Ajuda Sienge GO!

A página de ajuda do Sienge Go! tem como função auxiliar você na gestão da sua construtora.

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Funcionário Digital

Quem sou eu?

Eu sou uma inteligência artificial, baseado na tecnologia Watson da IBM e estou aprendendo constantemente para auxiliar você em sua gestão.

Eu posso ajudar você de duas formas: com dicas que aparecem na sua tela e respondendo perguntas suas no chat.

Clicando aqui -> https://bit.ly/FuncionarioDigital_ você tem acesso a lista completa de dicas que dou e perguntas que eu respondo.

Informações gerais

 

O Google Chrome é o navegador homologado para uso do Sienge Go!. Por isso, para que tudo ocorra bem no uso do sistema, sugerimos que você utilize-o.

É importante sempre deixar seu Navegador Google Chrome atualizado na Última Versão.
Veja como atualizar clicando aqui.

Inicialização

Quais são os primeiros passos para começar a utilizar o Sienge Go!?

É necessário realizar alguns cadastros iniciais para que possamos auxiliar você na gestão da sua empresa. Os cadastros iniciais são:

  • Empresas
  • Usuários
  • Obras
  • Carteiras
  • Categorias
  • Fornecedores
  • Clientes

Listamos abaixo o vídeo tutorial de cada um deles.

Cadastro de empresas

O cadastro de empresa é necessário, pois por meio dele vinculamos os pedidos de compra de insumo, por exemplo.

Cadastro de usuários

O cadastro dos usuários permite que diferentes colaboradores da sua empresa tenham acesso às informações cadastradas, definindo permissões para cada um deles.

Ao cadastrar um novo usuário, você incluirá o endereço de e-mail da pessoa, como indica a imagem abaixo:

Este novo usuário receberá um e-mail para ativação desta conta criada, onde ele definirá a senha para acessar o Sienge Go!. Caso ele não encontre este e-mail de ativação da conta, sugerimos procurar também no spam ou lixo eletrônico.

Ao criar uma nova obra, lembre-se de voltar no cadastro de usuários para dar permissão para que os seus colaboradores tenham acesso a ela.

Cadastro de obras

Também chamado de centros de custo, o cadastro de obras auxilia a separar as informações de cada obra: orçamento, pedidos de compra ou receitas e despesas que estão vinculados a elas.

Cadastro de carteiras

O cadastro de carteiras permite a conciliação financeira entre as suas receitas e despesas cadastradas no sistema e suas contas bancárias originais.

Ao criar uma carteira, você definir a data de inicialização da conta. Esta data possibilita determinar a partir de quando a conciliação financeira acontecerá. Um exemplo: “Juliana inicializou a conta com o data de 20/05/2020 e por isso, ela consegue cadastrar despesas e receitas com vencimentos anteriores a essa data, mas só consegue pagar ou receber as mesmas a partir de 20/02/2020”.

Cadastro de categorias

Com a criação de categorias, você pode organizar as suas despesas e receitas, facilitando também a visualização do fluxo de caixa e da curva ABC de custos.

Uma dica: quanto mais macro forem as categorias cadastradas como por exemplo: mão de obra, materiais e equipamentos, mais assertivas serão as análises, pois com poucos cliques você terá a maioria dos dados fornecidos no Dashboard.

Cadastro de fornecedores

Os dados de um fornecedor são vinculados em uma compra de um insumo. Ele serve também como base  em decisões estratégicas como por exemplo: com qual fornecedor você mais gasta? Há possibilidade de negociar melhores preços?

Cadastro de clientes

Os clientes são vinculados as receitas cadastradas.

Dashboard

Qual a função do Dashboard?

O Dashboard apresenta diferentes informações que podem auxiliar você em sua gestão:

  • O total de Receitas e Despesas das suas obras ativas;
  • O Fluxo de caixa;
  • O Detalhamento Financeiro;
  • A Curva ABC de Custos;
  • O Gráfico de Orçado x Realizado.

O vídeo abaixo apresenta com mais detalhes esses recursos.

Financeiro

Como filtrar minhas despesas?

