10 dicas para potencializar sua incorporadora

Fábio Garcez

Fábio Garcez

Fábio Garcez é Administrador e empresário apaixonado por vendas digitais focadas no Mercado Imobiliário. Ele é CEO do Grupo Alfama. Uma das empresas do Grupo, o Construtor de Vendas vem revolucionando o mercado imobiliário brasileiro através de uma plataforma que acompanha a jornada completa do cliente, tema em que Fábio se especializou nos últimos anos.

17 de setembro 2021

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Gerenciar os processos de uma incorporadora pode, por vezes, ser um desafio. Não é simples lidar com os problemas do dia a dia, garantir a eficiência de atividades e, ao mesmo tempo, manter-se produtivo. Mas é exatamente por isso que é tão importante aplicar medidas para potencializar sua incorporadora.

No artigo de hoje, você aprenderá dicas importantes para manter sua incorporadora num patamar de relevância dentro do mercado. Nossas dicas incluem pontos sobre digitalização, tecnologia e tradicionalismo, abordando todas as áreas necessárias para seu negócio.

Fique agora com nossas 10 dicas para potencializar sua incorporadora!

1. Nunca pare de pesquisar sobre o mercado

Primeiramente, é importante que você nunca se esqueça: conhecimento é a nova moeda de troca. É ele que te permite ampliar horizontes e ver além, possibilitando inovações dentro do seu setor de atuação. E, claro, com o mercado imobiliário não poderia ser diferente.

Portanto, garanta que você sempre estará atualizado no que tem acontecido dentro do setor da construção. Isso pode ser feito de diferentes formas, mas nós elencamos alguns veículos específicos que consideramos essenciais para o seu aprendizado. Confira:

2. Aposte no modelo de vendas consultivas

O modelo de vendas consultivas é aquele que preza pelo protagonismo do cliente. Dessa forma, as vendas consultivas buscam, muito mais que a venda propriamente dita, a resolução do problema do consumidor.

Você pode aplicar as vendas consultivas dentro da sua equipe comercial de maneira simples e didática. Dessa forma, utilize as estratégias principais da técnica, como por exemplo:

  • Estudar o cliente antes do contato
  • Realizar um prognóstico do seu problema
  • Dar dicas de soluções gratuitas e simples
  • Criar uma apresentação que contextualiza o problema do cliente
  • Só então apresentar seu produto, principais benefícios e valores

3. Marque presença nas redes sociais

O consumidor 4.0 está na internet, bem como as outras empresas. Portanto, você também deve marcar sua presença lá.

A verdade é que o ambiente digital pode ser uma fonte incrível de conteúdos, informações, oportunidades e, sobretudo, potenciais clientes. As pessoas estão constantemente pesquisando novas opções de compra. Por que não dar a elas a oportunidade de conhecer sua empresa?

Muitas são as redes onde você pode estar presente, mas algumas se destacam em relevância no Brasil atualmente. São elas:

  • Facebook, rede social mais utilizada no país
  • Instagram, uma das redes que mais crescem nacionalmente
  • LinkedIn, a rede com os leads mais qualificados do mercado

Além disso, você pode pensar fora da caixinha e criar redes como Twitter, TikTok e muito mais. O que importa é que você trate essas redes como parte da sua estratégia de divulgação e confira a elas a atenção necessária para atuarem em seu favor, através da produção de conteúdo (sobre o qual falaremos mais à frente).

4. Seja sincero e transparente com o cliente

De nada adianta querer se destacar no mercado imobiliário se você não trata seu cliente como um igual. É necessário lembrar que o consumidor está cada vez mais antenado e por dentro dos assuntos. Ele quer e merece estar ciente dos seus processos sempre que possível.

Por isso, seja sincero e transparente com ele. Não esconda burocracias, prazos e dificuldades que possam ocorrer no meio do caminho. Trate-o como um amigo, antes de qualquer outra coisa, para que ele se sinta confiante em formar um laço com você e sua empresa.

5. Desburocratize seus processos

Chegou a hora de falar sobre a verdade que dói: sim, alguns processos da transação imobiliária podem ser bastante burocráticos. De agendamento de visitas a assinatura de contratos, muitos são os momentos em que seu lead pode ficar desmotivado a continuar a compra.

Mas, acredite, esse problema tem solução. Com a expansão da tecnologia para todas as áreas do conhecimento, existem hoje diversas formas de diminuir burocracias e transformar a experiência do cliente na mais positiva possível. Você pode, por exemplo:

  • Apostar numa plataforma de gestão comercial para agilizar todo o seu processo
  • Aplicar a assinatura eletrônica no preenchimento de documentos e contratos
  • Integrar com plataformas de automação de marketing

6. Produza conteúdos de valor

Você está lembrado de quando falamos sobre estar presente nas mídias digitais? Pois bem, essa não é a única saída. Diretamente ligada a ela está a produção estratégica de conteúdo para mídias digitais. Importante em qualquer negócio, elas possuem a capacidade de criar identidade e reconhecimento à sua incorporadora.

Através da produção de conteúdo, você exercita sua autoridade de mercado, sua capacidade de captação de público e muitas outras habilidades relevantes na hora de se posicionar. Assim, quando alguém pesquisar sobre um conteúdo de interesse, sua empresa aparecerá como ponto de contato.

