Características do Produto Sienge ERP


O Sienge ERP é composto por módulos e portais interligados. Assim você pode escolher quais e quantos quer contratar. Quer conhecer mais detalhes?

Antes de tudo, é importante saber diferenciar:

MÓDULOS SISTEMAS PORTAIS e APLICATIVOS
Divisões internas do Sienge, baseadas nos departamentos de uma empresa da construção. Subdivisões dos módulos que correspondem a atividades específicas dos departamentos. Ferramentas, integradas aos sistemas, que permitem o acesso sem que o usuário esteja navegando no ERP.

 

Conheça nesta página o descritivo do Sienge ERP:

Engenharia

Custos Unitários

O Sistema de Custos Unitários funciona como um repositório de insumos e serviços para serem utilizados nas obras. Os insumos e serviços são organizados em grupos e podem ser divididos em diferentes tabelas de custo.

Orçamento

Este sistema possibilita a realização da estimativa de custos de uma obra por meio do levantamento das quantidades de serviços executados. Esses serviços podem ser cadastrados diretamente na obra, copiados do sistema de custos unitários ou reproduzidos com base em outras obras. No cálculo dos valores do orçamento, podem ser aplicados percentuais de encargos sociais e BDI.

Planejamento

O sistema de Planejamento permite que os valores orçados sejam programados no tempo de execução da obra. A integração com o MS Project viabiliza que os cronogramas criados na ferramenta alimentem o planejamento da obra no Sienge. A programação pode ser utilizada para prever a necessidade de comprar insumos.

Acompanhamento

O sistema de Acompanhamento permite o registro de medições físicas das obras. Desta forma, é possível perceber se o andamento da obra está de acordo com o planejamento ou não. As medições podem ser registradas por quantidades ou percentuais.

Diário de Obra

Permite o registro de dados cotidianos das obras, como o clima, as tarefas executadas, a quantidade de profissionais mobilizados e as ocorrências em geral. Manter um registro de diário de obras é uma exigência do Confea. Ao criá-lo no Sienge, você também passa a coletar e armazenar dados importantes da obra.

Controle de Mão de Obra

Este sistema permite que sejam apontadas as tarefas executadas na obra, quanto foi executado, quem foi responsável pela execução e quanto foi pago por cada unidade de tarefa realizada. Com base nessas informações, é possível gerar títulos para pagar pela produção executada por cada credor.

Exportações e Importações

Por meio das funcionalidades do Exportação e Importação, é possível popular e exportar os dados dos sistemas de Custos Unitários e Orçamento, bem como importá-los das tabelas de custos fornecidas pelo DNIT.

Integração BIM

A integração BIM facilita a alimentação do orçamento de obras. Por meio deste sistema, é possível exportar os serviços do Sienge e importar o orçamento com base em um projeto modelado em BIM. É importante observar que hoje a integração só é compatível com o Revit.

Apoio

No apoio do módulo de Engenharia, há funcionalidades que permitem a liberação para uso das planilhas de orçamento e planejamento alocadas. Para tanto, aprovações específicas garantem que somente usuários autorizados realizem essas ações. Este sistema também contém o cadastro de locais de obra, utilizado para registrar onde inspeções de serviços ou apontamentos de produção foram realizados.

Suprimentos

Compras

No sistema de Compras, é possível realizar/controlar de forma eficaz todas as etapas do processo de compras, desde a solicitação até a entrega do material.

As solicitações de compra podem ser cadastradas conforme as necessidade de suas obras (de acordo com o orçamento/planejamento) ou do almoxarifado. O processo pode ser parametrizado para que ocorram aprovações por alçadas em todas ou algumas etapas, de acordo com a estrutura e as atividades realizadas em sua empresa. Além disso, o sistema conta com uma gama de autorizações de preços e divergências entre as etapas.

Na etapa de cotações de preços, o sistema permite agrupar as solicitações, aumentando o poder de negociação mediante o volume concentrado. A cotação contempla ainda o registro das negociações com os fornecedores para tomada de decisão quanto à melhor opção de compra. Com base na cotação, é possível criar os pedidos e notificar os fornecedores, otimizando o processo.

A cotação também é integrada ao Portal do Fornecedor, por meio do qual é possível enviar uma cotação para que o fornecedor preencha e o comprador acompanhe diretamente no Sienge.

