6 benefícios da gestão de pessoas no canteiro de obras

Jaqueline Crestani

Jaqueline Crestani

Redatora da Mutuus Seguros. Jornalista formada pela UFRGS com experiência em produção de conteúdo para empresas

23 de julho 2020

Aprimorar cada vez mais o gerenciamento das obras é um dos desafios dos gestores da construção civil. Garantir que as equipes executem o trabalho com precisão e sem atrasos faz parte dessa “missão”. E, nesse contexto, a gestão de pessoas no canteiro de obras desempenha um papel fundamental.

Provavelmente, você já ouviu falar nesse conceito, certo? Ele está relacionado à aplicação de práticas que visam potencializar o desempenho de colaboradores. Para isso, são dadas as condições necessárias para que se desenvolvam e se sintam motivados e engajados.

Dessa forma, é possível aumentar a produtividade, economizar recursos, diminuir gastos e seguir o cronograma estipulado no início de um projeto. Em outras palavras, essas estratégias trazem uma série de benefícios que impactam diretamente a gestão de obras.

Quer entender melhor a relevância da gestão de pessoas no setor? Neste artigo, vamos explicar o conceito e detalhar os seus efeitos positivos na administração do canteiro de obras.

A importância do gerenciamento do canteiro de obras

Antes de entrar no tema, faremos uma breve parada estratégica. A finalidade é falar um pouco sobre o gerenciamento do canteiro de obras e a relação com o sucesso de um empreendimento.

Podemos afirmar, sem titubear, que não é possível realizar uma entrega satisfatória sem o mínimo de organização e controle de todos os aspectos envolvidos em uma construção. E é aí que entra a gestão de obras — cujas ferramentas garantirão a execução do trabalho descrito no planejamento.

Tudo que acontece no canteiro de obras deve ser organizado e bem gerenciado

Para tanto, esse gerenciamento deve realizar e monitorar tarefas dos mais diferentes tipos, como:

  • orçamento;

  • logística;

  • controle de fornecimento;

  • armazenamento de materiais,

  • movimentação de equipamentos;

  • seleção e contratação de profissionais;

  • delegação de tarefas;

  • definição e acompanhamento de cronogramas;

  • prevenção de acidentes;

  • adequação a normas e parâmetros de segurança e ambientais.

Para colocar ordem nisso tudo, felizmente, as empresas contam com uma grande aliada: a tecnologia. Hoje, existem sistemas de gestão voltados ao setor que reúnem informações de todas as áreas. Trata-se de softwares com diversas funcionalidades que permitem organizar todas as demandas e processos, além de monitorar o andamento do projeto.

O que é gestão de pessoas?

Até aqui, entendemos que o gerenciamento do canteiro de obras lança um olhar amplo sobre todos os aspectos do cotidiano de uma construção. E a gestão de pessoas? Bom, trata-se de um desses pontos de atenção e tem um recorte específico voltado aos profissionais envolvidos no trabalho — tanto contratados quanto terceirizados.

A gestão de pessoas consiste em um conjunto de práticas que visam o desenvolvimento e o controle do capital humano da empresa. A aplicação dessas técnicas tem o objetivo de melhorar a satisfação e o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, os resultados do negócio.

De acordo com esse conceito, gerir pessoas vai além de selecionar profissionais, definir escopos e metas, estabelecer fluxos e escalas de trabalho. Todos esses itens, assim como o respeito aos direitos trabalhistas, fazem parte do gerenciamento, mas não se trata apenas disso.

Vamos juntos entender melhor?

A gestão de pessoas na construção civil na prática

Como você já sabe, seguir a legislação e cumprir as Normas Regulamentadoras (NR) é obrigação de construtoras e incorporadoras. A gestão de pessoas envolve práticas complementares focadas em valorizar os funcionários e dar a eles boas condições de trabalho e crescimento.

Um dos pontos de partida para isso é a identificação de líderes que tenham empatia, ajam com transparência e demonstrem flexibilidade e abertura ao diálogo. Essas características são essenciais para mediar conflitos internos e criar um ambiente de trabalho acolhedor e saudável no canteiro de obras.

A boa gestão de pessoas no canteiro de obras é essencial

Outra questão importante quando se trata de gerir pessoas é o investimento na capacitação e no desenvolvimento dos profissionais. Um dos desafios do setor da construção civil é a falta de mão de obra qualificada, certo? Logo, contar com times treinados melhora significativamente a execução de uma obra.

Além de ser benéfico para a empresa, oferecer treinamentos e, ainda, a possibilidade de desenvolvimento dos colaboradores, é uma forma de valorização da equipe. Aqui temos uma das chaves da gestão de pessoas: fazer com que os funcionários se sintam parte da organização, independentemente da sua função.

Afinal, você concorda que a entrega de um empreendimento é resultado de um trabalho conjunto, no qual cada um cumpriu o seu papel, não é mesmo?

