O papel do líder na gestão de processos na construção civil

Vagner Cunha

Escrito por Vagner Cunha

4 de outubro 2022| 8 min. de leitura

Compartilhe
O papel do líder na gestão de processos na construção civil

O líder gestor tem dois papéis fundamentais dentro da gestão de processos na construção civil. O primeiro é ser um monitor, ou seja, monitorar e acompanhar todos os processos que estão sendo desenvolvidos dentro e fora do canteiro de obras. 

O segundo é o papel de coordenador, ou seja, saber utilizar as informações monitoradas a ser favor. Para isso, é possível usar indicadores que permitem saber se as coisas estão dentro do previsto e se estão sendo realizadas.

A partir do momento que você entende que para crescer dentro da construção civil é preciso uma metodologia de gestão, executada levando em consideração até a entrega efetiva do resultado, as coisas começam a fluir de forma diferente. E os resultados, consequentemente, vêm da melhor forma possível.

Apesar das várias responsabilidades que um líder gestor pode ter dentro do campo, uma delas é justamente o desenvolvimento em potencial de novos líderes, para que todos, unidos a um objetivo em comum, possam desenvolver o projeto almejado pautado nos 4 pilares da gestão de obras: prazo, custo, qualidade e segurança bem desempenhados. 

Mas a pergunta é: como criar um ambiente propício para a criação de novos líderes?

Enxergando a construção civil como uma área que propaga educação 

Toda empresa é uma empresa de educação. E se ela não ensinar alguma coisa em algum momento, algo de muito errado precisa ser analisado. Todas as pessoas que compõem a equipe podem ter algo a ensinar uns aos outros, sendo assim, a educação de forma horizontal deve sim, ser fomentada e incentivada pelo Gestor.

Sendo assim, partindo do pressuposto de que toda empresa é uma empresa de educação, uma sugestão é implementar um educador corporativo para que ele atue no desenvolvimento de novas lideranças, juntamente com programas de boas práticas.

Afinal, de nada adianta falar somente em inovação e tecnologia, sem antes, buscar a inovação dentro da cultura de aprendizagem da sua própria equipe. 

Implementando a cultura de aprendizagem na sua gestão de processos na construção civil

A empresa que quer crescer, precisa, necessariamente, implementar a cultura de aprendizagem dentro da sua Gestão, como uma estratégia, afinal, você deve buscar sempre capacitar o seu colaborador, que pode ter diferentes níveis educacionais.

É preciso olhar para sua equipe enxergando sempre o seu potencial, almejando a sua capacitação e o consequente aumento da produtividade. 

Se você está em um lugar onde existe uma meritocracia implementada, treinamento e fomentação ao desenvolvimento profissional não tem porque o profissional querer sair de um ambiente como esse. Pelo contrário. Ele sempre estará disposto a interagir com o grupo em busca de aprendizado.

Sendo assim, a cultura de aprendizagem é essencial, pois no final do dia, dentro da construção civil, ainda são as pessoas que, predominantemente, fazem os projetos acontecer. Não busque treinar a sua equipe quando a poeira abaixar, ou quando arranjar um tempo. A capacitação deve ser prioridade se você realmente quer ir pro próximo nível!

Treine o pessoal do nível estratégico, do nível tático e do nível operacional.

Você pode dividir esses líderes gestores em mestres, técnicos, pedreiros, arquitetos e encarregados, de acordo com cada tipo de serviço específico. Ou seja, a formação de líderes dentro do processo, junto com o sentimento de responsabilidade individual e coletivo, é capaz de revigorar os membros da equipe, que será capaz de fornecer resultados diferenciados no local de trabalho.

O crescimento empresarial está diretamente relacionado ao processo de liderança

Quando se tem uma metodologia de gestão muito bem aplicada, é possível desdobrar todas as fases da construção civil, pelo simples fato de se ter uma base muito forte, pautada principalmente em pessoas, processos e cultura de aprendizagem. 

É essa metodologia e educação bem aplicadas que tornam possível entregar os mais diversos tipos de projetos, sejam elas obras industriais, modulares, comerciais, e diversas outras. 

O planejamento conectado a execução é uma dificuldade enfrentada por diversos profissionais que estão no mercado. Contudo, o gestor precisa ter essa visão de que o crescimento empresarial está sim diretamente relacionado ao processo de liderança, afinal uma metodologia de gestão pautada no desenvolvimento de novos líderes, é a chave da questão.

A importância de uma comunicação constante e transparente dentro e fora do canteiro de obras

Por fim, outro ponto que vale a pena ser abordado aqui é a comunicação. O que garante o sucesso da obra é, também, conseguir manter a constância nos seus resultados. Para isso, você precisa trabalhar de forma conjunta com os operários da construção civil, desenvolvendo rotinas operacionais efetivas. Ou seja, você precisa ter um sistema de treinamento, que seja aplicado na prática. 

E como posso fazer isso? Simples, facilite a comunicação!

Faça reuniões semanais para o alinhamento de metas, prazos, feedbacks, para que cada pessoa da sua equipe tenha consciência do que precisa ser feito e de como precisa ser feito.

A comunicação acessível é extremamente importante para que seja possível aprimorar os objetivos, saber o que está indo bem e resolver possíveis conflitos que estejam atrapalhando o andamento da obra.

Conclusão

A obra tem destaque na vida das pessoas, afinal, não é a toa que um político quando quer lançar algum projeto inovador, geralmente sempre está associado a alguma obra, seja ela uma grande rodovia, hospitais ou escolas. 

Sendo assim, o líder gestor possui papel importante e deve ocupar o seu lugar como um educador que estimula a liderança, comunicação transparente, bem como a cultura organizacional e de aprendizagem.

Esses são fatores primordiais que devem estar presentes em todo e qualquer projeto, afinal, sem eles fica difícil alcançar os resultados de forma satisfatória.

Educação e conhecimento elevam a produtividade, tanto no âmbito profissional, quanto no âmbito financeiro, afinal a partir do momento que você implementa uma metodologia de gestão baseada na liderança e colaboração entre a equipe os resultados financeiros e o reconhecimento dentro do mercado acabam se tornando uma consequência natural do processo.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse também o nosso site clicando aqui.