Os pedidos de compra geram previsões de pagamento para acompanhamento junto ao setor financeiro e possibilitam um contato direto com o fornecedor por intermédio do envio de e-mails. O lançamento das notas fiscais pode ser realizado com a chegada dos materiais, associada aos pedidos correspondentes. A possibilidade de leitura do xml de notas fiscais eletrônicas facilita a entrada das informações de forma confiável.

Os materiais entram automaticamente para o estoque a partir do lançamento das notas fiscais, agilizando o controle de armazenamento.

Contratos e Medições

Com o sistema de Contratos e Medições, é possível realizar a gestão dos contratos com prestadores de serviços ou contratantes, armazenando todas as informações pertinentes, como cláusulas, caução, permuta, impostos, faturamento direto, aditivos, etc.

As medições registradas nos contratos permitem a liberação automática do pagamento ou recebimento para o Contas a Pagar e Contas a Receber, de acordo com os serviços executados. O processo automatizado agiliza o faturamento de medições pelo setor financeiro.

A operação pode ser parametrizada para que ocorram aprovações por alçadas em todas ou algumas etapas, de acordo com a estrutura e os processos de sua empresa. Além disso, o sistema conta com uma gama de autorizações de preços e divergências entre as etapas.

Estoque

Este sistema permite o controle das quantidades de insumos em estoque por centro de custo. Assim, é possível realizar operações de entrada, saída e transferência de insumos.

É Integrado ao módulo Compras, o que permite que, ao cadastrar uma nota fiscal de compra, a quantidade do insumo seja acrescida no estoque. Isso ocorrerá nos casos em que a movimentação do insumo esteja configurada para ocorrer por meio de notas fiscais.

Integração com Serviços de Compras

O sistema de Integração com Serviços de Compra agiliza o processo de compra por meio da integração do Sienge com aplicativos, como o Construcompras, que fornecem cotações de preços. Assim, elimina-se a digitação manual das respostas dos fornecedores.

Financeiro

Contas a Receber

O sistema de Contas a Receber viabiliza o acompanhamento financeiro dos contratos com origem nos sistemas Comercial > Venda, Locações, Gestão de Condomínios, Medições e Contas a Pagar (títulos de contrapartida). Ou seja, é um centralizador das informações financeiras do Sienge.

Também possibilita a realização de renegociações (reparcelamento), reajuste de valores para os contratos de venda com correção anual (repactuação), além de controle de valores inadimplentes e/ou sub judice.

Com relação ao controle de valores inadimplentes, permite efetuar o envio de e-mails e SMS aos clientes com notificação sobre o vencimento da parcela, anexar boletos e emitir malas-diretas customizadas.

Propicia ainda a realização das baixas dos valores pagos dos títulos a receber, a cessão de direitos entre clientes e o distrato de títulos avulsos gerados através do sistema de Contas a Receber. É possível também efetuar a baixa com cartão de crédito. Para tanto, devem ser informados os dados do cartão e, posteriormente, executada a leitura de um arquivo disponibilizado pela Cielo para baixa das parcelas.

Contas a Pagar

O sistema de Contas a Pagar possibilita cadastrar despesas com apropriações financeiras, obras e departamentos, retenção de impostos e anexos, além de gerar títulos a receber em contrapartida. Também permite controlar as previsões de pagamento, promovendo a baixa por substituição na entrada do título definitivo.

Também é possível realizar o cadastro de financiamento bancário com sistema de amortização SAC e PRICE, automatizar o pagamento dos títulos com alçadas de autorização, registrar pagamento escritural, bem como efetuar envio e leitura com alçadas de autorização.

Além disso, permite gerar guias de impostos retidos e emitir guias sem código de barras; efetuar pagamentos com possibilidade de emissão de cheque; promover adiantamentos e abatimentos vinculados ou não a pedidos de compra e contratos; executar cobrança de administração de obra; gerar relatórios de contas a pagar e pagas (podem ser configuráveis) e de extrato do credor, entre outros; e criar mala direta configurável para fornecedores.

O contas a pagar valida as permissões de acesso de usuários a informações confidenciais sobre a empresa, departamentos, obras e centro de custo.

Caixa e Bancos

Consolida as informações de recebimento e pagamento realizadas nos sistemas de Contas a Receber e Contas a Pagar, permitido as seguintes operações:

Cadastro das contas correntes da empresa com inicialização de saldos.