6 benefícios da gestão de pessoas para o gerenciamento do canteiro de obras

Por que você deveria focar em implementar práticas desse tipo na sua empresa? Na verdade, razões não faltam, muito pelo contrário. Em resumo, podemos dizer que o sucesso do gerenciamento da obra está diretamente ligado à forma como é feita a gestão de pessoas no seu negócio.

Nesse sentido, engajar os profissionais, proporcionando condições, crescimento e benefícios, ajuda, por exemplo, a reter talentos e evitar a rotatividade. Como sabemos, o famoso turnover, infelizmente, é muito comum nos canteiros de obras.

Da mesma forma, faltas e atrasos que prejudicam o andamento do trabalho são frequentes. Mas com funcionários motivados, esses índices também tendem a diminuir bastante.

Todos esses fatores e também outros efeitos da gestão de pessoas impactam positivamente o gerenciamento do canteiro de obras. A seguir, listamos os 6 principais benefícios que ela traz nesse sentido.

1. Equipe mais satisfeita

Ao promover o entusiasmo, oferecendo benefícios, capacitação e contando com líderes empáticos, a empresa, evidentemente, aumenta a satisfação dos colaboradores. Isso faz com que eles tenham uma visão mais positiva do próprio trabalho e do contratante.

Ainda, quando se sentem realmente parte da equipe, os profissionais mostram mais comprometimento com o emprego e com a execução de suas tarefas. Para que a satisfação seja mantida, é importante que o gestor demonstre reconhecimento em relação aos feitos do time e de cada um dos seus integrantes.

2. Ganho de produtividade do time

Delegar responsabilidades e acompanhar o desempenho do trabalhador de perto também é parte da gestão de pessoas no canteiro de obras. Todavia, não é só isso que garantirá a produtividade da equipe.

É fato que um profissional que se sente estimulado a fazer o seu trabalho bem-feito é muito mais eficiente. Logo, será muito mais fácil manter um trabalhador focado em suas metas, se ele estiver satisfeito com a gestão.

Uma boa gestão de pessoas facilita o trabalho no canteiro de obras

Esses fatores garantem a realização de entregas de qualidade, dentro do cronograma e dos padrões exigidos. Ainda, a assiduidade, assim como o fato de não ter que realizar novas contratações durante a construção, também corrobora para o aumento da produtividade.

3. Menos acidentes no canteiro

O trabalho na construção civil envolve alguns riscos, por isso, exige a garantia da segurança dos colaboradores. Essa preocupação, juntamente com contratação de um bom seguro de vida em grupo, define uma boa gestão de pessoas.

Além de cumprir as NRs, fixando sinalizações e impondo a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC), é importante conscientizar sobre os perigos. Para tanto, o treinamento dos profissionais sobre o uso dos sistemas construtivos ajuda a evitar acidentes que geram multas, atrasam a obra e, o pior, colocam vidas em risco.

4. Melhor aproveitamento de recursos

Promover cursos de capacitação é relevante por vários motivos — um deles é ensinar sobre o uso consciente e otimizado de recursos. Com treinamento adequado, os profissionais aprendem a reduzir perdas que geram custos para a construtora.

Nesse sentido, a transparência na gestão, como já citamos, também tem um papel crucial, pois é interessante que os colaboradores conheçam a realidade da empresa. Assim, conscientes de toda estrutura necessária para uma construção, eles serão mais cautelosos em evitar desperdícios de materiais e insumos.

5. Redução de custos

O melhor aproveitamento dos recursos, a minimização de riscos no canteiro e o aumento da satisfação e da produtividade do time resultam, invariavelmente, em redução de custos. Portanto, o investimento em gestão de pessoas traz resultados concretos para o negócio.

Em contextos de crise, como o que vivemos atualmente, os gestores vêm sendo desafiados a fazer mais com menos. Em um planejamento estratégico com o intuito de superar esse momento e minimizar os prejuízos, o gerenciamento de pessoas pode trazer bons resultados.

6. Otimização da gestão

Todos os pontos que mencionamos até aqui contribuem para que o gerenciamento do canteiro de obras seja feito de forma mais otimizada. Como você pode imaginar, o sucesso da administração de um projeto de construção civil está relacionado com o engajamento e o desempenho dos colaboradores.

Uma equipe fortalecida e capacitada, que trabalha com foco e harmonia, simplifica a gestão de obras e evita problemas que podem atrasar as entregas. Estamos falando de ruídos de comunicação, faltas frequentes, desistências, má execução e necessidade de retrabalho. Todos os itens que podem afetar, e muito, o cronograma do projeto.

Conclusão

Deu para entender melhor os benefícios do investimento em gestão de pessoas e o seu impacto na administração da obra?

Aqui, vimos que, para executar um projeto, é necessário ter uma equipe qualificada, motivada e focada nas principais metas do planejamento. Ainda, que o desempenho de cada profissional refletirá no ritmo de andamento e na qualidade do empreendimento que será entregue no final.

A verdade é que uma construção não sai do papel sem que muitas pessoas se empenhem para isso. Isso significa que pensar em estratégias para engajar os profissionais e oferecer bons benefícios deve ser também um dos desafios dos gestores do segmento.

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