É muito fácil encontrar a(s) despesa(s) dentro do Sienge Go!, pois temos diversos filtros para ajuda-lo.

Quer ver como é fácil? Veja o passo-a-passo abaixo:

1. Vá até o Menu Financeiro > Despesas:

2. Clique em Abrir Filtros:

3. Pronto! Você tem vários campos possíveis de filtrar. Apenas selecione, um deles ou vários, e depois clique em algum lugar fora do menu. Pronto, os resultados abaixo já estão com os critérios de filtro selecionados:

4. Uma dica para Visualizar um número maior de despesas, é após selecionar os itens do filtro, clique em Minimizar Filtros. E caso queira mudar algum item do filtro, é só clicar novamente em Abrir Filtros:

5. Ao exportar suas Despesas, aparecerá no Relatório quais os critérios utilizados:

Como duplicar as despesas recorrentes (que acontecem todos os meses), como aluguel e salários de funcionários, de maneira rápida?

Com o Sienge Go! você conseguirá projetar, de maneira fácil e rápida, as despesas recorrentes, aquelas que acontecem todo mês. Com isso conseguirá ter um Fluxo de Caixa Projetado assertivo e com isso, evitar que tenha surpresas no seu financeiro.

Quer ver como é fácil? Veja o passo-a-passo abaixo:

1. Vá até o Menu Financeiro > Despesas:

2. Passe o mouse sobre a despesa que você quer duplicar (ou seja, caso queira duplicar um Aluguel, selecione a 1ª despesa do Aluguel lançada) e clique no símbolo de Lançar Despesa Recorrente:

3. Digite quantas vezes você irá querer repetir essa despesa (por exemplo, se lançou em janeiro e querer ter essa despesa até o final do ano, coloque 11 vezes). Coloque a data de vencimento da primeira despesa duplicada (ou seja, se você pegou de uma despesa de 01/janeiro/2020, coloque 01/fevereiro/2020). Agora só clicar em Salvar:

4. Vá no filtro e selecione o Fornecedor, por exemplo, para ver o resultado, que mostrará todas as despesas lançadas mensalmente, de forma automática

Como cadastrar uma despesa?

Manter atualizada a sua lista de despesas permite uma melhor visualização do seu Fluxo de Caixa, proporcionando também a conciliação bancária. Para cadastrar uma nova despesa, clique no menu Financeiro e no item Despesas.

Como cadastrar uma receita?

Para uma visualização completa e atualizada do seu Fluxo de Caixa, é importante que você cadastre também as suas receitas. Para isso, acesse o módulo Financeiro e clique em Receitas.

A lista de receitas indica na cor vermelha as contas que estão atrasadas e em cinza, as que estão em dia.

Como cadastrar despesas administrativas?

Você pode cadastrar despesas administrativas no Sienge Go! de 2 formas:

  • Criando uma obra chamada administração geral e incluindo todas as despesas administrativas nela;
  • Rateando as despesas administrativas entre as obras ativas por meio da opção de rateio no cadastro de despesas.

Como transferir entre contas?

1. Vá até o Menu Financeiro > Carteiras:

2.Passe o mouse sobre a Conta que irá enviar o dinheiro e clique sobre o ícone Transferir (simbolizado por duas setas):

 

3. Coloque o Valor que irá transferir, a data que foi realizada a transferência (que pode ser até o dia atual),selecione a Conta Bancária que irá receber o dinheiro (Carteira de Destino) e clique no botão Salvar:

4. O Funcionário Digital irá confirmar se sua transferência entre contas foi realizada com sucesso:

 

5. E você pode conferir todas as transações realizadas no Extrato Bancário, tanto da conta que enviou o dinheiro, quanto à que recebeu:

 

 

 

 

Como cadastrar uma carteira?

A criação de diferentes carteiras permite que você tenha uma melhor organização financeira da sua empresa, auxiliando também na conciliação bancária.

Para adicionar uma nova carteira, acesse o menu Financeiro e clique no item Carteiras.