    • Controle de saldo e emissão de extrato das movimentações.
    • Realização de movimentações avulsas.
    • Conciliação bancária, que pode ser realizada manualmente ou através da importação do arquivo de extrato padrão CNAB fornecido pela instituição financeira.
    • Configuração e geração de movimentos de tarifas e outras taxas automaticamente, com base nos dados do extrato digital importado.
    • Operações com cheques de pagamento avulsos ou vinculados a títulos do contas a pagar.
    • Configuração da impressora (matricial, a laser ou de cheque) que será utilizada para emissão do cheque (frente, verso e cópia).
    • Realização do estorno dos cheques recebidos através do contas a receber.

Integração Folha de Pagamento

Importa arquivos relativos aos valores a serem pagos pela folha de pagamento, permitindo a configuração dos dados. Isso pode ser feito de forma aberta, funcionário por funcionário, ou de forma resumida.

A importação gera títulos a pagar no sistema de Contas a Pagar, que podem ser baixados ou programados para o pagamento escritural.

A confidencialidade dos dados é obtida pelo uso de documentos confidenciais e das permissões de acesso utilizadas pelo Contas a Pagar.

Notas Fiscais

Sistema específico para emissão de Notas Fiscais de Serviço. É vinculado ao sistema de Contas a Receber e possui integração com o sistema Dinâmica, que se comunica com as prefeituras para emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Serviço.

Apoio

O apoio é responsável pelos cadastros básicos do sistema de Contas a Receber. Fornece informações sobre operações de cobrança, portadores e configuração de cartão de crédito.

Nota Fiscal Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal

O sistema emite Notas Fiscais Eletrônicas de produtos no ambiente nacional. É possível gerar NF-e normal, de ajuste, complementar e de devolução. Possui integração com os módulos Suprimentos e Contas a Receber. Emite Nota Fiscal Eletrônica para as operações de transferência de estoque (no sistema de Estoque) e de devolução de material (no sistema de Compras). Funcionalidades: Emissão de NF-e, Inutilização de NF-e, Cancelamento de NF-e e Relatórios de NF-e.

Recepção de Nota Fiscal

O sistema recepciona os arquivos xml de Notas Fiscais Eletrônicas emitidas por fornecedores contra a empresa. Funcionalidades: Manifesto do Destinatário, Download dos Arquivos xml e Consulta de NF-e recebidas

Contabilidade/Fiscal

Integração Fiscal

Por meio do sistema Integração Fiscal, é possível exportar dados em formato/layout predeterminado, integrando-os a outro sistema para apuração e envio de obrigações fiscais, caso o cliente Sienge use outra solução. Também gera os registros F100, F200, F525, F700 e 1800 para entrega do EFD Contribuições.

Obrigações Fiscais

Seguindo os preceitos da legislação fiscal, o sistema Obrigações Fiscais recepciona as informações fiscais cadastradas, processa as apurações dos tributos das empresas, gera as declarações fiscais e emite relatórios de conferência.

Funcionalidades: Apuração de PIS/COFINS; Apuração de IRPJ/CSLL; Apuração de RET; Apuração de ICMS; EFD-Contribuições; EFD-Reinf; DIRF; DCTF; SPED ICMS/IPI; GIA (SP, RS, RO); DIME (SC); DIEF (PA); LFE (DF); Livros Fiscais de ICMS; Relatórios de Memória de Cálculo de PIS/COFINS, IRPJ/CSLL e RET; Relatórios de Inconsistências e Acompanhamento.

A utilização do sistema torna o cumprimento das obrigações fiscais mais ágil e seguro, eliminando o retrabalho e o risco da perda de informações.

Integração Contábil

Este sistema integra a área contábil com os demais departamentos da empresa, como os setores de Compras, Financeiro e Comercial, transformando as informações em lançamentos contábeis conforme as parametrizações realizadas. Assim, elimina-se a necessidade de redigitação dos dados, tornando o processo mais rápido, eficiente e aumentando a confiabilidade das informações.

Contabilidade

O sistema de Contabilidade proporciona segurança e agilidade na geração de lançamentos contábeis e fornece informações para tomada de decisão por meio de relatórios e demonstrações contábeis.

