Blog do curador Buildin: tendências para 2018

Blog do curador Buildin: tendências para 2018

Estamos chegando ao final da primeira semana de 2018. Ainda em ritmo de férias, o País começa a se movimentar para decisões importantes, como a votação da reforma da previdência. Os resultados certamente vão afetar bastante a economia nacional.
Alguns fatos, inclusive, têm potencial para impactar diretamente a atividade da indústria da construção nacional. É o caso da retomada do programa de financiamento habitacional Pró-Cotista, da Caixa Econômica Federal.

Juntos pelo crescimento da construção

Em meio a esse contexto de retomada que permeia todo o setor da construção civil, o Buildin também está mudando. Nos preparamos para oferecer aos nossos leitores os conteúdos mais relevantes e estratégicos para a tomada de decisão de cada um.
Dentre nossos objetivos para 2018 está contribuir para o desenvolvimento de cada empresário, profissional e empresa da indústria da construção. Não importa o tamanho da sua empresa ou o seu segmento de atuação, o Buildin quer estar ao seu lado. Juntos vamos fazer a construção civil brasileira voltar a crescer!

Retrospectiva 2017 e tendências para 2018

Diz o ditado que boas decisões vêm por meio da experiência aplicada. Para isso, é preciso olhar para o passado e aplicar sabedoria às decisões tomadas.
Por isso, preparamos uma retrospectiva com os principais fatos que afetaram a construção civil em 2017.
Recomendamos a leitura. Um novo olhar sobre os acontecimentos talvez ajude a traçar novos planos para 2018.
Aliás, também preparamos um especial com tendências para 2018!

Tendências para 2018

As perspectivas são boas e se apoiam em números que já indicam tempos melhores para a indústria da construção. E não somos apenas nós que dizemos isso!
Nossos colunistas também apostam em melhores tendências para 2018.
Enquanto Aldo Dórea Mattos orienta como aproveitar o potencial da retomada, Alonso Mazini Soler nos presenteou com um formato diferente de artigo.
Ele bateu um papo com uma estudante de administração que, a partir de questionamentos perspicazes, revelou a visão de futuro da nova geração de profissionais. A leitura certamente vai ajudar você a reviver seu otimismo!

Recomendações de leitura

Talvez você saiba que em 27 de novembro de 2017 o Buildin realizou a primeira edição do Construsummit, não é mesmo?
O evento teve como objetivo discutir a forma como a tecnologia e a inovação impactam a construção.
Sobre esse mesmo tema, Francine Naegele Vaz, Líder do Núcleo de Novas Construções Sustentáveis do CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), escreveu um bom artigo. Recomendamos a leitura de Quatro passos para inovar na construção civil no Brasil.
Outra sugestão de leitura é o Manifesto politicamente incorreto da gestão de projetos, de Alonso Mazini Soler.
O especialista em gerenciamento de projetos foi extremamente feliz ao desenvolver esse e-book em parceria com o Buildin. Na publicação, Soler comenta as práticas modernas de gerenciamento de projetos e as compara com os princípios fundamentais da disciplina.
O resultado é uma crítica construtiva e bem humorada das tendências atuais.
Obrigado pela leitura e uma ótima semana a todos!