5 ferramentas para impulsionar a produtividade em vendas

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

1 de abril 2022| 9 min. de leitura

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5 ferramentas para impulsionar a produtividade em vendas

Sozinhos, não construímos coisa alguma. Para sermos bem sucedidos, precisamos de uma série de auxiliares, e isso é igualmente verdade para o setor de compra e venda de imóveis. Num mercado tão competitivo, ferramentas são importantes para assegurar a produtividade de toda a equipe e, assim, impulsionar o processo comercial. 

Mas, antes de começarmos a conversar sobre o assunto, vale lembrar o que é produtividade.

O que é produtividade?

O conceito de produtividade pode ser definido como o melhor desempenho possível para uma pessoa dentro de suas capacidades. Ou seja, a produtividade vai além da produção. Ela também busca trazer as melhores condições possíveis para a realização de uma atividade por parte da equipe. É justamente nesse ponto que o uso de ferramentas se encaixa.

Muito mais que aprender sobre produtividade, é necessário saber como impulsioná-la dentro da sua incorporadora, certo? É exatamente para isso que estou aqui. Acompanhe agora 5 ferramentas essenciais para tornar sua equipe imobiliária produtiva.

5 tipos de ferramenta de produtividade

1. Ferramentas de organização

O primeiro grupo de ferramentas apresentado é o de organização. Estamos falando de soluções, online ou offline, que te auxiliam a estruturar diferentes atividades dentro da sua empresa. Basicamente, elas funcionam como planners virtuais, permitindo anotações, destaques de tarefas e até mesmo delimitação de prazos

Como, numa incorporadora, isso pode ser utilizado? 

Simples! Ferramentas da categoria geralmente permitem o acesso em equipe. Lá, você e seus colaboradores podem marcar tarefas e visualizá-las por dia, semana ou situação. Conforme novas atividades vão surgindo dentro da equipe, novas anotações são feitas na plataforma. 

Exemplos de ferramentas de organização:

  • Trello
  • Runrun.it
  • JIRA

2. Ferramentas de gestão de projetos

Semelhantes às ferramentas de organização, as de gestão de projetos são criadas com o intuito de gerir diretamente as atividades numa empresa. Essas duas categorias de ferramenta são tão parecidas que, por vezes, uma única plataforma funciona com os dois propósitos, como é o exemplo do Trello. 

A gestão de projetos é uma prioridade dentro de qualquer empresa, sobretudo no ramo imobiliário. Por isso, não basta contar com reuniões e e-mails, é necessário ter uma boa ferramenta de gestão de projetos. 

Em tempos de trabalhos remoto e híbrido, ter uma plataforma do gênero pode ser o diferencial que sua empresa precisa. Por quê?

Através delas é possível configurar e visualizar atividades mesmo à distância. Isso permite que seus colaboradores contribuam na mesma medida, independentemente de onde estejam. 

Exemplos de ferramentas de gestão de projetos:

  • Asana
  • Trello
  • Runrun.it

3. Calendários virtuais

Estar por dentro de todos os compromissos da semana pode ser particularmente estressante. Numa incorporadora, você precisa agendar reuniões com o cliente, alinhamentos com a equipe, contatos com terceiro, follow ups e muito mais. 

Sabendo disso, os calendários virtuais aparecem como grandes otimizadores de rotina, marcando eventos e te notificando com antecedência para cada um deles. 

Atualmente já existem dezenas de sistemas de calendário virtual. Além disso, existem também outras plataformas, como o CRM, que veremos mais abaixo, que podem ser sincronizados à agenda. 

Com um bom calendário virtual, você pode criar eventos com um ou mais participantes. Ao adicionar seus respectivos endereços de e-mail, você assegura que cada um dos envolvidos receba um lembrete com hora, endereço e descrição da reunião proposta. 

 Exemplos de calendários virtuais:

  • Google Calendar
  • Calendário Microsoft Teams

4. Assistentes virtuais: chatbots

Os assistentes virtuais estão por toda parte, e se engana quem pensa que eles só servem para empresas de tecnologia. Também conhecidos como chatbots, os assistentes virtuais são sistemas de atendimento ao cliente feitas para agilizar contatos e resolver problemas. 