Entre seus principais recursos, estão: plano de contas flexível; históricos padrões; lançamentos de partidas simples ou múltiplas; balanços e balancetes; demonstrações de resultado; fechamento contábil; rateios por centros de custos; encerramento das contas de resultado (zeramento das contas); emissão de relatórios comparativos; emissão dos relatórios por centro de custo; ECD – Escrituração Contábil Digital; ECF – Escrituração Contábil Fiscal.

Custo Orçado e Incorrido

O sistema de Custo Orçado e Incorrido permite controlar os custos e as receitas de acordo com a orientação OCPC 01 (R1). Os custos são apropriados conforme a evolução das vendas, e as receitas reconhecidas à proporção que a obra avança. São disponibilizados relatórios que demonstram a apropriação de custos e o reconhecimento da receita. A emissão dos lançamentos contábeis ocorre mensalmente para o sistema de Integração Contábil.

Acompanhamento de Correção

A funcionalidade de acompanhamento de correção é utilizada para realizar o acompanhamento dos valores financeiros do sistema de Contas a Receber. Trata-se de uma facilidade para realizar a contabilização de correção monetária, juros contratuais, valores recebidos e saldo devedor dos clientes.

Comercial

Pró-Vendas

O sistema Pró-Vendas possibilita o acompanhamento do relacionamento com prospects, armazenando os interesses do potencial cliente e os dados obtidos em cada contato com o mesmo. Também permite a criação de propostas de venda e simulação de contratos.

Vendas

O foco do sistema de Vendas é o registro de contratos de vendas de imóveis próprios. Permite o registro de comissões de vendas associadas a esses contratos, a reserva de unidades, a emissão de tabelas de preço e a impressão de contratos com base nas informações do sistema, sem a necessidade de intervenção humana) O sistema de Vendas não atende a empresas de intermediação imobiliária.

Locação de Imóveis

O sistema de Locações atende à locação de imóveis próprios. Permite o cadastro do contrato de locação e suas informações, o registro das obrigações contratuais (como IPTU, seguro e condomínio) e o registro das operações no ciclo de vida do contrato (como renovação, reajustes, e aditivos).

Este sistema não atende à locação de imóveis de terceiros.

Assistência Técnica

O sistema de Assistência Técnica realiza o cadastro e acompanhamento de solicitações de assistência técnica, geração de ordens de serviço, pedidos de insumo e vistorias, até o encerramento da demanda. ]

Gestão de Condomínios

O sistema de Gestão de Condomínios gera quadros de rateio de condomínios, permitindo o cadastro de diferentes tipos de fundos e a emissão do demonstrativo do condomínio no boleto.

Apoio

O Apoio permite o cadastro e configuração de informações que serão utilizadas nos demais sistemas do módulo Comercial. Possibilita o cadastro de unidades e tabelas de preço, modelos de contratos de vendas e locações, propostas de termos de rescisão e notas promissórias, entre outras informações.

Administrativo

Certidões

Permite o controle do prazo de validade de cada certidão, a descrição de procedimentos para retirá-las ou revalidá-las e o cadastro de órgãos emissores. Possibilita também a delegação de tarefas aos usuários, lançando um aviso automático aos responsáveis quando um procedimento não é realizado dentro do prazo estabelecido.

Suporte à Decisão

Gerencial Financeiro

O sistema Gerencial Financeiro tem por finalidade apresentar os dados financeiros da empresa de forma consolidada. É possível obter relatórios de fluxo de caixa sintéticos, analíticos e por plano de contas, bem como realizar análises de resultados financeiros a fim de facilitar a tomada de decisão pelo gestor.

Gerencial de Obras

O sistema Gerencial de Obras apresenta relatórios com dados consolidados, que mesclam informações do Financeiro, de Engenharia (como orçamento e planejamento de obras) e de Suprimentos (como contratos e medições).

Com esses dados, o sistema fornece insumos suficientes para identificar possíveis desvios na obra, como apropriações indevidas e atrasos.

Entre suas funcionalidades estão os relatórios: Custo por Nível, Analítico de Apropriações de Obra, Comparativos Orçado, Planejado, Medido x Comprometido.

Gerencial Suprimentos

O sistema Gerencial Suprimentos apresenta dados relativos a compras, contratos e estoque de forma consolidada, possibilitando cruzá-los com dados do orçamento da obra. Desta forma, o sistema auxilia no acompanhamento das quantidades de insumos orçadas X realizadas ao longo da obra.

Aplica-se a obras que possuem orçamento/apropriações.