Ao criar uma carteira, você definirá a data de inicialização da conta. Esta data possibilita determinar a partir de quando a conciliação financeira acontecerá. Um exemplo: “Juliana inicializou a conta com o data de 20/05/2020 e por isso, ela consegue cadastrar despesas e receitas com vencimentos anteriores a essa data, mas só consegue pagar ou receber as mesmas a partir de 20/02/2020”.

Como parcelar uma conta?

Você pode parcelar as receitas e despesas e dessa forma, ter controle de quanto do valor total de uma conta já foi quitado ou recebido, incluindo os acréscimos e descontos.

Para parcelar uma conta, ative a opção “parcelado” das despesas e receitas. Então preencha as informações solicitadas: quantidade de parcelas, quais já foram pagas e as datas de vencimento.

Ao inserir a primeira parcela com valor maior, por exemplo, o sistema já recalcula e redistribui os valores entre as parcelas restantes.

Como ratear uma conta?

No Sienge Go!, você pode dividir suas despesas e receitas pelas obras em que você está atuando. Isso geralmente acontece nas suas despesas administrativas, por exemplo.

O vídeo abaixo apresenta como ratear as suas contas no Sienge Go!.

O que é Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa possibilita a consolidação das informações de despesas e receitas. Para acessá-lo, clique no menu Financeiro e no seu item Fluxo de Caixa.

Em tela, apresentamos as três próximas receitas e despesas que mais impactam no seu Fluxo de Caixa.  A partir das contas já cadastradas, um gráfico representa visualmente as movimentações por data, exibindo de forma simples e rápida se vai faltar, ou não, dinheiro em seu caixa.

As informações apresentadas em tela do Fluxo de Caixa, são referentes a empresa e obra corrente selecionadas no filtro de cabeçalho. Já o valor em verde na lateral esquerda da sua tela, representa o valor em caixa que você possui hoje.

 

Como adicionar uma categoria?

As categorias são utilizadas nas despesas e receitas para auxiliar você a identificar onde está gastando mais ou recebendo os maiores valores. Para criar uma nova categoria, clique no menu Financeiro e após, no item chamado Categoria.

Uma dica: quanto mais macro forem as categorias cadastradas como por exemplo: mão de obra, materiais e equipamentos, mais assertivas serão as análises, pois com poucos cliques você terá a maioria dos dados fornecidos no Dashboard.

Como exportar uma lista de contas?

Para exportar uma lista de despesas ou receitas, siga os dois passos descritos a seguir:

  1. Aplique os filtros desejados. Temos a opção de filtrar por: vencimento; valor; categoria; fornecedor; obra e se foi pago ou recebido, como mostra a imagem abaixo em um exemplo na tela de despesas:

 

2. Depois, clique no ícone ao lado do botão “Criar” para exportar a sua lista de contas:

 

Automaticamente, a sua lista de despesas ou receitas abrirá em tela para que você a salve.

Como editar uma conta?

Você pode editar uma conta de duas formas:

  1. Clicando sobre ela, onde abrirá em tela o cadastro dela para edição
  2. Clicando no ícone de edição localizado ao lado dela, como ilustra a imagem abaixo:

 

Como excluir uma conta?

Para excluir uma receita ou despesa já criada, clique no ícone de exclusão localizado ao lado dela, como ilustra a imagem abaixo:

Como realizar o pagamento de mão de obra?

Pagamento de mão de obra: devo cadastrar no Compras ou no Financeiro?

Para responder essa dúvida, nossos consultores explicam que há 2 possibilidades:

  1. Se a mão de obra for por empreitada ou CLT com preço fechado (devido ao rateio): sugerimos que você cadastre a mão de obra diretamente no financeiro, porque é mais difícil de mensurar as unidades e fazer um comparativo real no Panorama de Compras.
  2. Se a mão de obra for variável, como por diária por exemplo: indicamos cadastrar no Compras, pois dessa forma você consegue ter um comparativo entre os valores orçados e comprados e assim, dados completos no Panorama de Compras.

