Como está seu repertório de custos de construção?

Flávia Lima

Escrito por Flávia Lima

21 de março 2019| 5 min. de leitura

Compartilhe

A frase é famosa “Nada se cria, tudo se copia”. Ela não é 100% verdadeira, mas tb não é 100% falsa. As experiências de um projeto realizado podem e devem ser utilizadas em futuros projetos no setor da construção. Ou seja, ter repertório de custos de construção é possível e desejável.

Essa é a melhor forma de não repetir erros nem (re)inventar a roda. Uma forma de aprender com a experiência de outros é por meio do repertório de custo de construção projetual. Ou seja, toda a bagagem de projetos de terceiros que incorporamos ao nosso expertise por meio de publicações.

Os custos de construção – incluindo custos com mão de obra – são resultados das decisões tomadas no projeto. Assim como em relação à composição formal, implantação urbana e tectônica muito se poderia aproveitar de empreendimentos de referência para construir um repertório de custos de construção projetual em relação ao metro quadrado de projetos padrão, populares ou de alto padrão.

Infelizmente, no entanto, são raras as oportunidades de se conhecer informações a respeito dos custos de execução dos projetos. Custo é tabu. Logo, nem sempre é fácil criar um repertório de custos de construção.

Para nossa alegria, toda regra tem suas exceções. No post passado recomendei oito publicações cheias de inovações a respeito das metodologias de orçamentação. Hoje a dica são duas publicações que nos ajudam com dados a respeito de projetos para criarmos nosso próprio repertório de custos de construção.

HoCo – Density Housing Construction & Costs

repertório de custos de construção

No livro HoCo – Density Housing Construction & Costs, são apresentados 32 projetos residenciais contemporâneos espalhados pelo mundo, com seus respectivos custos.

Os projetos são apresentados de forma bastante detalhada, com plantas, cortes, fachadas e detalhes, além de fotos é claro. A figuras 1a a 1d apresentam algumas páginas referentes ao projeto BLANCA LLEÓ em Madrid (2009) projetado pelo escritório Holandês MVRDV.

repertório de custos de construção

Essa publicação foi utilizada por mim como material de apoio na disciplina “O custo das decisões” do curso de arquitetura da FAU/UFRJ.

repertório de custos de construção

Os alunos estudaram as características de cada projeto como densidade de fachada em função da forma ou densidade de paredes internas em função da compartimentação, relacionando-as com os custos de construção, criando assim um importante repertório para apoiar seus futuros projetos.

repertório de custos de construção

A experiência da disciplina foi registrada em um artigo apresentado na Conferência Internacional da Lares.

repertório de custos de construção

CDC – Design Cost Data

Na revista americana bimestral CDC – Design Cost Data são publicados projetos variados com respectivos custos que podem colaborar para o seu repertório projetual em relação a custo de construção.

As figuras apresentam o projeto do New Jersey City University Science Building projetado pelo escritório Spiezle Architectural Group, Inc.

repertório de custos de construção
repertório de custos de construção

Projeto New Jersey City University Science Building

Conclusões sobre repertório de custos de construção

É importante considerar, obviamente, o impacto da data e local na utilização dessas referências na construção do seu repertório de custos de construção. Mas com certeza é melhor um dado imperfeito do que dado algum!

Infelizmente não temos no Brasil nenhuma publicação que traga de forma clara e em destaque um repertório de custos de construção de projetos.

Os projetos de referência dos sistemas de informação de custo CUB (custo unitário básico) e SINAPI. No entanto, são rica fonte nacional de informação para a indústria da construção civil.

Falaremos sobre eles no próximo post.