Como fazer sua construtora crescer com a ajuda da tecnologia

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

9 de setembro 2016| 9 min. de leitura

Compartilhe
Como fazer sua construtora crescer com a ajuda da tecnologia

A sua construtora está precisando de um forcinha para planejar e organizar o crescimento de forma mais profissional? A tecnologia pode ajudar no processo de como fazer sua construtora crescer e otimizar seus processos. São ferramentas que auxiliam os profissionais a trabalharem com muito mais produtividade e, assim, terem melhores resultados.

Existem aplicativos (apps) específicos para cada etapa da gestão, inclusive para serem baixados via tablet ou smatphone gratuitamente, e que ajudam a desenhar o crescimento da empresa. Há também softwares de gestão especializados na construção civil que vão catalizar o processo. Confira as melhores opções:

# Planejamento

Ter ferramentas de trabalho para ajudar no planejamento ajuda a aumentar a produtividade do seu trabalho e da sua equipe. O Trello e o Evernote são ótimos aplicativos para planejar e organizar o fluxo de tarefas:

Trello: Tarefas diferentes merecem uma organização diferente. No Trello é possível separar o que você tem a fazer em tabelas distintas e nomeá-las da forma que você quiser.

Evernote: Esse aplicativo permite que você crie listas de tarefas e organize os seus arquivos e documentos de uma forma lógica e eficiente, de acordo com a sua necessidade.

# Gestão de projetos

Prazos, clientes, fornecedores e parceiros. São inúmeras nuances do fluxo de trabalho que podem se beneficiar de ferramentas simples, mas que ajudam a gerenciar todos esses aspectos:

Runrun.it: Cada atividade é cadastrada com um tempo estimado, que é preenchido automaticamente  com base no tipo da tarefa e ajustado quando necessário. Com base nesse tempo e na carga horária de cada profissional, o próprio aplicativo estima a previsão de entrega das tarefas.

Producteev: reconhecida pela Consultoria de Tecnologia Gartner como líder em ferramentas de colaboração social, é uma solução de gestão colaborativa  de tarefas e projetos, que permite de forma ilimitada gerir projetos, tarefas, sub-tarefas, funcionários, atribuições, entre outros.

Xmind: É uma ferramenta para a elaboração de mapas mentais, uma espécie de diagrama usado para representar e relacionar aspectos distintos de uma ideia ou projeto a ser executado. Fica mais fácil visualizar o “problema” ou memorizar algum conteúdo e além disso, a ferramenta também permite o compartilhamento do mapa com outras pessoas, possibilitando até mesmo a exportação do trabalho para formatos populares, como PDF, Word e PowerPoint.

# Comunicação

É importante manter canais internos de comunicação com todos os integrantes da empresa a fim de deixar o trabalho mais alinhado. Nesse sentido, algumas ferramentas são muito relevantes:

When I Work: Este app foi criado para permitir o compartilhamento de informações da empresa – como compromissos, dados e reuniões – diretamente com seus funcionários. Com ele é possível criar ou cancelar compromissos, divulgar informações de equipes de tarefas em aberto, visualizar requisições de tarefas e adicionar (ou retirar) membros da base de dados.

Slack: O Slack é uma ferramenta de troca de mensagens turbinada para a conversa profissional, com troca de arquivos, checklists e buscas. Importante para organizar os bate-papos online quando o assunto é trabalho.

Google Chat/ Hangouts: A característica de Chat /Google Hangouts é ser uma maneira fácil de ter conversas com uma única pessoa ou grupos de pessoas por meio de vídeo. Ótimo para reuniões à distância.

# Orçamento e financeiro

Orçamentos e transações financeiras precisam estar registradas e devidamente arquivadas para facilitar o manuseio das informações. Aplicativos que são úteis nesse quesito são:

Poowpay: Permite controlar todas as suas contas, adicionar transações, agendamentos, criar o seu orçamento, visualizar os gráficos que exibem as receitas, despesas e fornece modelos de orçamentos

Organizze:  Gerenciador financeiro fácil de usar e seguro! Contas a pagar e receber, análise e planejamento financeiro.

# Canteiro de obras

Todo o conhecimento de um engenheiro e demais integrantes da obra podem ser reunidos de forma facilitada por aplicativos especiais para esse trabalho:

Construct App: Esse aplicativo funciona tanto no smartphone quanto no computador. A ferramenta permite que o profissional da construção civil faça o acompanhamento de obra em tempo real por meio de seu celular.

Smart Tools: Este aplicativo funciona como uma caixa de ferramentas no seu smartphone ou tablet. Possui funções para medir distâncias, campo magnético, ângulos, inclinações, som e vibrações, além de ser equipado com lanterna, GPS e lupa.

AutoCAD 360: O aplicativo AutoCAD 360 permite que os usuários criem, editem e compartilhem desenhos quando estão no canteiro de obras, através de tablets e smartphones. Também é possível trabalhar offline e quanto estiver conectado à rede carregar as informações.

Software de gestão  

A qualidade dos processos internos será a catalizadora do crescimento das empresas da construção civil e a tecnologia tem papel fundamental, pois é ela que potencializa esses processos, organizando, padronizando e agilizando-os. Uma solução especializada no segmento da construção civil, como o Sienge, é capaz de integrar os departamentos e garantir execuções mais rápidas e eficientes otimizando seus recursos.

Nesse sistema de gestão ideal é possível gerenciar e integrar todas as áreas da sua construtora, uma vez que todo o processo pode ser facilmente acompanhado e supervisionado, tornando mais claras as possibilidades de economia que podem ser obtidas com uma utilização mais consciente dos recursos.

Por meio de um software especializado na construção civil é possível manter informações internas e externas da sua construtora integradas e disponíveis a todos que fazem parte do processo. Dessa forma, o trabalho pode ser feito com base em dados corretos e atualizados e evitando o que possa comprometer seu desempenho. Veja os principais módulos do Sienge:

Um processo de compras eficiente impacta diretamente na rentabilidade da sua construtora. Nesse departamento, um software de gestão especializado possibilita a integração com outras áreas, agrupamento de solicitações e integração com fornecedores.

Uma solução moderna de tecnologia pode te ajudar a avaliar possibilidades com exatidão para não comprometer a saúde financeira da sua construtora. Dessa forma, é possível fazer melhor gestão do fluxo de caixa, articulando o desembolso com o recebimento de cada obra, por exemplo. Além disso, é possível realizar relatórios operacionais com inúmeras possibilidades de visualização das contas a pagar, a receber, extrato credor, inadimplência, descontos e saldos de adiantamento.

A tecnologia ideal deve permitir total controle da gestão dos empreendimentos em orçamento, planejamento e acompanhamento dos projetos, inclusive por tablet ou smartphone.

MATERIAIS GRATUITOS

O Sienge ainda disponibiliza materiais gratuitos para fazer sua construtora crescer de forma sustentável, como: Quadro de Indicadores de Desperdício, Cronograma Físico-Financeiro de Obra, Kit de Combate à Dengue no Canteiro de Obras, Guia com as principais Normas da Construção, entre outros.

Clique aqui e confira!

Conhecer as melhores maneiras de usar essa ampla gama de ferramentas disponíveis no mercado e softwares especializados, é também explorar todo o seu potencial e também da sua empresa. Além disso, a tecnologia ajuda no processo de como fazer sua construtora crescer e se organizar melhor, economizar tempo em diferentes tarefas e tornar o processo como um todo, muito mais assertivo.