Integre os sistemas de gestão da sua empresa e seja mais produtivo!

Misael Soares

Misael Soares

Product Manager há mais de 7 anos com expertise em Plataformas Digitais, Marketing e Business Intelligence.

12 de junho 2020

Um desafio comum nas empresas da indústria da construção é manter a mesma qualidade e o padrão dos produtos e serviços quando começa a crescer. Por isso, ter processos alinhados e sistemas de gestão que possibilitem esta manutenção é crucial.   

São várias abordagens a serem, minimamente, estudadas sobre a gestão de processos da empresa que deseja expandir os negócios. Isso porque em todas elas você não pode considerar inflar o quadro de colaboradores em razão das demandas e retrabalhos em torno da complexidade que orbita o negócio.  

A boa notícia é que existem plataformas especialistas, que permitem integrar os sistemas de gestão e montar o seu fluxo de trabalho, de forma que seu negócio consiga ter ferramentas específicas em cada área da sua empresa.

Então, para aumentar a produtividade na sua empresa, mantendo todas as características que fizeram de você um diferencial no mercado, vamos explanar possibilidades práticas para lhe auxiliar na montagem ideal dos seus sistemas de gestão. 

sistemas de gestão: imagem mostra um homem de terno e gravata com um notebook no colo com os braços para cima, comemorando

O poder das integrações nas jornadas   

Antes de mais nada é importante destacar que vivemos em um mundo conectado, mas se não atentarmos, não perceberemos que tudo à nossa volta está integrado. 

As integrações no nosso dia a dia 

Um exemplo a ser citado é quando você viaja e utiliza o Waze – aplicativo para navegação por satélite – para se orientar na rota. Na tela tem um link para o Spotify – aplicativo de streaming de áudio – logo ao clicar no ícone estará utilizando duas ferramentas em uma. 

Ou quando você faz um post no seu Instagram e automaticamente essa publicação estará em várias outras redes. Ou mesmo se você for comprar uma hospedagem pelo hoteis.com, as avaliações que constam ali são de outro site, o tripadvisor, que se integra a ele. 

Poderia citar muitos outros exemplos, mas acredito que agora é impossível não perceber todas estas conexões a sua volta. 

Como estas integrações acontecem? 

Estes sistemas são considerados plataformas, pois possibilitam as integrações com outros softwares através das APIs disponibilizadas para seu ecossistema. 

As APIs são Interfaces para comunicação entre sistemas, um protocolo com uma estrutura definida para que seja possível transmitir informações de forma organizada. 

algo muito interessante é que você pode criar suas próprias integrações quando utiliza uma Plataforma, pois através das APIs disponibilizadas é possível criar ou adaptar soluções conforme suas regras de negócio. 

Caso ainda não esteja usando uma Plataforma integrada, provavelmente seus processos de gestão estão cercados de retrabalhos e o quadro de colaboradores respectivamente. 

Os retrabalhos são os vilões da produtividade 

sistemas de gestão: imagem mostra uma caixa cheia com diversos materiais de escritório, entre eles, post-its, canetas e lapiseiras

O retrabalho é algo muito comum, principalmente em empresas que tiveram um crescimento repentino. Isso acarreta aumento de custos e demora para obter as leituras da situação da empresa. 

Tarefas rotineiras como por exemplo, cadastro de um cliente, pode ser feito diversas vezes em vários sistemas diferentes como no CRM, ERP e sistema de emissão de cobranças. 

Seus colaboradores não conseguem cadastrar todos os clientes ou, pelo excesso de trabalho, cadastra com dados errados e atrasa a geração de boletos e, consequentemente, o seu fluxo de caixa. 

Se estes sistemas trabalhassem de forma integrada, você faria apenas um cadastro do contrato e, automaticamente, já estaria com o boleto emitido. Então, de forma prática quero ajudar a escolher os sistemas de gestão para aumentar a produtividade da sua equipe e da sua empresa. 

O que não pode faltar para integrar os sistemas de gestão da empresa 

O primeiro sistema de gestão que precisa considerar é, o específico para o seu negócio, ou seja, empresas de construção devem escolher softwares que sejam especialistas na indústria da construção. Isso é importante, pois todos os seus recursos foram desenvolvidos buscando atender as demandas do negócio específico. 

Sistemas generalistas – que atendem diversos segmentos – podem não ter todas as principais ferramentas que empresas do ramo precisam, como por exemplo, custo por obras, o que pode gerar grandes retrabalhos e minar o seu resultado. 