Compras

Como cadastrar um Pedido, Nota ou Despesa que quem irá pagar é o Dono da Obra? (Faturamento Direto ou Obra por Administração)

As construtoras que atendemos normalmente tem duas formas de comercializar suas obras:

• Empreitada Global: Oferece um valor fechado para o cliente, que inclui Mão de Obra, Material e Equipamentos. Ou seja, após fechado com o cliente, a construtora irá pagar os materiais comprados para a obra do cliente.

• Obra por Administração ou Faturamento Direto: Oferece um contrato onde entrará com a Mão de Obra, até pode fazer os pedidos de compra direto com o fornecedor, mas irá faturar para seu cliente, ou seja o Dono da Obra (seu cliente) irá efetuar o pagamento.

No Sienge Go! conseguimos atender as duas formas. O grande benefício de poder lançar contas no nosso sistema no modelo Obra por Administração ou Faturamento Direto, é que você consegue:

• Não afetar o Fluxo de Caixa da sua Construtora, visto que essas compras não serão pagas pela sua empresa

• Ter Relatório de Despesas Financeiras ou Pedidos/Notas que foram feitos, mas que o cliente terá que efeturar o pagamento direto para o fornecedor, conseguindo fazer uma Prestação de Contas mais profissional

Quer ver como é fácil? Veja o passo-a-passo abaixo:

Primeira forma: Via Pedido ou Nota no Compras:

1. No Caso de Pedidos ou Notas de Compras, vá até o respectivo Pedido ou Nota, e após selecionar os insumos, vá até a parte de Condições de Pagamento e selecione no campo Faturado Para a opção Cliente:

2. Vá até a coluna ao lado, de Faturamento, e caso tenha preenchido os dados do Cliente (através do Menu Cadastros Básicos > Clientes), selecione o Cliente no Campo:

3. Todos os dados estarão preenchidos automaticamente, pois foram pegos do cadastro de cliente. Se você ainda não tem o cadastro do cliente preenchido, pode inserir os dados manualmente no Faturamento:

4. Pronto! Agora é só clicar no botão Salvar, que seu Pedido ou Nota irá automaticamente para as Despesas do Financeiro, já Lançada como Faturada para o Cliente, não afetando o Fluxo de Caixa da sua Construtora.

Segunda forma: Via Despesa no Financeiro

1. Vá até Criar uma Despesa (Através do Menu Financeiro > Despesas > Botão Criar) e preencha os dados da sua Despesa normalmente: Valor Principal, Fornecedor, Categoria e Obra:

2. No Campo Faturado Para selecione a opção Cliente. Depois clique no Botão Verde “+” e em Salvar:

3. Você pode encontrar todas as Despesas Faturadas para o Cliente usando os Filtros. Uma opção muito útil é selecionar a Obra do seu Cliente e a opção Faturado para Cliente:

Como filtras os Insumos de uma Tabela específica?

Quem usa mais de uma Tabela de Insumos, poderá querer comprar de uma tabela específica, para por exemplo, usar os mesmos Insumos utilizados no Orçamento, conseguindo ver o comparativo de Orçado vs Comprado no Panorama de Compras.
Clientes que usam por exemplo, nossa Tabela Padrão de Insumos, a nossa Integração Sinapi e tem sua Tabela Própria, gostam dessa facilidade de poder filtrar os Insumos por Tabela.

Quer ver como é fácil? Veja o passo-a-passo abaixo:

1. Vá até o Menu Compras > Pedidos e Notas

2. Clique no botão Criar e selecione Pedido ou Nota

3. Dentro de Pedido ou de Nota, selecione uma Tabela em Filtro de Insumo por Tabela:

4. Pronto! Agora ao selecionar um item em Adicionar Item, aparecerá apenas os que pertencem a Tabela Selecionada:

Qual a diferença entre pedido e nota fiscal?

Um pedido é uma forma de validar todos os acordos de valores, prazos e entregas acordados por e-mail ou por telefone com o seu fornecedor. Para isso, você pode adicionar e listar cada um dos itens em um pedido juntamente com as demais informações que serão enviadas em um arquivo por e-mail ou pelo WhatsApp para o seu fornecedor.

