10 coisas essenciais para saber como escolher o melhor software para orçamento de obras de pequenas construtoras

Mariana Soares

Escrito por Mariana Soares

18 de maio 2023| 15 min. de leitura

Compartilhe
10 coisas essenciais para saber como escolher o melhor software para orçamento de obras de pequenas construtoras

Para saber como escolher o melhor software para orçamento de obras do mercado, é preciso entender, antes de mais nada, o que você realmente precisa.

Assim, o software ideal será uma ferramenta na medida para as necessidades orçamentárias de cada projeto da sua construtora.

No entanto, existem características e atributos que todo bom orçamento deve possuir e, por consequência, uma boa plataforma de orçamentação deverá cumprir com esses requisitos.

Para te auxiliar nessa escolha, trouxemos no artigo abaixo tudo que você precisa saber sobre elaboração de orçamentos realistas e eficientes, e sobre o que você deve verificar ao escolher o melhor software para orçamento de obras para sua construtora.

O que um bom orçamento de obras precisa ter?

Um bom orçamento de obras precisa ter 4 atributos principais:

  • Poder de representação;
  • Exclusividade;
  • Valoração estimada;
  • Validade temporal.

Com o poder de representação, você garante que o orçamento elaborado  reflete os pré-requisitos, premissas, riscos e responsabilidades do projeto. A exclusividade torna o orçamento particular para determinado projeto, evitando inconsistências genéricas que não agregam na previsibilidade de custos e lucros com a obra.

A valoração estimada possibilita que o gestor trabalhe com a previsão de custos em torno de variáveis que serão acompanhadas ao longo do projeto. E a validade temporal é a capacidade de adaptação do orçamento para outros momentos do projeto.

Um orçamento é elaborado em determinado momento da construtora e do projeto. Por isso, não existem orçamentos perfeitos e imutáveis

Existem orçamentos bem elaborados e que são capazes de integrar mudanças e alterações sem que toda a lucratividade prevista seja alterada.

O GO Gestor Obras criou um artigo sobre como fazer orçamentos de obra que se aprofunda nos elementos fundamentais que um bom orçamento precisa ter. Confira!

Confira 10 dicas fundamentais para saber como escolher o melhor software para orçamento de obras

1. Recursos adequados

O primeiro ponto que você deve observar para saber como escolher o melhor software de orçamento para obras é a variedade de recursos oferecidos.

Com isso, você garante eficiência na elaboração de um orçamento completo. 

Além disso, as funcionalidades associadas devem complementar esse processo, como a importação de dados e o cálculo automático de percentuais e estimativas baseados nos dados inseridos.

Os recursos que não são nativos devem poder ser integrados, mas você não pode ficar refém de ferramentas externas para conseguir elaborar um orçamento confiável e realista.

2. Orçado x Realizado

como elaborar um orçamento para obra

 

Uma funcionalidade essencial que um software de elaboração de orçamento para obras deve ter é a comparação Orçado x Realizado.

Após a orçamentação inicial, a obra começa e o que realmente ocorre não necessariamente está de acordo com o que foi planejado. Não é o cenário ideal, mas é um cenário realista para entender que imprevistos e mudanças ocorrem em todo projeto.

No entanto, um software de gestão orçamentária de obras deve possibilitar o acompanhamento das mudanças que o orçamento vai sofrer, seja por imprevistos ou por mudanças de rumo em alguma etapa da obra.

Com essa funcionalidade, você consegue inserir os dados reais de custos e despesas, e visualizar o comparativo com o planejado. Especialmente porque o orçamento planejado está diretamente relacionado à lucratividade esperada.

Dessa forma, entender como os custos efetivos se comparam com o que foi planejado é importante para entender os impactos na lucratividade final do projeto.

3. Apropriação de custos por etapas

Em complemento à funcionalidade Orçado x Realizado, é fundamental que o gestor tenha conhecimento das variações por etapa do projeto.

Ou seja, em quais etapas da obra o realizado foi maior que o orçado? Por qual razão?

Essas perguntas são respondidas com informações de apropriação de custos por etapas.