Muitas são as formas de se criar conteúdo online, através daquilo que chamamos de Marketing de Conteúdo. As principais são:

  • Produção de blogposts com assuntos de interesse ao público
  • Publicação de conteúdos de valor em Instagram, Facebook, LinkedIn e outros
  • Promoção de eventos online como webinars, palestras e mesas redondas
  • Criação de conteúdos que podem ser utilizados pelo público (ex.: checklist de todos os documentos necessários na compra do seu primeiro imóvel)
  • Produção de vídeos bem elaborados sobre temas de interesse do público

7. Não se esqueça da divulgação em PDV

Apesar do ambiente online ser de extrema importância para sua incorporadora, a presença física ainda possui muita relevância dentro do mercado imobiliário. Por meio dos esforços no ponto de venda, você transmite a ideia de solidez e autoridade, dois pontos essenciais para gerar a confiança do seu público.

Por isso, se estiver dentro do seu orçamento, também aposte nas divulgações em mídias tradicionais, como:

  • Outdoors
  • Cartazes
  • Televisão
  • Rádio
  • Stands em locais estratégicos e eventos

8. Tenha a experiência do cliente como foco

A experiência do cliente deve ser o foco primordial de qualquer empresa. É ele, no fim das contas, quem você deve satisfazer a todo momento. Por conta disso, é primordial que sua empresa preze sempre pelo seu bem-estar, atendimento de qualidade e promoção de uma experiência única.

Plataformas como o CRM imobiliário podem ser uma verdadeira mão na roda nesses momentos. Gerenciando a jornada completa de compras, ele te auxilia a entregar os melhores resultados e priorizar seus leads muito antes de qualquer coisa.

Com um bom CRM imobiliário, você pode:

  • Acompanhar a jornada de consumo do lead
  • Criar novos pontos de contato entre equipe e cliente
  • Qualificar leads através de disparos de e-mail e SMS
  • Nutrir sua base de potenciais clientes com conteúdos de valor
  • Personalizar seu workflow interno para atender melhor o cliente

Não bastasse isso, um bom CRM também te possibilita a estruturação de um pós-venda eficiente e assertivo para seu cliente. E é precisamente sobre isso que falaremos agora.

9. Garanta um pós-venda de qualidade ao cliente

A compra não acaba com a entrega das chaves, disso você já deve saber. Na realidade, existe uma outra jornada totalmente única que se inicia após a compra: ela é conhecida como pós-venda.

O pós-venda é o momento de criar e nutrir um laço entre você e seu cliente. É através dele que sua empresa se mostrará proativa e pronta para ajudá-lo no que for preciso. Assim, você prolonga seu ciclo de vendas e realiza aquilo que chamamos de Funil Invertido.

Sendo assim, os benefícios de um pós-venda de qualidade são muitos. Com ele, você consegue:

  • Tornar o cliente um aliado da empresa
  • Aumentar seu índice de divulgação
  • Aumentar a probabilidade de recompra
  • Criar um divulgador da sua marca

Mas como fazer isso? É relativamente simples! Muitas são as estratégias que podem ser colocadas em prática durante o pós-venda. Você pode oferecer, por meio de uma boa plataforma de CRM:

  • Assistência Técnica
  • Visita e Vistoria
  • Pesquisas de Satisfação
  • Um Portal do Cliente sob medida
  • Atendimento para eventuais necessidades

10. Tenha uma plataforma de gestão completa

Por fim, chegamos à nossa última dica do dia: utilize uma boa plataforma de gestão. Com ela, suas equipes internas conseguem maior integração em suas atividades e muito mais assertividade de processos internos e externos. E o melhor é que você não precisa escolher entre diversas plataformas, sabe por quê?

O CV – Construtor de Vendas é o CRM mais completo do mercado imobiliário. Mas, muito além disso, ele permite integração com mais de 30 ferramentas diferentes que podem potencializar seus negócios. O Sienge, por exemplo, é parceiro oficial do CV. Juntos, eles entregam à sua empresa uma gestão comercial e financeira de qualidade.

Afinal, por que escolher entre CRM e ERP quando você pode ter os dois?

Além disso, o CV integra com diversas outras plataformas do mercado. Algumas delas são:

  • RD Station
  • Facebook
  • Instagram
  • DocuSign
  • Phonetrack

Conclusão

No artigo de hoje, você aprendeu 10 dicas para potencializar sua incorporadora. Processos levam tempo e esforço, e isso não pode ser esquecido. Mas com muita garra, foco e perseverança, você tem potencial para conquistar o mercado e ser o destaque que tanto merece.

Coloque cada dica em prática aos poucos, com paciência, e as exercite uma a uma, até que sinta segurança para colocá-las dentro dos seus processos. Nós estaremos aqui, torcendo pelo seu sucesso e felizes por ajudá-lo a qualquer momento!

Se você achou o conteúdo de hoje relevante, compartilhe-o com seus amigos, colegas de trabalho e colaboradores!

Você sabia que o Construtor de Vendas é parceiro Sienge?

O CRM mais completo do mercado imobiliário se juntou ao ERP apaixonado por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador.

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do Construtor de Vendas.

Pra saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o Blog do CV e nos siga no Instagram!

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