Orçamento Empresarial

O sistema Orçamento Empresarial permite a realização do planejamento financeiro por centro de custo, por departamento ou por tipo de negócio, com base nas contas do plano financeiro. É possível realizar a comparação dos valores orçados com o realizado financeiro nos diferentes níveis de apresentação. Este sistema é útil para projetar despesas e receitas, verificando posteriormente se os resultados obtidos estão dentro das metas estabelecidas.

Viabilidade Econômica

Este sistema possibilita a realização de estudos de viabilidade econômica para construção de empreendimentos. Normalmente utilizado pela alta gestão da empresa, consiste em criar cenários diversos que venham a simular os custos de uma obra e a expectativa de receita.

Funcionalidades: Projeção de Receitas; Tabelas de Preço; Fluxo de Caixa do cenário; Indicadores como TIR e VPL.

Acompanhamento de Viabilidade

Este sistema funciona em conjunto com o Viabilidade Econômica. Com o estudo concluído, é possível acompanhar o andamento da obra e compará-lo ao estudo de viabilidade simulado.

Apoio

Integra o sistema Suporte à Decisão. É composto de um cadastro de Visão, que consiste em um agrupamento de planos financeiros. Por meio dele, é possível realizar agrupamentos e acessar informações das contas cadastradas do sistema de forma mais consolidada.

Gestão da Qualidade

Administração Integrada

No sistema Administração Integrada, é possível: definir a política, os objetivos e os processos de qualidade; controlar a documentação envolvida; convocar reuniões e registrar suas deliberações; e cadastrar os indicadores dos processos, realizando medições e acompanhamento por meio de consultas e gráficos.

Auditoria Interna

O sistema Auditoria Interna permite a criação de planos anuais e planejamentos de auditoria interna. Todos os envolvidos (auditores, responsáveis pelo setor a ser auditado, representantes da direção) podem ser notificados. Após a auditoria, é possível registrar no sistema o andamento dos trabalhos.

Também possibilita a criação e emissão de checklists personalizados para cada procedimento, a fim de auxiliar a identificar o que deve ser auditado.

Melhoria Contínua

O sistema Melhoria Contínua permite o registro de não conformidades ou sugestões de melhorias para os processos. Para todas as melhorias registradas, o sistema obriga o cadastro da análise crítica, promovendo o registro das atividades que devem ser executadas para a solução das questões, bem como a notificação automática dos envolvidos.

Também é possível registrar a conclusão das atividades e o encerramento ou não da melhoria cadastrada.

Normas e Procedimentos

O sistema Normas e Procedimentos permite implantar os conceitos de padronização e de qualidade, buscando a melhoria contínua nos serviços gerais.

Para os serviços de obra controlados, é possível definir: o que deve estar pronto para que o serviço seja executado; que ferramentas, materiais e profissionais devem ser utilizados; que itens de segurança devem ser observados; que sequência de tarefas deve ser seguida; e que padrões de qualidade devem ser atingidos.

Controle de Aquisições

O sistema Controle de Aquisições permite implantar os conceitos de padronização e de qualidade, buscando a melhoria contínua nos serviços das obras.

Para os serviços de obra controlados, é possível definir: o que deve estar pronto para que o serviço seja executado; que ferramentas, materiais e profissionais devem ser utilizados; que itens de segurança devem ser observados; que sequência de tarefas deve ser seguida; e que padrões de qualidade devem ser atingidos, considerando as particularidades de cada obra.

Controle Ambiental

O sistema Controle Ambiental tem por objetivo auxiliar na gestão de informações sobre ameaças ao ambiente, incluindo o acompanhamento da legislação e o controle dos resíduos gerados pela empresa. Nele são cadastrados os aspectos e os impactos ambientais.

Os impactos são as consequências, previsíveis ou não, dos aspectos ambientais que podem ocorrer ao meio ambiente no local em que obra está sendo executada.

Possibilita o cadastro da procedência do resíduo, os tipos de acondicionamento (embalagens) para seu armazenamento e sua destinação.

Também relaciona os aspectos ambientais, o setor/obra e os requisitos legais, facilitando a identificação destes caso as obras ocorram em cidades ou estados diferentes.

Responsabilidade Social

O sistema Responsabilidade Social permite cadastrar as iniciativas planejadas para atingir e manter a meta cadastrada para um indicador. Após o cadastro da iniciativa, é preciso cadastrar as atividades a serem desenvolvidas, informando os colaboradores que irão realizá-las e as despesas previstas.

