Logo Sienge
Whitepaper Gratuito

Custo Global da Construção Civil – Passo a passo

Aprenda tudo que você precisa para entender melhor o que é o Custo Global

Seta para Formulário
Faça o download grátis aqui!
Basta preencher o formulário abaixo

Baixe gratuitamente preenchendo nosso formulário!

BAIXAR
Esse material é útil para
- Entender melhor o que é o Custo Global
- Aprender a calcular o seu custo global
- Encontrar meios de agregar valor à obra
- Trabalhar melhor o custo benefício das suas obras
- Construir um check list sobre o passo a passo do custo global
Sobre o Material

Manter o custo global em parâmetros vantajosos para empresas e clientes é a meta que a sua incorporadora deve perseguir em todos os projetos. Mas você bem sabe que regras e restrições podem tornar mais complexa a chegada a este objetivo. A NBR 15575, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é um exemplo disto. A norma começou a ser elaborada em uma parceria entre entre a Caixa Econômica Federal e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) – Inovação e Pesquisa ainda no ano 2000. Somente em 2013 entrou finalmente em vigor, mudando as estratégias de incorporadoras em todo o Brasil.

A ideia por trás da NBR 15575 é nivelar por cima o padrão do projeto o que é melhor para o consumidor, mas acarreta em um orçamento de construção civil mais elevado. Toda a regra é baseada na ideia de Vida Útil (VU) do empreendimento e de Vida Útil do Projeto (VUP). Não há como começar a calcular o custo global sem levar em consideração o que significam esses conceitos. Qual deve ser, por exemplo a VU de um sistema de pisos? E de outros sistemas internos e internos, quanto deve durar o material aplicado?

 

Garantir essa durabilidade é arriscado para as incorporadoras que não seguem um padrão mínimo de qualidade. Então, aliada à complexidade dessa norma, outros aspectos desafiadores para o orçamento da Construção Civil estão em garantir meios de agregar valor à edificação e de trabalhar o custo benefício na escolha de processos e materiais. É possível agregar valor à obra seguindo algumas dicas:

  •       Reutilizar e economizar água com a separação de sistemas potável e não potável;
  •       Usufruir ao máximo da luz natural;
  •       Investir em revestimentos e tintas que tenham durabilidade e evitem manutenções.

Outra forma de otimizar os custos da construtora e da operação, é a adoção de tecnologias capazes de integrar todas as etapas de construção e setores da incorporadora. Um software de gestão de obra, dentre muitas funcionalidades, permite a integração dos departamentos da construtora, o que evita compras desnecessárias e erros por falta de comunicação. Essas são falhas que impactam diretamente no orçamento da Construção Civil e no bolso do cliente, embora não entrem diretamente na lista de benefícios que a sua incorporadora pode oferecer dentro do custo global do  projeto.

Para além da complexidade da norma, o custo global se origina do CUB (Custo Unitário Básico), que é a referência para os valores do m² de imóveis desde 1964, quando foi estabelecido pela lei Federal n°1491. Cada estado brasileiro tem seu próprio valor de CUB oficial. Mas esse é um indicador da construção civil que apresenta também apresenta variações informalmente calculadas para cidades, regiões e bairros. Somado a isso, o cálculo muda mensalmente, o que deixa a missão do orçamento na Construção Civil ainda mais desafiadora. Isso porque o Custo Global precisa contabilizar as variações para não arriscar a saúde econômica das empresas que formam o mercado da Construção Civil.

Tendo o CUB como referência, é feita a multiplicação pela área total do empreendimento, somada a todos os investimentos feitos no projeto para se chegar ao custo global. Parece simples, mas isso significa que a incorporadora precisa ter controle de todas as áreas da empresa, no que, mais uma vez, a tecnologia pode ser crucial. Já pensou calcular errado os valores realmente investidos em uma obra? As mais longas, principalmente, correm risco maior de sucumbir a esses problemas de gestão, em lapsos que comprometem totalmente a precisão do orçamento na construção civil.

Como calcular um custo global atraente? Essa é uma pergunta com múltiplas respostas, listadas neste whitepaper. Desde a compreensão do problema até o passo a passo da solução, saiba tudo que o você precisa para calcular o orçamento da Construção Civil. Analise as etapas e siga esse passo a passo do cálculo do orçamento da Construção Civil.

Logo Sienge
Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge
Logo Softplan
Quero Baixar!