Já uma nota, possibilita o cadastro dos itens que já foram comprados e que estão em estoque na obra ou no depósito e por isso, eles podem ser cadastrados sem que haja um pedido prévio.

O vídeo abaixo explica com mais detalhes essa diferença.

Como cadastrar um pedido?

O pedido é utilizado para solicitar os insumos para execução da obra, portanto indicamos cadastrar aqui os insumos e aluguel de equipamentos.

Para criar um novo pedido, clique no menu Compras, no seu item Pedidos e Notas. Após, no botão Criar na cor azul, clique na opção Pedido.

Como adicionar uma nota fiscal a um pedido de compra?

Após você fazer o pedido dos seus insumos aos seus fornecedores e assim, receber os seus insumos, adicionar a nota fiscal permite conferir se os produtos solicitados realmente foram entregues.

Para adicionar uma nota fiscal a um pedido, clique no módulo Compras e após, no item Pedidos e Notas. Nesta página, aparecerá a lista de notas e pedidos já criados, onde:

  • PED = pedido;
  • NF = nota fiscal.

Para adicionar uma nota fiscal a um pedido, clique no botão Recebido de um item da lista que possua a sigla PED. Abrirá em tela a opção do comparativo entre o que você solicitou e o que realmente foi recebido. A figura abaixo ilustra a operação descrita.

 

Quando você confere esses dados, o sistema reajusta o valor  da despesa criada anteriormente com o valor referente a lista completa de insumos.

Importante: o sistema reajusta automaticamente o valor da despesa e não fica nenhum saldo extra disponível nessa transação. Caso você ainda precise comprar os insumos não recebidos, é necessário que você crie um novo pedido só para eles ou adicione-os em outro pedido.

O vídeo abaixo apresenta com mais detalhes como realizar essa operação.

Como cadastrar uma nota fiscal sem pedido?

Cadastrar uma nota fiscal sem pedido permite a você incluir registros de insumos que já estão no seu estoque, no depósito da sua obra ou compras emergenciais que foram realizadas sem pedido prévio.

Para isso, clique no menu Compras, no seu item Pedidos e Notas. Após, no botão Criar na cor azul, clique na opção Nota sem Pedido.

Qual a função do panorama de compras?

O Panorama de Compras permite comparar os valores dos insumos do orçamento realizado, com os insumos do pedido de compra e os da nota fiscal. Assim, você consegue comparar se os custos inicialmente propostos para para obra condizem com o que foi gasto nela.

Ele mostra a porcentagem de material que já foi comprado referente à quantidade orçada. Além disso, ele dá a possibilidade de ordenar os insumos pelo que foi orçado ou pelo comprado.

Como exportar um pedido?

Você pode exportá-los de 2 formas:

  1. Após editar um pedido ou cadastrar uma nota, ao clicar em “Salvar” aparecerá na sua tela a opção de “Salvar em PDF”. Para exportar, clique nesta opção.

2. Você pode exportar um pedido que ainda não foi recebido clicando no ícone de download que fica na lateral da lista de pedidos:

Como editar um pedido ou nota?

Para editar um pedido ou nota, você pode fazer de duas formas:

  1. Clique sobre o cadastro
  2. Clique no ícone de edição localizado ao lado do cadastro, como ilustra a imagem abaixo:

Como excluir um pedido ou nota?

Para excluir um pedido ou nota, clique no ícone de exclusão localizado ao lado do cadastro, como ilustra a imagem abaixo:

Qual a relação entre pagamento de um pedido e recebimento dele?

Por quê, no Sienge Go!, eu não consigo pagar uma despesa de um pedido antes de recebê-lo?

Com base nas validações que realizamos para o desenvolvimento do módulo Compras, vimos que pagar antecipadamente um pedido tem uma relação direta com o atraso da entrega desse material. Por isso, hoje no Sienge Go! não é possível pagar uma despesa de um pedido antes de recebê-lo, pois isso impossibilitaria a edição desse pedido.

Caso mesmo assim você queira realizar essa ação, indicamos que você cadastre a compra no Sienge Go! como uma nota sem pedido.

Engenharia

Como cadastrar uma obra?