Com isso, o gestor é capaz de entender em que pontos o orçamento realizado não se adequou à realidade da obra. 

Seja por imprevistos ou flutuações de preços do mercado, como por exemplo na compra de materiais, seja por uma falta de precisão na elaboração do cálculo para uma etapa, como considerar o custo de um maquinário menor do que a média de mercado.

Sabendo em que etapas foi preciso fazer mudanças no orçamento, o gestor tem em mãos informações valiosas para a elaboração dos próximos orçamentos nos projetos previstos.

4. Integração com a tabela SINAPI

Os dados da tabela SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) são parte imprescindível na elaboração de um bom orçamento de obras.

Com ela, o gestor tem informações detalhadas sobre custos atualizados e previstos de diversos insumos e serviços, como materiais, mão de obra e equipamentos.

O processo de como escolher o melhor software para orçamento de obras deve considerar a integração com essa tabela para adicionar valores precisos durante a orçamentação.

Por isso, um software eficiente de elaboração de orçamentos para a construção civil deve integrar de maneira automática esses custos às variáveis inseridas em cada etapa do projeto.

Faça o download gratuito do guia de Como Cotar e Comprar Melhor no Ecossistema da Construção Civil que o GO Gestor Obras preparou e entenda o momento certo para cotar e comprar diversos insumos.

5. Facilidade de uso

Para além de uma gama de módulos e funcionalidades, é preciso que o software ofereça acesso fácil e intuitivo a essas informações, especialmente às mais relevantes para a tomada de decisões no cotidiano.

Ao contratar um software de orçamento para obras, verifique:

  • A interface é intuitiva e a navegação é simplificada? Ou seja, a organização dos elementos das páginas são lógicos?
  • O design do software é responsivo para todos os dispositivos? Se você acessar a plataforma pelo celular, conseguirá navegar sem problemas?
  • O fluxo de trabalho dentro da plataforma é simplificado? Ou seja, as etapas para cada ação dentro do software são somente as necessárias?
  • O software possui opções de ajuda e disponibiliza a documentação necessária para você entender para efetuar qualquer tipo de ação necessária na plataforma?
  • Você pode personalizá-lo para ele ficar totalmente adequado às suas necessidades? É contraprodutivo ver constantemente informações desnecessárias na tela inicial toda vez que você acessa a plataforma e o espaço poderia ser dedicado a informações, de fato, relevantes.

Na dúvida de como escolher o melhor software para orçamentos de obras em termos de facilidade de uso, faça testes e demonstrações para entender o funcionamento de uma plataforma antes da contratação.

6. Flexibilidade para ajustes e personalização

Como vimos, um dos atributos fundamentais de um bom orçamento de obras é a exclusividade. Ou seja, um modelo orçamentário exclusivo para cada projeto.

Dessa forma, para escolher o melhor software de orçamento de obras você precisa considerar sua capacidade de personalização e ajustes para cada projeto.

Campos pré-determinados podem auxiliar na orçamentação, desde que não limitem o profissional a reduzir a realidade do projeto a apenas algumas variáveis.

Na prática, o software de orçamento de obras deve possibilitar a inserção de cada variável que compõe o planejamento e, ainda, possibilitar os ajustes individuais ao longo da obra.

7. Relatórios e dashboards

A gestão eficiente de uma obra está diretamente relacionada com a capacidade de tomar decisões assertivas.

Para isso, é fundamental que o gestor tenha sempre à mão as informações mais relevantes sobre cada projeto, tanto os que ainda estão em fase de planejamento quanto os que já estão em andamento.

relatório de orçamento de obras

Relatórios e dashboards cumprem papéis diferentes na gestão de projetos, mas ambos são essenciais.

Relatórios são documentos mais completos e detalhados que fornecem dados sobre determinado aspecto de um projeto, como o balanço geral de Orçado x Realizado para determinada etapa da obra.

Dashboards são painéis de controle visual que fornecem uma visão ampla e simplificada de um conjunto de informações. Geralmente são compostos por KPIs (indicadores-chave de performance) estratégicos para o gestor, como o percentual de custos orçados que foram menor que o efetivo realizado em um projeto.

