Construção metálica: múltiplas e variadas aplicações

Construção metálica: múltiplas e variadas aplicações

Você sabe que o aço é um dos materiais mais tradicionais da engenharia civil e que a construção metálica tem muitas aplicações, certo? 
Isso se deve a características como elevada resistência, alta durabilidade e precisão geométrica. Então, por que não aproveitar melhor todos os recursos da construção metálica? 
No hemisfério norte, desde o início dos anos 1900, esse metal é utilizado não apenas para erguer edifícios multipavimentos, como também para estruturar arranha-céus. 
No Brasil de hoje, o potencial de exploração das estruturas metálicas é imenso graças à sua sintonia com as demandas arquitetônicas atuais. A opção pela estrutura de aço também se explica por ganhos econômicos e ao menor impacto ambiental proporcionado. 
Neste post, elencamos algumas possibilidades de uso dos perfis de aço estrutural na construção de edificações. Confira a seguir oito exemplos: 

Edifícios com múltiplos pavimentos

Especialmente nos empreendimentos de uso comercial, a preocupação com o retorno do investimento é central. Isso leva os empreendedores a buscarem soluções que garantam custo da construção e prazo de realização das obras competitivos. Também induz à busca por soluções de projeto que valorizem os empreendimentos, como arrojo arquitetônico e amplos vãos livres. 
Nesses casos, a estrutura metálica contribui com ótimos resultados, seja isoladamente ou compondo estruturas mistas, combinadas com o concreto.

Instalações hoteleiras

O aço é uma escolha estrutural quase que inevitável para a construção de hotéis. A maior velocidade de execução permite ganho ao empreendedor pela ocupação antecipada do imóvel e pela rapidez no retorno do capital investido. Além disso, hotéis demandam soluções flexíveis capazes de garantir facilidade de manutenção e adaptações futuras. 

Empreendimentos com selo verde

Em um edifício erguido com processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. Já a estrutura em aço possibilita a adoção de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdício seja sensivelmente reduzido.  
A construção metálica é também menos agressiva ao meio ambiente por reduzir o consumo de madeira na obra. Sem contar que o aço é 100% reciclável. E as estruturas construídas com esse material podem ser desmontadas e reaproveitadas com menor geração de rejeitos.

Recuperação do patrimônio histórico

O retrofit é uma alternativa para reformar e revitalizar um empreendimento, suas instalações e equipamentos preservando sua história. O aço é um aliado nesse tipo de intervenção ao viabilizar o aumento da capacidade de suporte de carga da estrutura existente. 
Um exemplo desse tipo de projeto é o AquaRio, construído recentemente no local onde antes funcionava um armazém frigorífico no centro do Rio de Janeiro. As estruturas em aço permitiram conciliar a preservação das fachadas originais com a reconfiguração do espaço interno e o reforço estrutural do edifício, erguido em 1914.

Obras de infraestrutura

De pontes a aeroportos, de estações de BRT a arenas esportivas. O aço encontra aplicação na construção e remodelação de infraestrutura urbana. Em obras de mobilidade, por exemplo, a construção metálica pode agregar maior precisão geométrica, agilidade de execução, estética atemporal e capacidade de vencer grandes vãos.  
Quer um exemplo? Veja a passarela da Estação do metrô Cidade Nova, no Rio de Janeiro. A passagem se destaca sobre a Avenida Presidente Vargas, pelos grandes arcos pintados com tons metálicos. Nesse projeto, o aço foi fundamental para vencer os vãos impostos pela largura da avenida e pelo pátio de trens.

Habitações de interesse social

Para equacionar o déficit habitacional brasileiro, é necessário dispor de tecnologias que garantam qualidade às construções e diminuam os custos em todas as fases do processo de produção. A construção em aço é uma opção interessante nessas situações, principalmente por causa da racionalização de materiais e de mão-de-obra, do alto grau de qualidade e precisão e do menor prazo de execução, o que se reflete em custos mais competitivos.

