Equipes de alta performance: como realizar a capacitação do seu time?

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Engenheiro civil, especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV e sócio-fundador do Engenharia de Alta Performance

12 de janeiro 2022

Compartilhe

Algo que não podemos negar é o fato de que a obra é predominantemente composta por pessoas. Sendo assim, como anda a sua relação, líder de alta performance, com a sua equipe de mão de obra? Sabia que essa relação tem impacto direto no andamento da sua empresa?

Pois bem, muitas vezes a construção civil se torna uma oportunidade de entrada no mercado de trabalho, proporcionando uma ascensão econômica e social. Ajudante de pedreiro, pedreiro, encarregado, trabalhador autônomo, gestor de obras… Trilhar esse caminho em busca da evolução profissional e pessoal não é um caminho fácil.

Mas, com capacitação e as ferramentas certas, você, gestor de obras, pode crescer junto com seu time, criando equipes de alta performance. Quer saber quais são essas ferramentas? Continue a leitura para conhecer!

Realize a capacitação das equipes de alta performance 

Saiba realizar a democratização do conhecimento, e entenda que a capacitação do seu pessoal e da sua mão de obra são extremamente importantes. Afinal, a construção civil é formada por pessoas e a partir do momento que você as capacita – com treinamento em processos executivos, habilidades de gestão, técnicas de segurança etc. – a sua obra se torna muito mais produtiva.

Capacitação de equipes de alta performance

Sendo assim, quando você traz treinamento para base, você consequentemente traz produtividade para sua obra, através de um ambiente dinâmico e de educação. Então, invista na capacitação do seu time! O mercado está cheio de bons profissionais, traga essas pessoas para o seu lado e torne-as aliadas para que vocês possam crescer juntos.

Faça uma descentralização planejada

Depois de capacitar a sua equipe, está na hora de você valorizar esses profissionais. E como você pode fazer isso? Descentralize! 

Um bom gestor de equipes sabe delegar funções, quando necessário. Sendo assim, estabeleça novos líderes em cada área, para que eles também sejam responsáveis por serviços específicos, dentro da sua obra. Afinal, uma pessoa só não dá conta de tudo. 

Entenda quem são os seus funcionários, tenha controle da sua programação semanal, domine o processo executivo, e haja junto com o engenheiro, o mestre de obras na fiscalização das atividades desenvolvidas no canteiro, garantindo qualidade e segurança.

Você pode dividir esse líderes gestores em mestres, técnicos e encarregados, de acordo com cada tipo de serviço, específico e esteja ciente de que delegar não é abdicar da responsabilidade.

Mantenha a constância e alcance o sucesso

O que garante o sucesso da obra é conseguir manter a constância nos seus resultados. Para isso, você precisa trabalhar de forma conjunta com os operários da construção civil, desenvolvendo rotinas operacionais efetivas.

Ou seja, você precisa ter um sistema de treinamento que seja aplicado na prática. Faça reuniões semanais para o alinhamento de metas, prazos, feedbacks com o que precisa ser feito e como precisa ser feito.

Apesar das particularidades de cada obra, o sistema de treinamento de formação da sua mão de obra direta é essencial para garantir uma previsibilidade dos resultados da sua obra.

Motive a sua equipe

A função do Líder Gestor é formar novos líderes, respeitando, claro, a hierarquia presente na obra. Ou seja, o engenheiro é plenamente capaz de formar um encarregado, por exemplo. 

A partir do momento em que você, gestor de obras, visualiza o interesse de um operário em crescer, você deve usar isso a favor do desenvolvimento da obra e do próprio profissional que deseja evoluir.

Mas como fazer isso? Faça o uso, por exemplo, de Prêmios de Produtividade. Ou seja, valorize e compartilhe o valor do orçamento com a sua própria equipe, ofereça um bônus e tire esses operários da sua zona de conforto, fazendo com que eles desejem ser mais produtivos. 

Não se esqueça da Metodologia dos 4 Pilares

É preciso que você saiba utilizar os 4 pilares da gestão de obras: prazo, custo, qualidade e segurança, afinal, esses fatores são o alicerce da sua obra. 

Em termos de prazo, faça programações semanais, para saber gerenciar a equipe e fazer com que as programações semanais aconteçam. Saiba exatamente os custos que serão e, dessa forma, evite desperdício de recursos.

Tenha noção de qualidade e implemente ferramentas como procedimento executivo de serviço e FVS (ficha de verificação de serviço), por exemplo. E, por fim, garanta a segurança da obra e de todos os envolvidos no canteiro. 

Conclusão

A gestão de equipes de alta performance nada mais que uma gestão de pessoas, ou seja, a forma como você gere a sua equipe, alinhando os seus objetivos com os das pessoas que trabalham com você, para que no final o resultado comum seja alcançado.

Por isso, esteja atento a sua relação com a sua equipe, e a partir de agora realize a capacitação do seu pessoal, mantenha a constância dos resultados como uma forma de alcançar o sucesso, motive os seus operários e tire-os da zona de conforto. 

Fazendo tudo isso e não se esquecendo de utilizar a metodologia dos 4 pilares, você estará no caminho certo para crescer junto com a sua equipe e alcançar os melhores resultados para a sua empresa!

Gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar com os seus amigos gestores!

Compartilhe