5G na Construção Civil – o que você precisa saber

Gustavo Prata

Escrito por Gustavo Prata

28 de novembro 2022| 7 min. de leitura

Compartilhe
5G na Construção Civil – o que você precisa saber

Veja como utilizar o 5G na Construção Civil no artigo de hoje!

Não há dúvidas de que a recente chegada da tecnologia de comunicação 5G ao Brasil trará uma verdadeira revolução em diversos mercados, um deles é o da construção civil.

Os canteiros de obras apresentam desafios para a implementação da Tecnologia da Informação, devido aos prazos curtos e orçamentos apertados, atividades que ocorrem principalmente ao ar livre, além da presença e interação constante de inúmeros trabalhadores, empresas, equipamentos e materiais diversos. 

No entanto, mesmo sem 5G, existem várias histórias de sucesso em todo o mundo onde as atividades de planejamento, operações, controle e segurança foram otimizadas por meio da aplicação de tecnologias de Internet das Coisas (IoT).

Por este motivo, as características da banda larga móvel 5G, como alta velocidade e grande capacidade, baixa latência e alta confiabilidade, oferecem a possibilidade ainda maior para a otimização de processos dentro do canteiro de obras.

Se você tem interesse neste assunto, fique ligado em nosso artigo. Aqui iremos mostrar como aplicar a 5G na Construção Civil e tirar o maior proveito dessa nova tecnologia. 

Vantagens da Tecnologia 5G

A 5G na Construção Civil trará muitos benefícios para o país. Segundo especialistas, as principais melhorias estão no aumento da produtividade e otimização dos processos nos mais diversos setores dentro de um canteiro de obras. 

Um dos pontos positivos, é que a nova utilidade ajudará a melhorar a colaboração e o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Esta tecnologia permitirá a gestão dos materiais de trabalho e o controle dinâmico das atividades, através da digitalização de documentos.

A identificação de eventuais impedimentos à execução dos trabalhos planejados permitirá que a equipe de canteiro de obras seja redistribuída para outras atividades, por exemplo, evitando paralisações, desperdícios de materiais e atrasos no cronograma.

Além disso, os profissionais terão um controle de estoque mais fácil, além de poderem desenvolver novos projetos utilizando a Internet das Coisas (IoT) e também a Inteligência Artificial. Fazendo bom uso dessa tecnologia, os benefícios são inúmeros.

A banda larga móvel fornecida pelo 5G tem as características essenciais de comunicação bidirecional e em tempo real entre todos os profissionais, dispositivos (sensores, atuadores, wearables) e máquinas. 

São exemplos: transmissão de vídeo (essencial para aplicação de realidade virtual ou aumentada, combinada com ferramentas de Building Information Modeling – BIM), dados ambientais, dados de saúde do trabalhador e equipamentos de proteção individual (EPI). 

Esses dados podem ser iniciados em gêmeos digitais associados a locais remotos ou de alto risco para que os gestores possam mapeá-los e monitorá-los remotamente, agindo em tempo real (devido à baixa latência da rede) para evitar incidentes;

As operações críticas exigem comunicações de baixa latência e alta confiabilidade entre os participantes, juntamente com alta disponibilidade de serviços de comunicação de banda larga e links seguros, são essenciais para essas operações.

Aplicando a 5G na Construção Civil 

Como você viu, as vantagens da tecnologia 5G são muitas. Mas será que o mesmo se aplica para a Construção Civil? Com certeza! Vamos ver abaixo alguns pontos específicos onde a nova tecnologia poderá ser muito útil dentro deste mercado.

  • Facilitação de Trabalhos Remotos: por ser uma conexão muito mais rápida e estável, além de uma ampla cobertura, a 5G na construção civil vai auxiliar os trabalhos remotos e a troca de dados e informações, que se torna um processo instantâneo.
  • Melhor colaboração: a tecnologia 5G permite um número mais abrangente de conexões simultâneas, sem que isso diminua a eficiência do trabalho. Dessa forma, é possível conectar um número maior de dispositivos sem dificuldades.
  • Mais produtividade da equipe: mesmo sendo muito mais eficiente, a tecnologia 5G gasta cerca de 90% a menos de energia do que uma conexão normal. Isso gera uma grande economia de bateria nos dispositivos, aumentando a produtividade das equipes que também terão conexões mais rápidas e ágeis.
  • Mais dados, mais agilidade: a 5G na construção civil será um importante passo para a aplicação da Internet das Coisas, facilitando a interconectividade de aparelhos. Isso diminui os limites geográficos, e aumenta a capacidade de conexão. Assim, o uso da inteligência artificial será impulsionado.
  • Sustentabilidade: Através da maior capacidade de conexões entre os aparelhos, a 5G abrirá novas portas para as soluções de sustentabilidade que podem ser utilizadas na construção civil. 

Afinal, todos esses impactos da tecnologia 5G na construção civil se refletem em diferenciais competitivos extremamente relevantes no mercado. A adoção dessa rede – mais flexível e robusta – abre oportunidades de inovação em engenharia e possibilidade de posicionamento estratégico no mercado imobiliário.

Conclusão

A Internet 5G é uma rede sem fio que substituirá os cabos de fibra óptica. Utiliza ondas de rádio de alta frequência, o que garante seu ótimo desempenho na transmissão de grandes quantidades de informações.

No entanto, as ondas de rádio são mais curtas e requerem mais antenas. Mesmo com as torres existentes, será necessário investir em infraestrutura para instalar novas antenas que suportem a conectividade. Devido à grande quantidade de dados a serem transferidos, também é necessário ter um banco de dados central na cidade.

Ao longo da última década, a construção civil contou cada vez mais com a tecnologia, utilizando recursos como BIM e softwares de gestão de obras para automatizar processos. Agora, com o 5G, mais mudanças estão chegando.

Um grande obstáculo para a conexão com ondas de rádio, no entanto, é sua incapacidade de passar por certos materiais comumente usados ​​na construção civil brasileira, como concreto e aço.

Por este motivo, é fundamental pensar na possibilidade da 5G na Construção Civil desde que o projeto ainda está no papel.