulos BR3, mais 22 módulos de cobertura modular BR3, totalizando mais de 2.200m² construídos em apenas 60 dias.

Na expansão do Colégio Bom Jesus, no bairro Pedra Branca, em Palhoça (SC), também foi utilizada essa tecnologia construtiva. No total foram 3 dias de execução, 5 salas montadas (cada uma de 82m²), totalizando 540 m² de área total construída.

O hospital Hospital M’boi Mirim

Construir 100 leitos de um hospital em apenas 33 dias, é possível? Utilizando o método de construção off-site é sim!

O hospital para atender exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) já é realidade e funciona em M’Boi Mirim, na cidade de São Paulo.

Trata-se de um anexo ao já existente, Municipal M’boi Mirim Dr. Moysés Deutsch, administrado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, que destina 200 de seus profissionais para trabalhar no novo projeto.

Além dos leitos, o local tem atendimento 24 horas, Unidades de Tratamento  Intensivo (UTI), e leitos de internação comum, para casos de menor gravidade.

A construção tem como patrocinadores a Ambev e a Gerdau. A construtora responsável é a Brasil ao Cubo. O Sienge Plataforma foi o software de gestão usado pela executora do projeto.

Motivos para adotar a construção off-site no Brasil

A construção off-site possui melhor controle de qualidade. Os módulos são produzidos em fábrica de forma seriada. Além disso, sem sofrer interferências por conta do clima ou de variações na produtividade dos trabalhadores.

Esse método de construir pressupõe transferir atividades que seriam executadas no canteiro para a fábrica.

Quer ver alguns motivos que justificam a implementação da construção modular pré-fabricada?

Vou te listar alguns:

  • Redução substancial de ciclos, prazos na execução e custo global;
  • Maior liquidez de vendas e menor curso do financeiro;
  • Melhor previsibilidade de custo e prazo;
  • Redução de mão de obra especializada no canteiro, seguros e passivos judiciais;
  • Geração de empregos de melhor qualidade (mais segurança e saúde);
  • Processos de produção mais sustentáveis e perdas de materiais próximas de zero;
  • Produção em massa customizada, móvel e expansível;
  • Redução de serviços e custo pós-obra.

Novas tecnologias estimulam a construção off-site

Uma característica importante da construção industrializada é que, uma vez iniciada a fabricação dos módulos, é difícil (e desvantajoso) alterar o projeto.

Nesse ponto, a tecnologia da informação tem muito a contribuir ao permitir aos projetistas a análise completa de diferentes aspectos da construção antes que a obra comece.

Destaque para a plataforma BIM. Além disso, para softwares que viabilizam simulações de desempenho da edificação. É o caso, por exemplo, de ensaios de túnel de vento, testes de carga e ensaios de ruptura. Isso antes mesmo de a montagem  começar.

Outras inovações na construção civil, como a impressão 3D e os robôs também devem favorecer a construção off-site.

Alguns exemplos reais

O conceito de construção off-site pode ser aplicado em maior ou menor grau. Tudo de acordo com as características do projeto e o interesse dos empreendedores.

Há exemplos de construções inteiras produzidas fora do canteiro e transportadas em caminhões. É o caso das habitações fornecidas pela Kasita, nos Estados Unidos

No Reino Unido, a LHC é outra empresa que aposta na fabricação off-site para a construção de novas casas. Mais que isso, com boa qualidade, a preços acessíveis e construídas mais rapidamente.

O Japão é outro exemplo de construção off-site. No país asiático, o banheiro é comprado como unidade completa. A tecnologia é conhecida como unito basu (do inglês unit bathroom) 100 % pré-fabricada.

No Brasil, a Tecverde é uma das construtoras que propõem a construção off-site. A empresa oferece um processo de montagem que chega a ser quatro vezes mais rápido do que a alvenaria convencional baseado no uso do wood frame. “A construção civil do futuro tem como base a industrialização”, resumiu Vicente Pires Júnior, gerente comercial da Tecverde em palestra no Construtalk Florianópolis 2018.

Conclusão

Com tantas vantagens, fica fácil perceber como a construção off-site está se destacando no mercado. Não importa qual material seja a base da obra, o mercado busca cada vez mais produtividade e segurança, fatores que a construção off-site leva larga vantagem sobre os métodos tradicionais, e isso deve aumentar cada dia mais.

Mas e se você ainda acha que essa tecnologia só funciona em outros países? Veja agora 10 razões para adotar a construção modular aqui no Brasil!