Com as informações das obras eu consigo vincular as receitas, despesas e orçamentos referentes a elas. Além disso, no cadastro de um pedido, por exemplo, eu relaciono o pedido à obra que ele pertence e identifico o local onde os insumos deverão ser entregues.

Para cadastrar uma nova obra, acesse o módulo Engenharia e após, clique no item Obras.

Como criar um orçamento?

O orçamento é o que você entrega quando um cliente seu pergunta quanto você cobraria para realizar uma determinada obra. Hoje eu possibilito que você crie um orçamento de três formas:

  • Uma lista de insumos;
  • A preço informado;
  • Uma lista com serviços.

O vídeo abaixo apresenta como criar um orçamento utilizando essas três formas.

Como criar um cronograma de obra?

No canteiro de obras, o cronograma auxilia a elaborar uma linha do tempo com os prazos para cada etapa que será realizada. Para criar um cronograma, acesse o módulo Engenharia e clique em Orçamentos. Ao abrir um orçamento específico, na mesma janela ao lado dele há as funcionalidades de Calendário e Cronograma que podem ser configurados. A imagem abaixo indica essas funcionalidades.

Legenda: funcionalidades Calendário e Cronograma.

Como realizar a medição da sua obra?

A medição de obra possibilita o registro do acompanhamento dela, garantindo que os prazos sejam cumpridos de acordo com o planejamento. Após criar um orçamento e definir o calendário e cronograma da obra, você pode registrar as medições dessa obra. Para isso, acesse o módulo Engenharia e clique em Orçamentos. A quarta guia dessa mesma janela (Figura abaixo) está indicada como Medições. Nela, você pode registrar medições acumulativas.

Legenda: funcionalidade Medições

O que é o gráfico Orçado x Realizado?

O gráfico orçado x realizado apresenta um comparativo entre as medições realizadas na obra e o valor que foi orçado para ela.

Para visualizá-lo, clique em Dashboard e role a página até a metade dela. No lado esquerdo da tela, abaixo das Obras Ativas, você pode visualizar o gráfico Orçado X Realizado. Para visualizar o gráfico de outra obra, basta alterar a Obra corrente.

SINAPI

Como utilizar a SINAPI no Sienge Go!?

Para auxiliar na elaboração dos seus serviços e orçamentos, você pode importar serviços da tabela SINAPI para o Sienge Go!.

Para isso, siga os passos abaixo:

Passo 1) Acesse o módulo Cadastros Básicos -> Serviços. Clicando em “Criar”, aparecerá o botão “Pesquisar na SINAPI”, como indica a imagem abaixo:

 

Passo 2: Buque pela tabela referente ao seu estado e se ela é desonerada ou não desonerada. Lembrando que o preço não desonerado (ou sem desoneração) considera a contribuição previdenciária de 20% sobre a folha de pagamento. Já o preço desonerado (ou com desoneração) é o preço da mão de obra que não considera a contribuição previdenciária de 20%.

Passo 3: Após selecionar uma tabela SINAPI, defina em qual tabela do sistema o serviço deve ser salvo. A seguir imagem com indicações dos passos 2 e 3:

Passo 4) Após selecionar uma tabela, digite no campo “descrição” o nome do serviço. Clicando no serviço desejado, você verá todos os insumos necessários para sua realização, seus respectivos índices e custos.

Passo 5) Após validar o serviço e suas composições, clique no botão salvar. O serviço e suas composições (insumos e outros serviços, se for o caso) serão salvos na tabela indicada.

Após salvar o serviço, tanto ele quanto suas composições, ficarão disponíveis no sistema para a elaboração de orçamentos ou utilização no módulo de compras.

Observação: Os valores totais dos itens dos serviços importados pela SINAPI serão exibidos em 2 casas decimais (utilizando o conceito de truncamento – o truncamento é a limitação do número de dígitos à direita da vírgula decimal) e coeficientes com 7 dígitos, conforme o padrão da tabela SINAPI.

