A importância das Green Skills – ESG

Gabriela Torres

Escrito por Gabriela Torres

16 de março 2023| 13 min. de leitura

Compartilhe
A importância das Green Skills – ESG

Já ouviu falar sobre green skills? Também chamadas de habilidades verdes ou sustentáveis, as green skills são parte do futuro de trabalho para todas empresas que se preocupam com ESG. Quem aproveitar o momento certo para se capacitar, poderá ter vantagens no mercado.

Por isso mesmo, nós vamos te explicar um pouco mais sobre o que são as green skills, ESG e como os temas se correlacionam. Para que você possa dominar tudo aquilo que realmente tem potencial para fazer a diferença em seu dia a dia e carreira.

Afinal, quando o profissional tem todas as habilidades que são importantes para o mercado de trabalho, ele consegue ter mais chances de ocupar um cargo bem remunerado.

Por outro lado, quanto mais empresas estiverem preocupadas com ESG e sustentabilidade, o mundo inteiro será beneficiado como um todo.

O cenário do mercado de trabalho em busca de habilidades verdes

Segundo o Global Green Skills Report 2022, divulgado pelo Linkedin, a contratação de talentos com green skills está acelerada.

Muitas pessoas acreditavam que essas competências eram somente associadas aos profissionais que lidam com áreas intimamente ligadas ao mercado mais sustentável.

Todavia, o que estamos percebendo com o passar dos meses é que as empresas estão acelerando as contratações de profissionais com habilidades verdes para os mais variados setores.

Portanto, todos aqueles trabalhadores que buscam se diferenciar e que querem se capacitar para o mercado de trabalho, deveriam começar a se preocupar em desenvolver tais habilidades.

Isso porque o mercado vem se posicionando cada vez mais com a responsabilidade ambiental e técnicas de ESG. Por isso mesmo, o que antes era associado ao emprego do futuro, na verdade, já é parte da realidade e quem deseja se destacar precisa estar atento ao cenário. 

Mas o que são habilidades verdes?

Green skills conhecidas como habilidades verdes ou competências verdes consistem em capacitar indivíduos para trabalhar de forma eficaz e sustentável em diversas atividades.

São profissionais que, mesmo não atuando 100% voltados para a sustentabilidade, conseguem atuar em projetos visando diminuir a poluição, ajudar na preservação ambiental e tornar o trabalho de uma empresa mais sustentável.

É o caso de profissionais que colaboram nos mais variados setores, entregando soluções mais sustentáveis para cada dinâmica da empresa.

Podemos definir como habilidades verdes não só as habilidades que incluem conhecimentos técnicos e práticos, como: a gestão de recursos naturais, eficiência energética, conservação da biodiversidade e agricultura sustentável; como também as habilidades comportamentais.

Profissionais que conseguem trabalhar em equipe, solucionar problemas, comunicação eficaz, liderança e criatividade reduzem os impactos ambientais das operações de uma empresa.

Por isso, é perfeitamente natural que as habilidades verdes sejam cada vez mais procuradas. Tendo como objetivo que as empresas consigam focar na criação de uma economia verde e no desenvolvimento sustentável em geral.

Como construir carreira na economia verde?

Todo profissional precisa estar atento sobre como construir uma carreira na economia verde, para que não sofra com a perda de oportunidades no mercado.

Afinal, aqueles que já ocupam cargos de liderança precisam se manter relevantes, desenvolvendo as habilidades que o setor espera. Bem como, os profissionais que estão começando no mercado agora precisam desenvolver as habilidades que são compatíveis com a nova economia.

Portanto, todos os profissionais devem atuar e se informar para que aprendam mais sobre a redução de impacto ambiental.

O uso de tais informações e da própria criatividade para que todas as operações da empresa sejam mais adequadas ao que o mercado espera possibilita que o profissional se destaque.

E dessa forma, o emprego do futuro se torna o emprego de sua realidade. Afinal, como já vimos, cada vez mais empresas contratam aqueles que já demonstram tais habilidades.

Quais são os fatores basilares da economia verde?

É interessante observar que, a economia verde tem alguns critérios que são basilares para sua existência, como:

  • A busca pela baixa emissão de carbono e gases responsáveis pelo efeito estufa;
  • Utilização de energias limpas e renováveis;
  • Valorização da biodiversidade;
  • Adoção de práticas sustentáveis nos processos produtivos;
  • Conservar os recursos hídricos;
  • Universalizar o acesso ao saneamento básico;
  • Implantar processos de logística reversa de resíduos, reciclagem e reutilizar bens de consumo;
  • Uso eficiente e sustentável de recursos naturais;
  • Exercer o consumo consciente.

Portanto, os profissionais precisam estar de olho em todas as habilidades que envolvem tais posturas exigidas pelo novo mercado.

Dessa forma, os trabalhadores vão conseguir se posicionar no mercado e obter bons resultados a partir de empregos bem remunerados.

Afinal, quando o profissional possui as habilidades desejadas pelo mercado, é natural que sua ocupação seja bem remunerada.

É preciso ter uma formação voltada para a sustentabilidade?

Um aspecto interessante da economia verde é que, todos os profissionais precisam desenvolver habilidades para lidar com as mudanças do mercado.

Isso significa que, do ASG da empresa até o dono, todos precisam se atualizar. Afinal, o objetivo é que as empresas estejam cada vez mais condizentes com as demandas do público consumidor.

