Como se tornar um corretor de imóveis mais moderno e digital

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

14 de abril 2022| 9 min. de leitura

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Como se tornar um corretor de imóveis mais moderno e digital

Modernidade e digitalização fazem do mundo o que ele é hoje: um berço para inovações e novidades a todo momento. Infelizmente, mesmo sabendo que o atual consumidor exige essa modernidade do mercado, alguns profissionais se recusam a tornar seus processos digitais. Para não cair nessa armadilha do tradicionalismo, hoje eu vou te ensinar diferentes formas de se tornar um corretor de imóveis mais moderno e digital. 

Ficou interessado? Isso significa que você quer se modernizar e crescer com o mercado. Então continue o artigo e aprenda novas formas para se manter relevante!

Conheça o consumidor digital

Se você já é marinheiro experiente no mar da corretagem, sabe que conhecer o público é definitivamente sua arma mais poderosa. Ele definirá toda a forma como você vende, desde o seu linguajar até os imóveis que você escolhe apresentar. 

Porém, eis que surge o desafio: o ser humano muda muito. Não importa o quanto conheça seu público atual, em 10 anos ele provavelmente não será mais o mesmo. 

Hoje, o consumidor nacional é muito mais moderno e irreverente: ele é conhecido como consumidor digital. Como o nome sugere, sua trajetória de compra acontece muito mais por intermédio da internet. Além disso, seu grande foco está na experiência de consumo, não apenas no produto final. 

Para esse tipo de cliente, você deve…

  • Usar uma linguagem mais casual e moderna
  • Responder mensagens e atender telefonemas com o máximo de eficiência
  • Utilizar redes sociais, sites e/ou blogs para captá-los e nutri-los
  • Apresentar imóveis espaçosos e que comportem home office
  • Ter em mãos tecnologias auxiliares como assinatura eletrônica, tours do imóvel em vídeo etc. 

Utilize um funil de vendas imobiliário

Caso ainda não esteja familiarizado com o conceito de funil de vendas imobiliário, você pode ter uma visão mais aprofundada nesse blogpost sobre o assunto. Mas, de um modo geral, o funil de vendas é uma estratégia que busca qualificar leads conforme a etapa da jornada de compra onde ele está. 

Um funil é composto por topo, meio e fundo, referentes às etapas de aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração das soluções e tomada de decisão.

Todavia, não basta ter um funil de vendas. É necessário que esse funil seja completamente digital, para que seus leads possam ser captados automaticamente e todas as atividades relacionadas a eles sejam metrificadas.

Use ferramentas específicas

A jornada comercial imobiliária pode ser uma só, mas cada estágio tem seus desafios pessoais. No pré-venda, a grande dificuldade é captar bons leads. Já na venda, análise de crédito e fechamento do negócio se destacam. Por fim, o pós-venda é reconhecido por seu maior obstáculo, criar e manter um relacionamento com o cliente. 

Por isso mesmo, para cada momento da sua trajetória de venda existem também ferramentas associáveis que podem ser perfeitas para você. Algumas delas são: 

  • Ferramentas de automação de marketing: auxiliam a captação do lead através de landing pages, disparos de e-mail por lista e outros
  • Assistentes virtuais: são perfeitas para sites e blogs, criando um diálogo direto com o consumidor sem precisar que você o responda imediatamente
  • Ferramentas de gestão de tarefas: opções gratuitas e pagas dessas ferramentas otimizam seu planejamento diário, semanal e mensal, catalogando tarefas e notificando pendências
  • CRM: o CRM na verdade é uma plataforma completa que contribui para a gestão comercial de toda a trajetória de vendas, diminuindo o ciclo comercial e gerando maiores índices de fidelização
  • Agendas virtuais: as agendas virtuais não apenas te permitem anotar reuniões, visitas e afins, como também podem se conectar com a agenda do cliente para que nenhuma das partes esqueça o compromisso marcado

Fique por dentro das tendências de moradia

Como falei no início dessa nossa conversa, nós somos movidos por inovação. E é precisamente a partir dessa demanda que surgem as tendências. 

Tendências são inclinações seguidas com o tempo. Elas tendem a durar algum tempo e, em certo momento, acabam sendo substituídas por novas tendências, de forma cíclica. Ou seja, algumas tendências que perdem força podem voltar com o passar dos anos. 

Logicamente, o mercado imobiliário não é imune às tendências. O consumidor cria novos desejos e necessidades de consumo conforme amadurece, aumenta sua família ou adquire um novo emprego. Por isso, o corretor de imóveis moderno e digital deve se preparar

Você deve acompanhar:

  • Quais casas têm sido mais desejadas dentro do seu segmento
  • Arquiteturas que vêm ganhando espaço no mercado 
  • Formas como a pandemia do coronavírus impactou o design de casas
  • Medidas sustentáveis que fazem sucesso com o público mais jovem
  • Designs que ganharam espaço fora do país nos últimos anos

Esteja sempre atualizado

Se o mundo muda tanto assim, como se manter moderno diante de tanta novidade? É fácil: hoje, não é incomum encontrarmos cursos para absolutamente tudo. Não importa se você quer se especializar por hobby ou necessidade, os cursos estão aí para você. 

Na corretagem, o mesmo fenômeno acontece. Atualmente, é possível encontrar os mais diferentes cursos profissionalizantes tanto para quem está começando quanto para quem já está no mercado e deseja se modernizar. 

Você pode, por exemplo, se capacitar em:

Cada um desses temas responde a uma demanda do mercado imposta pelo consumidor e perfeita para você se especializar com mais modernidade e tecnologia. 

Conclusão: ser moderno é pensar no futuro

Modernidade e corretagem de imóveis podem e devem andar juntos. Os corretores são responsáveis pela realização de grandes sonhos e, para que trabalhem com assertividade, precisam focar naquilo que o mercado exige: modernidade

E o melhor, corretor, é que você não precisa “inventar a roda” para se destacar na multidão. Grande parte do tradicionalismo se resolve com estudo e boas ferramentas. Apoiando-se nesses dois pilares, não existe problema comercial que não possa ser resolvido.

Portanto, sempre estude sobre seu cliente e sobre as tendências do mercado imobiliário. Além disso, faça das diferentes ferramentas suas grandes amigas, sejam elas pagas ou gratuitas. 

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