Casas modulares agregam produtividade à construção

Juliana Nakamura

Escrito por Juliana Nakamura

19 de março 2019| 12 min. de leitura

Compartilhe

Talvez você ainda não tenha ouvido falar muito sobre casas modulares pré-fabricadas. No entanto, certamente sabe que construir mais em menor tempo é um desafio enorme, certo?

A dificuldade torna-se ainda maior diante da necessidade de se garantir custos previsíveis, alta qualidade e sustentabilidade.

Além disso, você também deve ter visto muitos especialistas comentarem sobre a urgência em abandonar modos de produção artesanal. A tendência, no Brasil e no mundo, é deixar de lado a construção tradicional que é intensiva no consumo de mão de obra, tem prazos de execução longos, orçamentos imprecisos e, ainda, gera desperdícios.

Se quiser algumas referências, cito duas:

A primeira é o engenheiro e consultor Luiz Henrique Ceotto (ex Inpar e Tishman Speyer). Em entrevista exclusiva para o Buildin, ele afirmou que “a baixa produtividade e a variabilidade da qualidade da construção civil brasileira estão diretamente associadas à construção artesanal”. Ou seja, é preciso investir cada vez mais em engenharia civil.

Quem também defende a construção industrializada e modular é o engenheiro e consultor Jonas Medeiros, diretor da Inovatec e CEO da Cubicon. Segundo ele, “esta é a única maneira de romper com o ciclo de atraso tecnológico em que estamos no momento”.

https://www.youtube.com/watch?v=43HNGhzwJME&feature=youtu.be

Casas modulares são mais baratas?

Foi em resposta à necessidade de racionalizar recursos e de aumentar a eficiência construtiva que surgiram as casas modulares.

No entanto, é necessário entender a questão de custo e de todos os benefícios inerentes às casas modulares de uma maneira mais ampla para chegar a uma resposta a esse tipo de pergunta.

Afinal, ao falar desse tipo de casa pensamos em edificações pré-fabricadas montadas a partir de módulos. Estes, por sua vez, produzidos industrialmente e sob rigorosos métodos de controle tecnológico.

Isso, por si só, já é um indicativo de que as casas modulares tendem a apresentar menor incidência de patologias construtivas. Em outras palavras, o custo de manutenção das casas modulares tende a ser menor. Isso porque desde o projeto de concepção há uma preocupação com a maneira como vão se dar todas as interfaces existentes na edificação.

Mais do que isso, essas interfaces são previamente testadas em laboratório e, assim, têm desempenho assegurado. Ou seja, não há improvisos no canteiro. Da mesma maneira que as quantidades de materiais a serem consumidas são todas previamente definidas.

Previsibilidade e eficiência construtiva

Com isso, não há custos adicionais que possam surpreender os construtores. Além disso, por serem menos dependente de mão de obra – e de todas as suas variáveis de produtividade – as casas modulares proporcionam mais previsibilidade com relação a prazos.

A construção de casas modulares não apresenta, por exemplo, variabilidade no custo do metro cúbico de concreto.

Assim, financeiramente, o resultado é um custo menor com custos indiretos, pois o canteiro é mobilizado por menos tempo, com total previsibilidade.

Considerando todos esses fatores associados, é possível dizer que as casas modulares podem vir a ser mais baratas do que as convencionais. No entanto, é importante frisar que a mera comparação entre materiais construtivos tende a ser desvantajosa para a construção modular. Sua vantagem está no entendimento de que se trata de um sistema construtivo.

Industrializar é tendência com vistas ao ganho de produtividade

De acordo com estudo da Turner and Townsend, a expectativa é a de que esse tipo de construção aumente globalmente 6% até 2022. Na Suécia, cerca de 84% das casas construídas já são modulares. No caso do país nórdico, utiliza-se essencialmente componentes de madeira.

Para o Brasil, a industrialização da construção é um dos principais pontos para a redução do déficit habitacional de mais de 7,7 milhões de residências.

Afinal, a partir da construção industrializada é possível construir mais em menos tempo. Além disso, a construção industrializada tem custos previsíveis, com ganho de qualidade e, consequentemente, sustentabilidade. Isso porque reduz desperdícios e geração de resíduos.

Há alguns cases brasileiros de industrialização na construção que resultaram em muitos ganhos financeiros para as construtoras.

Para saber tudo sobre industrialização na construção, baixe nosso e-book!

casas modulares

Casas modulares no Brasil

A construção modular – que dá origem às casas modulares – pode ser aplicada com diversas finalidades. Ou seja, para fins comerciais, residenciais, hotelaria etc.

Além disso, ela também não precisa se restringir a um material estrutural específico. A casa é construída com concreto, aço ou madeira, por exemplo.