Indústrias e centros de distribuição

Com elevadas metragens e amplos vãos, construções industriais e logísticas demandam, via de regra, redução da carga estrutural e agilidade na montagem. Também nesses casos, o aço é imbatível. Além de suportar cargas elevadas, pilares e vigas de aço são mais esbeltos do que os equivalentes em concreto. Isso resulta em melhor aproveitamento do espaço interno e ganho de área útil. Outra vantagem associada à estrutura metálica é garantir altura de pé-direito generosa, algo fundamental em fábricas e centros de distribuição. 
Quanto ao prazo de execução, em comparação aos sistemas construtivos convencionais, é possível reduzir o tempo de obra em até 40% com o aço. Sabe como? Porque é possível executar as fundações enquanto as estruturas estão sendo fabricadas. Além disso, o sistema industrializado permite a abertura de várias frentes de serviço simultâneas.

Pequenas edificações e residências

Edifícios com até quatro pavimentos, seja para uso residencial ou comercial, podem ser erguidos com aço. Características do sistema construtivo, como leveza estrutural e alta velocidade de execução impulsionam a procura pelo aço para essas aplicações. Em residências também são múltiplas as razões que levam arquitetos, engenheiros e construtores a utilizarem estruturas de aço nos seus projetos residenciais. A versatilidade do material, as propriedades relacionadas à sustentabilidade, a leveza (que diminui custos com fundações), e as variadas possibilidades estéticas que o aço oferece, são algumas das vantagens citadas. 

Obras emblemáticas em construção metálica

A seguir listamos três exemplos recentes e emblemáticos de aplicação da estrutura metálica.  

  • Museu do Amanhã – Rio de Janeiro (RJ): Projetado pelo espanhol Santiago Calatrava, a construção tem formas esculturais, grandes vãos, balanços e poucos apoios. Para viabilizar tamanho arrojo, o aço foi um importante aliado. Na estrutura, 3.800 toneladas de aço ocupam 330 m de comprimento em uma área de 35,8 mil m², viabilizando balanços de 75 m nas extremidades. 
  • Escolas e creches – Belo Horizonte (MG): Cerca de 40 escolas municipais de educação infantil foram construídas na capital mineira em light steel framing (estrutura de aço leve). Com capacidade máxima para 440 alunos, cada unidade tem 1.100 m² de área construída, distribuídos em dois pavimentos. A escolha pela estrutura em aço se deu pelo cronograma exíguo. Todas as escolas deveriam estar em operação em um intervalo de apenas três anos. Nesse caso, o projeto tirou partido do elevado grau de repetição. 
  • WTorre Morumbi – São Paulo (SP): O edifício que se transformou em um marco arquitetônico da cidade tem estrutura que combina aço e concreto. Ao todo são 28 pavimentos, cinco subsolos e 165 mil m² de área construída. Projetado pelo escritório de arquitetura Aflalo/Gasperini, o empreendimento tem padrão Triple A e almeja o selo Leadership in Energy and Environmental Design Core & Shell (Leed CS) na categoria Silver. 

Curiosidades sobre a construção metálica 

Você sabia que…?

  • Há mais de 3.500 tipos diferentes de aços produzidos pelas siderúrgicas. Essa variedade permite a esse material atender eficientemente a uma infinidade de aplicações.  
  • Na construção civil, o interesse maior recai sobre os chamados aços estruturais de média e alta resistência mecânica. Estes são adequados para a utilização em elementos da construção sujeitos a carregamento.  
  • A construção em aço surgiu na Inglaterra há cerca de 200 anos.  
  • No Brasil, a história é mais recente. Foi no final do século XIX e início do século XX que o aço começou a ser utilizado, mas ainda na forma de estruturas pré-fabricadas importadas para atender à demanda crescente por pontes e edifícios.

Conclusão 

Esses exemplos – e poderíamos citar tantos outros – mostram como a estrutura em aço é versátil. Você viu que a construção metálica pode estar presente tanto em projetos com máximo arrojo e sofisticação arquitetônica, quanto em projetos mais simples e convencionais. 
Quer saber mais sobre construção metálica e aprofundar seus conhecimentos sobre as estruturas de aço? Então você não pode perder o webinar sobre construção metálica que o Buildin realizará no próximo dia 4/12. Fique de olho!
Gostou desse conteúdo? Se esse post foi útil para você não deixe de curtir, comentar e compartilhar!