Caso deseje, você pode acessar o cadastro do serviço que acabou de importar e editá-lo, assim como os demais serviços do sistema. Os campos editáveis são:

  • Descrição do serviço;
  • Coeficiente e custos unitários das composições do tipo material ou mão de obra;
  • Unidade de medida do serviço.

Os campos estão destacados em vermelho, na imagem a seguir:

Outro ponto importante é que ao realizar a edição dos campos de coeficiente e custos unitários, os conceitos de truncamento e o número de casas decimais serão sempre mantidos conforme padrão da tabela SINAPI.

Telegram

O que acha de receber informações da sua empresa diretamente no seu celular?
Essa é a nova evolução do Sienge Go! para melhorar ainda mais a gestão da sua construtora.

Lembrando que as notificações são válidas apenas com o Telegram Oficial do Sienge Go!: Funcionário Digital do Sienge Go!.
Caso receba notificação de outro usuário, favor desconsiderar e avisar a Equipe Sienge Go!.

Acesse as opções do Menu ao lado para ver como aproveitar a Integração com o Telegram.

 

Vinculação de Usuário

Para começar a receber as notificações do Sienge Go! no seu Telegram é muito fácil.

Veja como:

  1. Vá até os Usuários
  2. Passe o mouse sobre o Usuário que irá ser vinculado ao Telegram e clique no símbolo do Telegram. Atenção: Ele precisa ser Administrador.
  3. Coloque seu usuário do Telegram sem o “@” e aperte em Salvar.

  4. Vá no seu Telegram, na parte de Busca (“Mensagens ou usuários”) e busque por Funcionário Digital do Sienge Go!. Clique no que tem a logo do Sienge Go!.
  5. Ao abrir o usuário Funcionário Digital do Sienge Go! clique em “Começar”. Confirme se recebeu a mensagem de Confirmação da Vinculação com Sucesso. Pronto! Parabéns, o Sienge Go! está vinculado com seu Telegram!

Desvinculação de Usuário

Caso não queira mais receber notificações do Sienge Go! no seu Telegram, siga os passos abaixo:

  1. Vá até Usuários
  2. Passe o mouse sobre o Usuário que você quer desvincular
  3. Clique no símbolo/logo do Telegram
  4. Ao abrir a caixa do Telegram, clique no Botão Remover
  5. Confirme a Exclusão. Pronto, seu Usuário está desvinculado do Telegram.

Notificações Disponíveis

Desenvolvemos a Integração do Sienge Go! com o Telegram para sempre irmos evoluindo e darmos mais informações para nossos clientes.

Atualmente optamos por iniciar com a Notificação de Despesas, visto que a parte Financeira é a mais utilizada pelas construtoras.

Como funcionará?

  • Você receberá as despesas com Vencimento para o dia, às 08:00.
  • Serão enviadas apenas Despesas em Aberto (ou seja , que não foram pagas)
  • Despesas com Vencimento no Final de Semana (Sábado e Domingo), serão enviadas na Segunda-Feira
  • Serão enviadas apenas as Despesas que afetam o Fluxo de Caixa, ou seja, apenas as Faturadas para a Empresa
  • Em despesas rateadas entre várias obras, será mostrado o Valor Total (que pode ser conferido ao clicar em uma despesa rateada na Lista de Despesas)

Cadastros Básicos

Como cadastrar um grupo de insumos?

Os grupos de insumos possuem como objetivo categorizar os insumos, auxiliando você em um novo pedido de compra ou cadastro de uma nota fiscal. Um grupo de insumos pode ser criado acessando o menu Cadastros Básicos, no item Grupos de Insumos.

Como cadastrar tipos de insumos?

Os Tipos de Insumo são utilizados ao criar um orçamento e auxiliam na categorização dos insumos. Para criá-los, acesse o menu Cadastros Básicos e clique em Tipos de Insumos.

Como cadastrar marcas?

Adicionar uma marca de um insumo ao Sienge Go! pode auxiliar um novo funcionário seu no momento de efetuar novos pedidos, por exemplo. Este funcionário irá buscar pela marca que em geral você compra e não pelo valor mais baixo, garantindo assim a qualidade dos materiais utilizados na sua obra. Para cadastrar uma nova marca de insumo, acesse o módulo Cadastros Básicos e clique em Marcas.

