Capacidade de realização: como incentivar essa qualidade nas obras

Gabriel Andrade

Escrito por Gabriel Andrade

28 de julho 2022| 7 min. de leitura

Compartilhe
Capacidade de realização: como incentivar essa qualidade nas obras

A capacidade de realização é uma qualidade interpessoal fundamental para a obtenção de resultados na construção. Afinal, dentro da obra, existem diversos problemas a serem resolvidos, como de programação, relacionamento e direcionamento de pessoas, além de imprevistos.

Diante de todas essas situações, você está preparado para encará-las na melhor forma? Você, como um bom gestor, precisa estabelecer suas prioridades e é nesse momento que a sua capacidade de realização vai fazer toda a diferença!

Quando nos deparamos com uma obra, temos uma série de perspectivas, inclusive no âmbito dos 4 pilares da construção de obras (prazo, custo, qualidade e segurança). 

Dessa forma, no dia a dia, a capacidade de realização, como uma habilidade comportamental, deve estar presente em cada etapa da obra, afinal, ela esta diretamente ligada à capacidade de solucionar problemas.

Sendo assim, este artigo tem como objetivo levantar essa reflexão e te ajudar a potencializar a sua capacidade de realização. Vamos nessa?

Como aplicar a capacidade de realização na prática

Essa tal capacidade de realização que a gente vem falando aqui, nada mais é do que a sua capacidade de, de fato, conseguir direcionar os problemas que surgem na gestão de obras. Ou seja, a busca por uma solução ou ações práticas que vão te manter no rumo dos objetivos almejados.

Outro ponto importante é conseguir fazer esse direcionamento dentro de uma gestão de tempo eficiente. Assim, elencar suas prioridades diariamente é fundamental pra você saber qual problema precisa ser resolvido de forma prioritária.

Afinal, se não houver direcionamento na resolução de problemas a obra para, o prazo pode ser afetado e os resultados ficam prejudicados.

Foco na solução

Portanto, tirar um tempinho do seu dia para elaborar um plano de ação diária, seja por meio de algum sistema ou através da simples escrita no seu caderno de anotações, vai fazer toda a diferença.

Quanto mais pontos você conseguir resolver naquele determinado dia, maior vai ser a sua capacidade de realização, aumentando, consequentemente, a sua performance e capacidade de realizar cada vez mais empreendimentos lucrativos.

A importância da descentralização planejada e formação de novos líderes

Não adianta a gente falar aqui em capacidade de realização do gestor sem falar da importância de se incentivar essa qualidade dentro da equipe. Uma equipe de alta performance não é formada apenas por profissionais qualificados, mas sim por profissionais que se desafiam dia após dias para melhorarem ainda mais suas habilidades.

Sendo assim, você deve permitir que os seus liderados também executem o plano de ação diário. Afinal, a descentralização planejada é essencial para que os resultados almejados, aconteçam!

Isso porque não adianta centralizar o trabalho em apenas uma pessoa, limitando a capacidade de realização da sua Gestão.

É através do sentimento de liderança e do incentivo para aqueles que compõem a equipe que você consegue potencializar a sua capacidade de realização. Uma liderança orientada e direcionada por meio de índices de indicadores é capaz de transformar qualquer gestão.

Tenha em mente que delegar não é abdicar da responsabilidade. Para isso, entenda quem são os seus funcionários, tenha controle da sua programação semanal, domine o processo executivo e atue junto com o engenheiro e o mestre de obras na fiscalização das atividades, garantindo qualidade e segurança.

fim segundo lote meio conteudo

Plano de ação para o desenvolvimento dessa habilidade comportamental

Além do plano de ação diário, também é importante ter consciência da sua responsabilidade e se cobrar para que o plano de ação saia do papel dentro do prazo previsto. Afinal, essa autoanálise permite que você esteja sempre em processo de desenvolvimento profissional.

A comunicação direta e as rotinas operacionais da equipe também são pontos cruciais, capazes de permitir que você, gestor, tenha informações alinhadas com a realidade da obra e com o que, de fato, precisa ser resolvido.

Pois é através da comunicação que você passa a ter consciência de problemas que você pode não ter visualizado, por exemplo, mas que a sua média liderança identificou.

Por isso, é tão importante as reuniões semanais com o grupo, para que os objetivos sejam alinhados, os imprevistos sejam discutidos e as melhores soluções sejam tomadas, tudo com um objetivo comum: a entrega do resultado de forma satisfatória. 

Transformar problemas em soluções é um exercício que deve ser incentivado dentro de uma Gestão de Alta Performance, transformando a capacidade de realização em uma qualidade inerente aos profissionais que trabalham com você. 

Conclusão

Podemos concluir que a capacidade de realização é uma característica essencial que deve estar presente no dia a dia dos profissionais da construção civil. Afinal, é por meio da promoção dessa habilidade comportamental que você estará pronto para os desafios, criando um espaço assertivo que reflete a resolução de problemas.

Logo, a capacidade de realização é capaz de diminuir os impactos dos problemas que surgem no dia a dia da construção de obras, diferenciando a sua atuação da de outros profissionais presentes no mercado, gerando lucro e confiabilidade dos seus clientes.

Para finalizar, outro ponto importante é incentivar e passar essa mensagem para sua equipe, fomentando o desenvolvimento dessa habilidade e de uma Gestão objetiva. Afinal, o resultado da sua gestão é um somatório dos resultados diários realizados por toda a equipe.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso site e saiba mais!