Cultura de aprendizagem: a importância dos treinamentos nos resultados da obra

Vagner Cunha

Escrito por Vagner Cunha

2 de maio 2022| 6 min. de leitura

Compartilhe
temas para dds uso de maquinários

O treinamento de uma equipe é o ponto chave para o alcance de resultados de alta performance. Mas, afinal, quais os principais treinamentos que você, engenheiro ou gestor de obra, deve ter para, de fato, alcançar os resultados esperados? 

Primeiro, é importante entender que existem treinamentos para cada nível do processo:

  • nível estratégico
  • tático
  • de produção

Cada um desses níveis deve ser treinado de acordo com a suas particularidades e responsabilidades.

Que o treinamento eleva a produtividade, isso você já sabe. Quando você treina, você acaba trazendo uma maior clareza das informações, do que precisa ser feito e de quais são os objetivos essenciais para serem executados naquela obra.

Por isso, hoje iremos tratar sobre a importância da cultura de aprendizagem e a comunicação dentro da obra, bem como a necessidade de treinamentos voltados para uma boa metodologia de gestão e liderança.

A importância da implementação de cultura de aprendizagem

Treinar está totalmente relacionado a algo que chamamos de cultura de aprendizagem, sendo ela, o alicerce da construção. E o que isso quer dizer?

A cultura de aprendizagem consiste em um conjunto de práticas e ações realizadas dentro de uma empresa ou grupo, para desenvolver o potencial da equipe e colaboradores, aprimorando suas habilidades em aprender coisas novas e compartilhando conhecimento entre si. 

Treinamentos, congressos, atualizações em técnicas profissionais e comportamentais são extremamente importantes para o crescimento do seu grupo.

Treinamentos direcionados para gestão de obras com base na Metodologia dos 4 Pilares

O resultado pleno, de qualquer obra da construção civil, depende de 4 pilares essenciais, que são:

  • prazo
  • custo
  • qualidade
  • segurança

Sendo assim, você, gestor, deve treinar sua equipe para que todos estejam capacitados a dominarem demandas relacionadas a esses 4 fatores, extremamente importantes.

Logo, quando você traz treinamentos voltados para esses elementos, você estará delimitando quais as ferramentas e procedimentos você precisa implementar para ter sucesso na sua obra.  Afinal, é preciso que toda a equipe tenha conhecimento de cada fase do processo e daquilo que está sendo tratado, para que dessa forma, consigam colocar em prática, e alcançar os resultados almejados.

Lembre-se que a maneira como os processos são executados vai determinar os resultados que aquele projeto vai ter.

Treinamentos voltados para liderança também são importantes

Um bom gestor de equipes sabe delegar funções, quando necessário, não é mesmo?

Dessa forma, estabelecer novos líderes em cada área, para que eles também sejam responsáveis por serviços específicos dentro da obra, é um ponto extremamente importante. Afinal, o campo de batalha da construção civil não é, de maneira alguma, formado por uma pessoa só.

Você pode dividir esse líderes gestores em mestres, técnicos, pedreiros, arquitetos e encarregados, de acordo com cada tipo de serviço, específico. Ou seja, a formação de líderes dentro do processo, junto com o sentimento de responsabilidade individual e coletivo, é capaz de revigorar os membros da equipe, que será capaz de fornecer resultados diferenciados no local de trabalho.

Por isso, descentralizar o serviço de forma planejada, treinando líderes e explorando o seu potencial de liderança e atitude, pode mudar o rumo da sua gestão e, consequentemente, dos resultados.

A importância de uma comunicação constante e transparente

Outro ponto importante a ser tratado é a comunicação. O que garante o sucesso da obra é, também, conseguir manter a constância nos seus resultados. Para isso, você precisa trabalhar de forma conjunta com os operários da construção civil, desenvolvendo rotinas operacionais efetivas.

Ou seja, você precisa ter um sistema de treinamento, que seja aplicado na prática. 

E como posso fazer isso? Simples, facilite a comunicação!

Faça reuniões semanais para o alinhamento de metas, prazos, feedbacks, para que cada pessoa da sua equipe tenha consciência do que precisa ser feito e de como precisa ser feito.

A comunicação acessível é extremamente importante para que seja possível aprimorar os objetivos, saber o que está indo bem e resolver possíveis conflitos que estejam atrapalhando o andamento da obra.

Conclusão

Educação e conhecimento elevam a produtividade, tanto no âmbito profissional, quanto no âmbito financeiro.

Logo, a cultura de aprendizagem implementada diariamente dentro da equipe, juntamente com treinamentos voltados para a Gestão de Obras com base na Metodologia dos 4 Pilares, liderança e gestão de equipes, são pontos chaves capazes de fornecer resultados satisfatórios!

Por meio dos treinamentos e capacitações da equipe, o resultado é uma consequência, não tem erro.

Sendo assim, podemos concluir que o gestor deve ter consciência de que trazer treinamento para todos os níveis da equipe é essencial. Afinal, treinamento é conhecimento e é através dele que você vai descobrir quais as rotinas de gerenciamento devem ser implementadas para dar continuidade ao processo.