Como adicionar uma Tabela de Insumos e Serviços?

A Tabela de Insumos e Serviços possui como função agrupar os insumos e serviços, auxiliando você no cadastro de um novo orçamento. Para criar uma nova Tabela de Insumos e Serviços, acesse o módulo Cadastros Básicos e clique em Tabela de Insumos e Serviços.

Como importar insumos ou serviços?

No Sienge Go! você pode importar os seus insumos ou serviços por meio de uma planilha, dando a você mais rapidez no processo de criação de insumos e serviços.

Para isso, acesse o menu Cadastros Básicos e clique em Tabela de Insumos e Serviços. Após, clicando em criar, você verá a opção de importar arquivos. A imagem abaixo ilustra esse processo.

Legenda: caminho para importação de insumos ou serviços.

Para ser importada, as planilhas precisam estar em um formato específico. Disponibilizamos abaixo os modelos de planilha e uma cartilha com instruções de como preenchê-las.

Converse com o seu consultor sobre a importação de insumos e serviços. Ele saberá auxiliar você da melhor forma para que essa funcionalidade dê ainda mais rapidez aos seus processos.

Como cadastrar um insumo?

Os insumos são os materiais específicos para a obra. Hoje eu possuo cerca de 600 insumos pré-cadastrados que auxiliam no cadastro de um orçamento. Para cadastrar um novo insumo, acesse o módulo Cadastros Básicos e clique em Insumo. Você pode cadastrar um insumo de duas formas:

  • Clicando no botão azul criar;
  • Clicando no ícone duplicar (indicado na figura abaixo)  e alterando os dados do novo insumo criado.

Legenda: ícone para duplicar insumo.

Como cadastrar um serviço?

O serviço é o termo que utilizo para denominar a criação de uma composição unitária de custos. Ou seja, é o conjunto de insumos necessários para a realização de determinada tarefa.

Dentro desta tarefa, cada insumo possui seu preço unitário e seu coeficiente de produtividade ou consumo que criam o seu custo. A criação de um serviço é fundamental para depois você criar um orçamento com composição unitária de custos.

Para criar um novo serviço, acesse o menu Cadastros Básicos e após, o item Serviços.

Como cadastrar um fornecedor?

O registro dos seus fornecedores pode auxiliar você na tomada de decisão para negociar melhores preços e saber com qual você está gastando mais. Além disso, ao solicitar a compra de um insumo, você indica o nome do fornecedor e eu incluo os dados dele automaticamente. Você pode cadastrar um fornecedor de duas formas:

  • Acesse o módulo Cadastros Básicos e clique no recurso Fornecedor para ir para o formulário e adicionar um novo;
  • No formulário de criação de orçamento ou pedido, digite o nome no campo Fornecedor e clique no botão verde para adicionar, como indica a imagem abaixo:

Legenda: campo para adicionar um novo fornecedor automaticamente.

Como cadastrar um cliente?

Os clientes são vinculados no registro das Receitas, auxiliando você a controlar quais deles estão com o pagamento em dia. Você pode cadastrar um cliente de duas formas:

  • Acesse o menu Cadastros básicos e após, o seu item chamado Cliente;
  • No formulário de criação de Receitas, digite o nome no campo Cliente e clique no botão em cor verde para adicionar, como indica a imagem abaixo:

Legenda: Campo para adicionar um novo cliente automaticamente.

Contato - Suporte

Em caso de dúvidas ou problemas ao utilizar o Sienge  Go!, entre em contato com o nosso suporte:

Importante: para primeiro acesso, entre em contato com o suporte para criação de login e senha.

  • E-mail:  suporte_siengego@softplan.com.br
  • WhatsApp: (48) 3027-8187

Importante: para que possamos auxiliar você, ao abrir um chamado por meio do e-mail ou WhatsApp é necessário informar:

  • A razão social da sua empresa;
  • O motivo da abertura do chamado;
  • Se possível, anexe imagens e vídeos sobre o problema ou dúvida que você está relatando.