Gestão de Ativos

Patrimônio

No sistema de Patrimônio, é possível manter um registro dos bens da empresa por centro de custo, bem como movimentá-los por meio de baixa ou envio a outros centros de custos. É possível também manter o controle de depreciação dos bens, representando assim seu valor atual.

Frotas e Equipamentos

No sistema de Frotas e Equipamentos, é possível controlar os equipamentos e seus componentes, registrando manutenções, abastecimentos, utilizações, movimentações e localização.

Locação de Equipamentos

O sistema de Locações permite que os equipamentos próprios sejam alocados a outras obras da empresa. Desta forma, é possível controlar os custos do maquinário com mais precisão.

Portais

Portal do Fornecedor

O Portal do Fornecedor permite o envio automático de convites para os fornecedores participarem de cotações de preços cadastradas. Desta forma, o processo de cotação de preços se torna ágil, pois elimina a digitação manual das respostas dos fornecedores.

Portal do Cliente

O Portal do Cliente permite que o cliente acesse as informações financeiras de seus contratos de venda com a empresa. É possível realizar o download de boletos, verificar os valores a pagar e cadastrar solicitações de assistência técnica.

Portal do Corretor

O Portal do Corretor permite que os corretores registrem as informações de prospects, seu relacionamento com os mesmos e o registro de propostas. É possível também emitir o quadro-espelho do empreendimento para auxiliar no processo de vendas.

Desta forma, aqueles corretores que não são funcionários diretos da incorporadora podem utilizar o sistema sem a necessidade de acessar o Sienge.

Portal de Ensino a Distância

Independentemente dos sistemas adquiridos pela empresa, os colaboradores podem acessar os cursos de todos os módulos por meio deste portal.

O Sienge é o único software de gestão da Indústria da Construção com Ensino a Distância integrado ao sistema. São mais de 60 cursos para manter seus colaboradores capacitados.

Mobile

Aprovação de Pedido de Compra

Sincroniza-se com o ERP, apresentando ao aprovador os dados de pedidos de compra agrupados por obra. Assim é possível autorizar ou reprovar os pedidos de compra, notificar o comprador e trabalhar com os dados offline após a sincronização.

Aprovação de Solicitação de Compra

Sincroniza-se com o ERP, apresentando os dados de solicitações de compra agrupadas por obra. Permite ao aprovador autorizar ou reprovar as solicitações de compra, notificar o solicitante e trabalhar com os dados offline após sincronização.

Recursos Humanos

Administração de Pessoal

Neste sistema, são executadas todas as tarefas relativas às rotinas trabalhistas, desde a admissão do colaborador até seu desligamento da empresa.

É responsável também pelas atividades relacionadas à emissão de folha de pagamento e remuneração dos colaboradores, entre outras exigências da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que concentra a maioria das leis trabalhistas praticadas no Brasil.

Principais processos contemplados: admissão; vale-transporte; férias; rescisões; RAIS; DIRF.

Benefícios

O Sienge RH oferece os recursos para que o setor possa gerir o fornecimento de benefícios aos colaboradores, bem como obter informações precisas sobre os custos relativo à assistência médica, assistência odontológica, vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação, cesta básica e convênios.

Ponto Eletrônico

A solução atente às exigências da portaria 1.510/2009, que trata da implantação do Registro Eletrônico de Ponto (REP), e da portaria 373/2011, que permite às organizações adotarem sistemas alternativos de marcação de ponto em substituição ao REP.

Abrange as rotinas de tratamento de ponto, adequando-se às regras determinadas pelo empregador ou pelo acordo coletivo. Mantém o controle da frequência dos colaboradores, permitindo o acesso direto pelos gestores, tratamento automático de ocorrências, controle de banco de horas e escalas de revezamento.

Segurança do Trabalho

No sistema Segurança do Trabalho, é possível controlar atividades como: controle de riscos ambientais; emissão do formulário do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA; gerenciamento de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), com controle de localização e manutenção; gerenciamento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), com controle de estoque e fornecimento para colaboradores; controle de participantes e mandatos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com armazenamento de atas; obrigatoriedade do e-Social a partir de 2019.