Como escolher o sistema de gestão principal 

Não basta apenas o sistema de gestão principal ser específico, se ele não se integrar com outros softwares essenciais para aumentar a produtividade da sua empresa da construção. 

Todos os dias milhares de Startups são fundadas ao redor do mundo com objetivo de resolver problemas de pessoas e empresas.  

Com este avanço tecnológico, plataformas especialistas como o Sienge Plataforma, integram à estas soluções para aumentar a entrega de valor aos seus clientes e consequentemente a produtividade, além de possibilitar um crescimento sustentável das empresas. 

É indicado que o sistema de gestão principal tenha algumas características: 

  • Recursos para gestão comercial que possibilite acompanhar a disponibilidade em cada empreendimento;
  • Recursos de APIs para integração com outros sistemas;
  • Recursos para monitorar como seus dados estão transacionando entre as integrações.

Como escolher os sistemas de gestão para integrar a solução principal 

Os sistemas integrados à solução específica da sua atividade são cruciais para montar a sua máquina de produtividade e poderá adaptá-los àcaracterísticas da sua empresa. 

Não é sobre o uso da ferramenta mais sofisticada e sim sobre um leque de opções que dará para o seu pessoal trabalhar nas atividades mais corriqueiras. Então veremos a seguir como identificar estas necessidades. 

Integrações essenciais para indústria da construção 

sistemas de gestão: imagem mostra um homem com capacete fazendo um sinal positivo com o polegar direito. O mesmo está de pé, em frente à sua mesa de trabalho, com projeto aberto e seu notebook

Primeiramente, quando olhamos para o cenário das construtoras, percebemos algumas dificuldades no planejamento e controle da obra, com isso é possível encontrar alguma ferramenta que se encaixe nesta necessidade. 

Sienge Plataforma se integra ao Agilean, uma ferramenta que abrange desde o planejamento da obra, utilizando inteligência artificial, que otimiza o plano da produção, até a distribuição, monitoramento e gestão da qualidade das atividades no campo 

Também é importante preparar sua empresa para o BIMuma tecnologia para planejamento e modelagem de projetos. Esta solução está na nossa lista de integrações essenciais para agregar ao software principal. 

Com estas integrações será possível aumentar a produtividade no processo operacional. 

Integrações para gestão de relacionamento com clientes 

Uma área que nunca deve deixar de estar no radar de possíveis integrações, é a gestão do relacionamento com os clientes, pois é nela que acontece toda a jornada do cliente. 

Surgiram muitos CRMs específicos para construção e incorporação e o Sienge Plataforma, por exemplo, tem várias integrações de CRMs que precisam, no mínimo, ser analisadas, sendo alguns dos parceiros, o Construtor de Vendas, Facilita, Anapro e Suahouse. 

Essas integrações contêm soluções desde o marketing, captação de leads, jornada do cliente à entrega das chaves.  

Integrar sistemas de gestão para facilitar o trabalho remoto das construtoras 

Não é novidade que as empresas estão se reinventando e adaptando ao cenário desta crise gerada pelo COVID-19. E com isso surgem muitas necessidades que podem ser sanadas por softwares específicos. 

A principal medida é integrar com sistemas que possibilitam o andamento do negócio mesmo no cenário online. Algumas soluções podem ser, ferramentas para atendimento online, onde o Sienge Plataforma tem integração com a Push, que através da inteligência artificial automatiza o atendimento com o cliente e resolve situações pontuais sem a necessidade de interação humana. 

Dicas para colocar integrações dos sistemas em funcionamento 

Sempre dizemos que antes de qualquer ferramenta ou processo vem as pessoas. Que são a chave para o sucesso de qualquer negócio. Então vamos dar algumas dicas para começar a construir a lista de ferramentas ideais para sua empresa. 

  • Escolha uma plataforma que será sua principal ferramenta para gestão;
  • Envolva os colaborares no processo de contratação das ferramentas;
  • Anote as principais dificuldades operacionais que geram retrabalhos;
  • Organize e crie processos para que as pessoas possam trabalhar;
  • Use ferramentas para acompanhar o andamento destes processos;
  • Integre suas soluções com o acompanhamento de cada área.

Se este post foi útil para ajudar a entender como aumentar a produtividade, integrando os sistemas de gestão da sua empresa, curta e deixe seus comentários. Obrigado!