Como elaborar um código de ética e conduta para empresas de engenharia

Rodrigo Campos

Rodrigo Campos

Head of product na Softplan responsável pelo portfólio Sienge. Atua há mais de 20 anos na construção de soluções de TI.

20 de outubro 2020

Construir uma empresa de sucesso, que permanece por muitos anos no mercado, não é nada fácil. Elementos como uma cultura forte são essenciais para garantir que os processos funcionem, que todos cumpram seus papéis e que o negócio seja lucrativo.

Mas a criação de uma cultura forte não pode depender apenas da boa vontade dos colaboradores. É preciso criar mecanismos internos para manter os valores da empresa. E a criação de um código de ética e conduta é parte importante desse processo.

Por isso, neste artigo eu vou explicar para você o que é um código de ética e conduta, qual seu papel e como elaborar direito esse plano para a sua empresa.

O que é um código de ética e conduta?

O código de ética e conduta é uma espécie de manual de valores de uma empresa e, como todo manual, ele só tem valor se todos os colaboradores seguirem suas instruções.

Por isso, é importante lembrar:

O código de conduta jamais pode ser confundido com algum tipo de mantra superficial ou frase de efeito motivacional sem valor real. Aliás, esse tipo de iniciativa mais atrapalha do que ajuda, enquanto um código bem elaborado pode ter grande efeito positivo no negócio.

Qual é o papel do código de ética e conduta numa empresa?

A ideia de ter um código de ética e conduta é garantir que os valores morais e éticos mais importantes para a empresa sejam sempre cumpridos. Assim, não importa quantas pessoas façam parte da equipe ou quanto tempo se passe, o ambiente sempre será preservado e protegido contra ações prejudiciais.

Ou seja:

Quando todos respeitam e seguem o código de ética e conduta, a empresa toda funciona como esperado. E o contrário também é verdade: se nem todos mantêm os valores morais e a ética de trabalho esperada, a construtora encontra dificuldades para se manter firme.

Isso vai se refletir nos resultados financeiros, no ambiente de trabalho, na atração e retenção de colaboradores para o negócio e em muitos outros aspectos.

6 elementos que não podem faltar no seu código de ética e conduta

Alguns elementos não podem faltar em um código de ética e conduta, principalmente aspectos práticos que fazem parte do dia a dia da empresa. Lembre-se de que desde os profissionais que trabalham projeto até os que atuam no canteiro de obras, todos precisam seguir essas diretrizes.

Por isso, elas precisam ser amplas e contemplar várias situações diferentes. Então, aqui estão os 6 elementos que você precisa abordar no seu código de ética e conduta:

1. Liderança

A forma como os gestores exercem a liderança na empresa faz toda a diferença. E isso é algo que precisa ficar claro no código de conduta, tanto para quem terá essa função quanto para que os colaboradores saibam o que esperar durante o expediente.

2. Treinamento

É muito importante definir processos de treinamento e qualificação dos funcionários. Desse modo, manter isso no código de ética e conduta ajuda a deixar claro que a empresa preza pelo desenvolvimento e melhoria contínua dos processos e profissionais.

3. Plano de carreira

Talvez pareça desnecessário incluir o plano de carreira dos funcionários no código de conduta. Mas esse tipo de informação deixa claro para os colaboradores o que eles precisam fazer para crescer na empresa, além de mostrar que a empresa valoriza seus profissionais.

4. Resolução de problemas

Resolver problemas de maneira clara e transparente é um dos maiores desafios em qualquer empresa. Assim, um plano detalhado de resolução de problemas garante que tudo vá bem mesmo nos momentos de maior dificuldade.

5. Metas

A forma como a empresa estabelece e encara metas é outro indicativo do tipo de ambiente que os colaboradores esperam. Metas muito agressivas abrem a porta para competição interna e pressão forte.

Por outro lado, a falta de metas poderia criar uma impressão de falta de urgência, que estimula um clima de baixa produtividade no trabalho.

6. Desvios do código de ética e conduta

Por fim, quais são as consequências de se desviar do código de ética e conduta? Isso também precisa ficar claro para que todos entendam que o código é algo sério e merece atenção.

Como elaborar um código de ética e conduta para sua empresa em 5 passos

A melhor maneira de montar um código de ética e conduta para a sua empresa é por seguir um passo a passo claro e bem definido. Mas antes mesmo de iniciar o processo você fará bem em montar um cronograma com datas para realizar os passos abaixo.

Depois disso, aqui estão os passos que você precisa seguir para elaborar seu código de ética e conduta:

1. Monte uma equipe para coordenar o projeto

O primeiro passo é montar uma equipe com as pessoas que vão coordenar o projeto. Isso inclui os gestores, que precisam supervisionar o trabalho, e quem vai escrever o documento.

Código de ética e conduta é um trabalho coletivo

Quanto menor a empresa, menor a equipe, que pode até ser substituída por apenas uma pessoa. Basta seguir os outros passos normalmente e o resultado será o mesmo.

2. Defina seus valores de forma clara

Depois de montar a equipe é importante definir os valores que a empresa precisa manter. Naturalmente, isso não é algo artificial, mas conceitos morais e éticos de trabalho que você realmente considera importantes e aplica no dia a dia.

3. Entreviste os funcionários

O código de ética não deve ser apenas uma decisão unilateral da liderança. Por isso, é importante que você consulte os funcionários e entenda o que eles consideram valioso no ambiente de trabalho, bem como suas dificuldades atuais.

4. Transforme as pesquisas em informação relevante

Agora é hora de juntar as informações que você definiu e os dados das entrevistas dos funcionários, e transformar tudo isso em informação relevante. A equipe responsável por elaborar o documento é a mais indicada para fazer esse trabalho.

5. Elabore a primeira versão do código de ética e conduta

Com as informações organizadas, a equipe responsável por redigir o código de conduta pode entrar em ação e escrever a primeira versão do documento. Então basta fazer os ajustes e aprovar a versão final.

É importante colocar o código de ética e conduta por escrito

Por fim, conforme a empresa crescer o documento pode ser atualizado sempre que for necessário.

Como garantir que o código de ética seja seguido por todos

A principal forma de garantir que o código de ética seja seguido por todos na empresa é liderar por exemplo. Por isso, a cultura da empresa começa pelo topo, do dono aos gestores, e chega em cada setor e cada colaborador.

Todos precisam aplicar o código de ética e conduta

Se fizer isso, seu processo de contratação também vai levar o código em conta e selecionar apenas os candidatos que têm encaixe com os valores estabelecidos.

Assim, o código de ética e conduta é um instrumento importante para manter uma cultura forte e garantir que a empresa se mantenha sólida no mercado por muitos anos. Ele vai ajudar você em vários aspectos da sua gestão, principalmente no crescimento do negócio ao longo do tempo.

Além de um código de ética e conduta bem elaborado, uma plataforma integrada pode fazer muito pela sua gestão. Veja como você pode ganhar produtividade com esse tipo de solução!