Casas modulares de madeira

No Brasil já é possível encontrar empresas que trabalham com essa tecnologia.

construção modular TecVerde 02 residência - casas modulares

A Tecverde, é um exemplo. A empresa paranaense utiliza sistema construtivo pré-fabricado baseado no wood frame.] Casa modular produzida no Brasil pela Tecverde

Casas modulares de steel frame

casas modulares

Já a Mehta aposta, principalmente, no aço leve (steel frame) para construir módulos de diferentes tamanhos e configurações. Casa modular da Mehta

Casas modulares de concreto

Da mesma maneira, é possível construir casas modulares de concreto. Neste caso, os módulos são moldados em fábrica e transportados de caminhão até o canteiro de obras para serem montados.

Uma das empresas brasileiras que está em fase de concepção de casas modulares de concreto é a CubiCon, do engenheiro Jonas Medeiros.

Outra empresa, esta nos Estados Unidos, que constrói casas modulares de concreto é o Studio RMA.

casas modulares

Casas modulares de concreto do Studio RMA, dos Estados Unidos

Confira algumas possibilidades em casas modulares de concreto

https://www.youtube.com/watch?v=qOYhrCgP_no

Casas modulares de luxo

O próprio conceito modular possibilita que as mais diversas tipologias de imóveis sejam construídas a partir da mesma base. Dessa forma, é natural supor que é possível construir casas modulares de luxo.

Afinal, os módulos podem ser combinados para dar origem a residências com o tamanho desejado. Além disso, é possível adotar os mais diversos materiais para acabamento, desde os mais simples até os mais sofisticados.

O próprio Studio RMA apresenta algumas casas modulares de luxo em seu site.

casas modulares

Casa modular de luxo do Studio RMA

Construtora de casas modulares

Em palestra recente no Construsummit 2018, o CEO da Kasita, Jeff Wilson, compartilhou com o público um pouco sobre sua experiência na construção de casas modulares nos Estados Unidos.

A Kasita foi eleita pela revista Inc uma das 25 startups mais disruptivas do mundo. A empresa produz residências inteligentes e tecnológicas de 37 m². As residências são fabricadas industrialmente e transportadas em caminhões de 18 rodas por vários estados norte-americanos.

Neste post, você pode saber mais sobre a palestra que Jeff Wilson realizou no Brasil.

casas modulares

Casa modular produzida pela Kasita

Por que investir em construção modular?

Em uma apresentação realizada durante o Construtalk Floripa, o engenheiro Jonas Medeiros listou dez motivos que justificam a implementação da construção pré-fabricada no Brasil. Vou reproduzi-las para você:

  • Trata-se de um produto final com desempenho pré-testado e garantido;
  • Redução substancial de ciclos, prazos na execução e custo global. A construção modular pré-fabricada está menos suscetível a fatores climáticos, uma vez que a fabricação de cada módulo ocorre dentro de um pátio fabril;
  • Maior liquidez de vendas e menor curso do financeiro;
  • Melhor previsibilidade de custo e prazo. A padronização dos projetos garante que a casa pode ser construída com alto ganho de eficiência com etapas e processos claros.
  • Redução de mão de obra especializada no canteiro e, consequentemente, de seguros e passivos judiciais;
  • Geração de empregos de melhor qualidade. Ou seja, o trabalho sai do canteiro para acontecer em uma indústria;
  • Perdas de materiais próximas de zero;
  • Novas tecnologias permitem produção em massa customizada, móvel e expansível;
  • Redução de serviços e custo pós-obra.
  • Processos de produção mais sustentáveis. Considerada como uma construção limpa, a construção modular reduz a geração de entulhos e o desperdício de materiais em até 1/3.

Se quiser se aprofundar no tema sustentabilidade na construção civil, leia “Tudo sobre construção sustentável”, preparado pelo Buildin.

No vídeo abaixo você pode acompanhar a construção de uma casa modular em time lapse.

https://www.youtube.com/watch?v=DyS3yMlPllE

Casas modulares – Principais conclusões

Ao longo desse post você viu que a construção modular pré-fabricada é uma tendência mundial com alto potencial de utilização no Brasil.

Essa tecnologia pode ser utilizada em moradias econômicas para ajudar a solucionar déficit habitacional crescente, por exemplo.

Além disso, pode ser empregada na construção de casas de luxo, atendendo a requisitos de qualidade mais rigorosos.

Há, ainda, a importante aplicação em situações que demandam alta velocidade de execução e que permitam padronização, como em unidades de grandes redes comerciais.

As casas modulares representam uma das revoluções que estão ocorrendo na indústria da construção civil.

Antes de encerrar esse texto, gostaria de recomendar a você alguns conteúdos complementares bastante enriquecedores.

O primeiro apresenta os apartamentos compactos desenvolvidos pela Vitacon e que propõem um modo inovador de viver em grandes centros urbanos.

O segundo é um artigo elaborado pelo engenheiro Jonas Medeiros com observações sobre o modo de construir japonês.

Para buscar inspiração, confira algumas aplicações práticas de inovação na construção.

Por fim, não deixe de ler “Construção modular: o que ela pode fazer por sua construtora?”.

Esse post foi útil para você? Compartilhe suas impressões conosco e em suas redes sociais!

Espero te ver em breve!