Dentro de uma incorporadora, um chatbot pode ser aplicado de diferentes formas. Suponhamos, por exemplo, que sua empresa possui um bate-papo via site através do qual os leads recorrentemente chegam para tirar dúvidas sobre seu serviço. 

Nesse caso, o que seria melhor? Resolver facilmente a dúvida com uma assistente virtual ou dispender tempo da sua equipe com questões facilmente respondíveis?

E os benefícios do chatbot não acabam por aí: eles também conseguem responder em tempo real, 24 horas por dia. Isso garante que seu cliente receba algum tipo de satisfação antes de resolver correr para o concorrente. 

Exemplos de assistentes virtuais:

  • Botmaker 
  • JivoChat
  • Take Blip
  • Contako
  • Weni

5. CRM – Customer Relationship Management

Chegamos, enfim, ao queridinho do mercado por motivos óbvios: o CRM, ou Customer Relationship Management. 

Quando digo “motivos óbvios”, quero falar sobre o grande impacto que a plataforma exerceu nos mais diferentes setores, sobretudo o imobiliário. Com o CRM, a experiência do consumidor passou a ser priorizada como nunca antes. Jornadas comerciais se modernizaram e muitas incorporadoras encontraram no software a força que precisavam para estimular suas vendas. 

Um bom CRM imobiliário, também conhecido pelo termo CRM 5.0, é aquele que contempla cinco pilares muito importantes da jornada comercial. São eles:

  • Pré-venda
  • Venda
  • Pós-venda
  • Gestão
  • Ecossistema

Unindo essas cinco áreas, um CRM consegue entregar absolutamente tudo o que é necessário para uma jornada de vendas completa, moderna, eficiente e digital. 

Como o Construtor de Vendas pode te ajudar?

O CVCRM – Construtor de Vendas é o CRM imobiliário mais completo do mercado. Primeiro e único a estabelecer por completo os pilares do CRM 5.0, o CV tem uma missão visionária desde o princípio. O grande objetivo do CRM é criar a maior e melhor solução comercial do mercado de compra e venda imobiliária. 

Para isso, ele apresenta 5 soluções, uma para cada pilar mencionado acima. Elas são: CV Prospectar, referente ao pré-venda; CV Vender, referente à venda; CV Relacionar, referente ao pós-venda; CV Gerenciar, referente à gestão; CV Integrar, referente ao ecossistema. 

Dentro dessas soluções, existem nove módulos específicos para determinadas dores comerciais. Dessa maneira, sua empresa pode montar sua solução conforme julgar necessário.

Mas, além de tudo, o CV é uma plataforma que prioriza a humanização. Por isso, cada funcionalidade é pensada tendo em vista o seu benefício, de seus colaboradores e, claro, de seus clientes.

Conclusão

As ferramentas aumentam nossa capacidade de fazer mais, de ir além. Com elas, temos mais capacidade para escalar a competitividade do mercado imobiliário e encontrar nosso lugar de autoridade dentro dele. 

Hoje, vimos que existem ferramentas para todos os problemas. Há sistemas que te auxiliam a gerenciar tarefas, há aquelas que organizam processos, há as que te permitem estar à frente de suas reuniões e compromissos. Entretanto, além das principais que mencionei neste texto, existem muitas outras.

Posso citar, por exemplo:

  • Ferramenta de videochamada
  • Ferramenta de simulação imobiliária
  • Ferramenta para evitar uso excessivo de telefone
  • Ferramenta para criação de planilhas
  • Ferramenta de workflow
  • Ferramenta de automação de marketing

As possibilidades são infinitas! E você pode, numa única plataforma como o CRM, integrar grande parte dessas demais ferramentas, garantindo todas as soluções para sua produtividade num só lugar. 

Você sabia que o Construtor de Vendas é parceiro Sienge?

O único CRM 5.0 do mercado imobiliário se juntou ao ERP apaixonado por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CVCRM te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador. 

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do CVCRM – Construtor de Vendas.

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o Blog do CV e nos siga no Instagram!