Medicina do Trabalho

Sistema que controla a prevenção de acidentes na empresa, auxiliando a atender à Norma Regulamentadora (NR) de Política de Prevenção de Acidentes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Neste sistema, são registrados: atendimento ambulatório (médicos, agendamento, etc.), atestados médicos (integrado ao sistema de Ponto), exames médicos (admissional, demissional, periódico, etc.), enfermidades, vacinas, Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e prontuário médico.

Treinamento

Este sistema oferece ao setor de Recursos Humanos o auxílio necessário para que o profissional possa gerir a capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, como: cursos por cargo, levantamento de necessidade de treinamento, controle de turmas, gerenciamento de custos, histórico de formação, histórico de cursos e histórico de congressos.

Recrutamento e Seleção

Sistema que oferece os recursos para seleção, através de filtros, dos candidatos que melhor se encaixam no perfil desejado. Permite o acompanhamento de todas as etapas do processo de contratação. Tem como funcionalidades: Banco de Currículos (Trabalhe conosco); Vagas c/ Publicação Online; Critérios Fixos de Seleção (p/Empregador, Cargo, Setor, etc.); Triagem de Currículos através da combinação de critérios; Acompanhamento de Etapas do Processo Seletivo.

Workflow

Este sistema permite criar fluxos para processos. O gestor ou colaborador faz uma solicitação, que passa por todos os níveis de aprovação necessários, sendo automaticamente efetivada. Contempla: Contratações, Demissões, Férias, Promoções, Troca de Horário e Reajustes Salariais.

Cargos e Salários

A Gestão de Cargos e Salários tem por objetivo informar aos colaboradores os caminhos necessários para progredir na carreira e na organização.

São fixados critérios que permitem à empresa um exercício profissional e impessoal das atividades gerenciais e administrativas para reconhecer e recompensar a capacitação e desempenho de seus funcionários.

O sistema tem como funcionalidades: descrição completa do cargo, manutenção de tabelas salariais (com faixas e níveis), fixação de valores para admissão, reajuste de tabela salarial e enquadramento de colaboradores.

Portal do Colaborador

Este portal permite ao colaborador acessar informações de seu interesse de forma direta e centralizada, promovendo sua participação ativa nos processos e reduzindo sensivelmente o fluxo de colaboradores no setor de Recursos Humanos.

No Portal do Colaborador constam: Notícias Corporativas, Justificativa de Ocorrências de Ponto, Alteração de Dados Cadastrais, Solicitações, Emissão de Recibo de Pagamento, Emissão de Recibo de Férias e Emissão de Informe de Rendimentos.

Contencioso Trabalhista

Oferece segurança e agilidade no controle e gerenciamento de processos trabalhistas. Funcionalidades: Cadastros de Advogados, Varas e Reclamantes, Histórico de Processos e Controle das Audiências.

Mensageria e-Social

Responsável por buscar os eventos / XMLs gerados pelo Sienge RH e enviar ao e-Social, respeitando a sequência necessária dos eventos.

Apoio

O módulo de Apoio é requisito para qualquer funcionalidade do Sienge, pois permite o cadastro de diversas informações que serão utilizadas em todos os outros módulos do sistema, tais como documentos, localidades, contas correntes, indexadores e cadastros básicos fiscais.

Nele são realizados os registros de pessoas físicas ou jurídicas, como clientes, colaboradores, credores, fornecedores e investidores.

Além da criação do cadastro de bem como de suas empresas/SPEsS. Estas últimas podem estar que, associadas a centros de custo diferentes, permitindo uma gestão individualizada.

O Apoio possibilita gerar diversos relatórios, contendo detalhes sobre obras, centros de custo, plano financeiro, contas e apropriações financeiras.

Esses documentos também podem apresentar informações detalhadas sobre clientes, credores e empresas cadastradas, assim como comparar valores de indexadores por período.

Os relatórios podem ser configuráveis, isto é, personalizados com base em modelos pré-cadastrados.

Segurança Módulo em que o administrador do Sienge cria usuários e senhas, controlando os acessos e a alimentação de dados no sistema por meio da criação de diferentes perfis de usuários, empresas, obras e outros requisitos.

Ele contém o sistema de Administração, que permite a emissão automática de relatórios para monitorar a utilização do ERP, realizar auditorias e até criar aviso de atividades para determinados usuários.

 

Caso você tenha interesse em conhecer mais detalhes do Sienge ERP, converse com o Parceiro Autorizado Sienge de sua região.

 

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