Ou seja, os relatórios são essenciais para análises mais detalhadas enquanto os dashboards são ferramentas para acompanhamento de monitoramento de aspectos relevantes do projeto.

Juntos, devem ser capazes de fornecer todas as informações que um gestor precisa para tomar decisões no dia-a-dia da obra.

8. Autonomia de informações

Outro ponto fundamental para saber como escolher o melhor software de orçamento de obras é a sua capacidade de fornecer informações autônomas.

Com isso, queremos reforçar a importância do gestor não precisar recorrer a planilhas externas para ter a informação completa nas suas mãos.

Por isso, um bom software de gestão orçamentária de obras deve ser capaz de oferecer tudo que você precisa, desde o planejamento até o acompanhamento daquele orçamento.

9. Empresa com boa reputação no mercado

A reputação da empresa que produz o software para orçamento de obras muitas vezes passa despercebida na hora da contratação.

Verificar módulos, funcionalidades e preço com certeza estão entre os itens fundamentais nessa escolha. No entanto, não esqueça de adicionar nesta equação a responsável por garantir estabilidade, atualização e manutenção do software.

Além de garantir estabilidade no uso e atualizações para que melhorias ocorram, uma empresa de reputação no mercado de softwares especializados também garante a segurança das informações cadastradas.

Essa segurança diz respeito tanto à prevenção de vazamento de informações sensíveis da empresa quanto aos backups para que você não perca nenhum dado no caso de uma falha da ferramenta.

10. Consultoria especializada e suporte ao cliente

Por fim, mas de igual importância, é imperativo verificar o suporte oferecido pela empresa ao longo de todo o uso do software para orçamento de obras.

Com isso, nos referimos não somente ao suporte em caso de manutenções necessárias. Mas também ao suporte especializado na área para a qual o software se destina.

Para saber como escolher o melhor software para orçamento de obras, verifique se a empresa oferece consultoria especializada nessa área.

Boas ferramentas oferecem uma variedade de módulos e funcionalidades, mas você precisa saber utilizá-los adequadamente para que elas, de fato, sejam úteis no seu dia-a-dia.

GO Gestor Obras é o software completo para elaboração de orçamentos de obras

O GO Gestor Obras é um software completo para a gestão eficiente de pequenas construtoras.

Feito na medida para as necessidades dos gestores, a plataforma possui 3 módulos integrados: Compras, Financeiro e Engenharia. 

 

Principais recursos e vantagens do GO Gestor Obras

Controle total do orçamento: Controle de todas as movimentações financeiras, como recebimentos, pagamentos, despesas, entre outros. 

Apropriação de Custos por Etapas: A funcionalidade de Apropriação Por Etapas possibilita um controle em tempo real do Orçado x Realizado em cada etapa do projeto. Dessa forma, você toma decisões mais assertivas para não exceder o orçamento total em caso de imprevistos.

Dashboard dinâmico e intuitivo: Ao contrário das planilhas, o GO Gestor Obras possui um dashboard dinâmico e intuitivo com relatórios completos das movimentações de todas as áreas da construtora.

Integração com a tabela SINAPI: Tabela Padrão de Insumos e Composições e integração com a tabela SINAPI, com milhares de itens cadastrados. Em apenas 3 cliques você faz a medição da obra, e sabe em segundos o comparativo orçado vs realizado.

Consultoria especializada: Para facilitar ainda mais a administração de pequenas construtoras, o GO Gestor Obras também possui uma consultoria especializada para ajudá-lo a fazer uma gestão otimizada de recursos e processos.

O GO Gestor Obras é uma solução Softplan: O GO Gestor Obras faz parte do ecossistema de produtos especializados em construção civil da Softplan, uma das maiores empresas de tecnologia e criação de softwares do Brasil.

Agende agora mesmo uma demonstração gratuita e confirme na prática que o GO Gestor Obras é o melhor software para elaboração de orçamentos de obras para sua construtora.

Clique aqui para agendar uma demonstração gratuita