8 melhores cores para paredes externas da casa em 2023

Escrito por Redação Sienge

5 de dezembro 2022| 8 min. de leitura

Compartilhe
8 melhores cores para paredes externas da casa em 2023

Está finalizando uma obra ou deseja mudar um pouco o visual da casa em 2023? Confira as melhores cores para paredes externas antes de tomar a sua decisão!

Um dos momentos aguardados por quem está realizando uma obra são os acabamentos finais como a pintura, por exemplo. Isso porque eles dão todo o charme e finalização de um longo trabalho. Por isso, este é o momento de pensar bem em cada detalhe. 

Mas antes de vermos as melhores cores para paredes externas, a primeira consideração é a durabilidade da opção escolhida. Isso porque estamos tratando de áreas externas, as quais enfrentam mudanças bruscas de clima e muitas vezes ficam expostas ao sol, à chuva, etc. A tinta látex é uma ótima sugestão para uso externo.

Além da durabilidade, é importante considerar o estilo que você deseja alcançar com a nova pintura da sua casa. Será que uma casa com um toque mais clássico ou mais contemporâneo? 

Independente da sua resposta, este guia irá inspirá-lo a escolher a cor que mais combina com a sua personalidade ou com o que você está vivendo. Confira!

1) Cinza

Vamos começar com o cinza, que com certeza é uma das melhores cores para paredes externas da casa segundo as tendências atuais. 

Os tons mais neutros agem facilmente como coringas e podem fornecer resultados diferentes dependendo da paleta de cores e dos materiais associados a eles. 

A presença de tons de cinza atinge facilmente entre dois estilos: aconchegante e moderno! Como? Pois bem, o cinza claro combinado com o branco traz um toque de sofisticação à casa, remetendo ao visual clássico.

Por outro lado, as nuances mais escuras junto ao preto dão um clima industrial, moderno e que traz mais seriedade. Uma dica é apostar na cor do cimento queimado ou usar tinta que imita o concreto aparente.

2) Azul

O azul claro sempre foi a cor favorita daquelas casinhas de boneca de madeira. Traz um certo romantismo à tona, principalmente se for combinado com flores. Também é muito utilizado em conjunto com o branco, como na borda de janelas e portas.

Agora, se for um tom de azul mais escuro ou puxado para o acinzentado, pode ser combinado com pedras e madeiras de tons escuros para um visual mais robusto e encorpado. Traz calma e tranquilidade, sendo uma das melhores cores para paredes externas da casa em 2023.   

3) Preto

Sim! O preto também está em alta e pode ser utilizado de várias formas nas paredes externas da casa. Pode ser combinado com o cimento queimado, por exemplo, e madeiras de carvalho (aquelas bem avermelhadas, sabe?) para dar um ar elegante de fazenda. 

Traz muita seriedade para o local, deixando qualquer casa com um ar moderno. Outra forma de utilizar o preto é em acessórios de ferro, metais, ao entorno de janelas e portas. 

4) Amarelo

Os tons de amarelo também são uma das melhores cores para paredes externas da casa em 2023 e, na verdade, talvez isso nunca saia de moda. O amarelo é muito versátil e, dependendo da forma como for usado, pode trazer um ar de modernidade ou romantismo.

É excelente para contrapor com outras cores, como o azul e o marrom, por exemplo. Traz uma sensação de conforto e acolhimento, e talvez por isso é o tom mais comum quando pensamos em sítios, chácaras, e afins. 

5) Tons amadeirados

Os tons amadeirados são os diferentes tons de marrom; bege; entre outros. São uma opção muito boa para casas que contracenam com uma floresta verde, por exemplo. Por combinarem com as cores da natureza, acaba que o visual da construção não muda muito a paisagem – pelo contrário, muitas vezes soma-se a ela. 

Na cidade estas cores também são muito utilizadas, até mesmo em conjunto com outras como o preto, pra trazer um ar mais industrial moderno; ou até mesmo com o branco, pra trazer mais conforto e acolhimento. Os tons amadeirados com certeza estão entre as melhores cores para paredes externas da casa em 2023.

6) Off-white

Dentre as melhores cores para paredes externas, não podemos deixar de mencionar o off-white! Muito semelhante ao bege, esta já é uma cor muito utilizada para paredes externas há muito tempo e é outra que não sairá de moda, 

É mais simples e versátil do que o branco, apresenta menos sujeira com o tempo e combina com todo tipo de jardim. É uma opção perfeita para quem prefere tons mais claros, e você ainda pode obter um upgrade se escolher um jardim bem colorido.

7) Branco

O branco também está em alta para 2023 e por isso é uma das melhores cores para paredes externas da casa. Não é muito comum de se ver casas inteiras nesta cor, mas tem-se visto uma combinação com itens de metal como sacadas e terraços.

No entanto, também pode ser usado em combinação de outras cores, como vermelho, azul, amarelo e marrom. Basicamente todas as cores combinam bem e dão um charme a uma casa branquinha! 

8) A cor que você sentir! 

Para o bem da verdade, a primeira entre as melhores cores para paredes externas da casa em 2023 é uma só: a que você sentir que deve! Cada cor possui uma vibração própria e, independente de tendências, cada um tem a sua preferência. 

Além disso, as cores são responsáveis por transmitir energias: como o amarelo, que é uma cor mais alegre e vibrante; ou o azul, que é uma cor mais calma e harmoniosa. Reflita o que você deseja para você e seu imóvel em 2023 e utilize isso para escolher a sua cor!

Por que conhecer as melhores cores para paredes externas?

É chegado o fim de ano, e muitas pessoas sentem vontade de colocar algum projeto em prática ou fazer alguma mudança para o ano que vem aí. Mudar as cores das paredes de casa pode ser um ótimo meio de renovar os ares para 2023.

Outro grande motivo é que a aparência externa é a primeira impressão que ficará do imóvel, um ponto muito importante para quem decidiu colocá-lo à venda! Sem dúvidas, um imóvel com a pintura renovada é consideravelmente mais valorizado do que o contrário.

Ou se você está terminando uma obra, este ponto também é importante para você inaugurar o prédio com as cores tendência do ano novo! Independente do motivo, temos certeza de que aqui você tirou boas ideias para as paredes externas da sua casa.