E adotar medidas com a compensação de carbono, por exemplo, é fundamental para que o público continue engajado com a empresa.

Todos os setores podem se beneficiar ao adotar práticas da economia verde. O iFood, por exemplo, passou a adotar a compensação de carbono. Sempre que uma entrega é feita de moto, o usuário recebe uma notificação de que a entrega saiu e o carbono já foi compensado.

Dessa forma, as pessoas que se preocupam com o meio ambiente podem continuar consumindo os produtos da empresa, sabendo que existe uma preocupação ambiental.

Portanto, o iFood é apenas um dos exemplos de que empresas e profissionais de todos os setores podem e devem adotar tais posturas.

As habilidades verdes podem ser aprendidas fora da formação curricular

É interessante perceber que, todo profissional pode aprender as habilidades verdes para se destacar em sua carreira sem que seja preciso recorrer a cursos de graduação.

Um gestor de empresas com 10 anos de formado, por exemplo, pode adotar um projeto de uso de energia solar na empresa onde atua. De modo que, use as habilidades verdes para oferecer ao público final um produto de qualidade e que não impacta o meio ambiente de forma tão intensa.

Afinal, é um produto que foi produzido usando energia renovável ou que teve a energia limpa em grande parte de seus processos de manufatura. Portanto, é importante que todo profissional ganhe consciência de que não há uma formação específica para desenvolver as habilidades verdes.

O grande segredo para tal consiste em simplesmente usar a criatividade para que seja possível impactar positivamente o meio ambiente e demonstrar que é um profissional antenado com o mercado.

A exigência dos clientes pela economia verde

Nos últimos anos houve um movimento crescente de clientes se preocupando com os desequilíbrios ambientais, consumo excessivo e os impactos provocados no meio ambiente.

Tudo isso se reflete diretamente no comportamento do consumidor, que vem adotando a cada dia uma postura de preferir realizar suas compras em empresas que são coerentes com a economia verde e com ESG

Afinal, quando o cuidado ambiental é um valor importante para o cliente, é natural que ele exija o mesmo das empresas nas quais consome.

Portanto, é importante que todo profissional tenha isso em mente para que possa desenvolver habilidades verdes, independentemente de qual é o seu setor de atuação dentro da empresa. Uma vez que, tais habilidades são importantes e necessárias em todos os setores.

A economia verde é o futuro do trabalho?

Sim! A economia verde é o futuro do trabalho em todos os setores. As empresas privadas estão cada vez mais atentas a essa dinâmica de mercado.

Afinal, a adaptação do mercado visando maior igualdade, habilidades que reduzem os impactos operacionais das empresas na saúde ambiental e uma série de outros fatores é algo positivo para toda a sociedade.

Manter o funcionamento de indústrias, empresas, fábricas e da economia como ela é hoje arrisca não só o bem-estar social nos dias atuais como a viabilidade da saúde humana nos próximos anos.

É por isso que, a economia verde é uma prática que tem se destacado e ganhado os holofotes. Uma vez que, todas as empresas podem adotar embalagens recicláveis, investir no uso de energia renovável, minimizar ações poluentes e assim por diante.

Como a economia verde impacta o mercado?

Segundo dados divulgados pela WRI Brasil, a partir de um estudo em parceria com a UFRJ e o IPEA, a economia verde pode adicionar quase R$3 trilhões ao PIB do Brasil e gerar mais de 2 milhões de empregos em uma década.

Prova disso é que, nos últimos anos, vimos crescer no mercado o número de empresas que oferecem, por exemplo, soluções em energia renovável.

Portanto, é natural que os profissionais voltados para áreas ligadas às atividades correlatas à economia verde consigam se destacar, ocupando cargos bem remunerados no mercado atual.

ESG x Green Skills

Resumindo, ESG é uma sigla que representa as três dimensões da sustentabilidade: Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance).

Esses aspectos têm se tornado cada vez mais importantes para investidores, empresas e consumidores, que buscam soluções sustentáveis e responsáveis para os desafios ambientais, sociais e econômicos enfrentados pela sociedade.

Nesse contexto, as green skills têm um papel fundamental. Como são habilidades e técnicas necessárias para lidar com os desafios ambientais e promover a sustentabilidade, as green skills são essenciais para empresas preocupadas com ESG.

Dentro dessas habilidades, podemos citar: conhecimentos em energias renováveis, gestão de resíduos, eficiência energética, produção e consumo sustentáveis, entre outros.

Além disso, as green skills também são importantes para a gestão de riscos e oportunidades relacionados aos aspectos ESG.

Empresas que possuem profissionais capacitados em questões ambientais, sociais e de governança têm mais chances de identificar riscos e oportunidades relacionados a esses aspectos, além de conseguir implementar práticas mais efetivas e sustentáveis em suas operações.

Em resumo, as green skills são um conjunto de habilidades profissionais e técnicas que são fundamentais para empresas que buscam atender às expectativas dos investidores e da sociedade em relação às questões ESG. Essas habilidades são importantes para a gestão de riscos e oportunidades relacionados aos aspectos ambientais, sociais e de governança, além de serem cruciais para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e responsáveis para os desafios enfrentados pela sociedade.

Aproveite que agora já sabe mais sobre green skills e se prepare! O emprego do futuro exige profissionais preparados não só para as demandas da empresa, como também para as demandas sociais.