Implantar inovação em canteiro: confira como fazer

Por mais que seja cada vez mais urgente, implantar inovação em canteiro de obras nem sempre é fácil, não é mesmo?

Afinal, há muitos hábitos e culturas arraigados no setor da construção civil. Ou seja, é preciso reinventar alguns processos na indústria da construção.

Mas garanto que é possível você se sentir mais motivado a implantar inovação em canteiro. Você vai poder perceber os bons resultados em produtividade e reduzir o desperdício na sua obra. E, é claro, vai obter mais lucro.

Quer saber como isso é possível?

Webinar gratuito Buildin

O Buildin realizou um Webinar sobre Implantação de Inovação em Canteiro com grandes especialistas em tecnologia, inovação na construção civil e produtividade.

No evento, os convidados debateram oportunidades, riscos e desafios relacionados à implantação de inovação em canteiro.

Assim, debateram sobre a realidade dos canteiros brasileiros, considerando características que dificultam o processo de implantar inovação em canteiro.

Ou seja, o bata papo foi totalmente voltado à prática de obra e orientado à tomada de decisões. Há dicas e orientações para inovar cada vez mais nos canteiros de obra, na gestão de projetos e na construção civil como um todo.

Além disso, as dicas sobre inovação em canteiro são aplicáveis à pequena e à grande empresa, como a Cyrela, desde o dimensionamento do canteiro até a entrega do empreendimento.

Talvez você esteja querendo saber quem são os debatedores, certo?

Especialistas em inovação em canteiro

Os especialistas que participaram do webinar sobre inovação em canteiro promovido pelo Buildin são:

Marcos Monteiro

Colunista Buildin, é engenheiro civil e professor especialista em estruturas. É sócio da Planear Engenharia e parceiro TQS-Planear. Além disso, faz parte do corpo docente do curso de Estruturas de Concreto Armado do Instituto Mauá de Tecnologia e do curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Canteiros da Escola de Engenharia Mauá.

Jonas Medeiros

Diretor técnico na Inovatec Consultores Associados, é Mestre e Doutor em Engenharia de Construção Civil pela Escola Politécnica da USP e Especialista em Concrete Masonry Technology pelo Alpena Community College, MI, USA. Tem viajado para a Europa e para o Japão em missões técnicas em busca de novos conhecimentos sobre tecnologia para a construção civil. É um grande estudioso da construção modular no Brasil.

Ubiraci Espinelli

Doutor em engenharia pela Pennsylvania State University e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 1984. Se dedica a pesquisas na área de gestão dos recursos físicos em obras. Além disso, presta consultoria sobre produtividade por meio da Produtime.

Esse time de especialistas debateu sobre questões diversas relacionadas a tendências de carreira, tendências para a construção e implantação de inovação em canteiro.

Dentre elas:

Produtividade

Melhores índices de produtividade na construção somente serão alcançados por meio de inovação nas tecnologias construtivas. Assim, no bate papo falamos sobre as novidades realmente disruptivas e com alto potencial de tornar as obras muito mais eficientes!

Viabilidade

Por mais avançada que seja a tecnologia, ela precisa caber no bolso para ser eficaz. Então, como viabilizar a implantação de tecnologias inovadoras sem prejudicar o seu orçamento de obra?

Segurança

Inovação está inevitavelmente associada à segurança do trabalho. Ou seja, por meio do aumento da mecanização e industrialização de canteiro e da remodelação de processos, as novas tecnologias diminuem o risco para os trabalhadores.

Sustentabilidade

Ao propor mais eficiência para as obras o resultado é menos desperdício na execução e na operação. Assim, além de poupar os recursos naturais, o empreendimento ganha em atratividade. Afinal, é cada vez maior a procura por edificações sustentáveis.

Inovação em canteiro de obras - saiba como aplicar

Conclusão

Você quer ver como a inovação em canteiro realmente funciona, não é mesmo? Então, não deixe de assistir ao Webinar do Buildin sobre Implantação de Inovação em Canteiro.

É totalmente grátis!