Pós-venda: o que é e qual a importância no mercado imobiliário?

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

6 de setembro 2022| 13 min. de leitura

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Pós-venda: o que é e qual a importância no mercado imobiliário?

Você, alguma vez, já imaginou que existe um momento além da venda? Tudo bem, vender realmente é um grande passo, mas o seu trabalho ainda não acabou. Existe o momento do pós-venda.

Hoje, além da necessidade de haver clientes fidelizados e construir bons relacionamentos, muitas empresas seguem investindo recursos em estratégias para conquistar novos consumidores.

Atualmente, tudo tem sido muito rápido, mais corrido. Agendas lotadas, pessoas andando depressa nas ruas, empresas crescendo exponencialmente em busca de vendas maiores, abarcar o mercado etc. Mas a questão que vamos resolver aqui é a fidelização do cliente através das transformações digitais

Sabemos que captar novos clientes é muito importante e não é algo que precisa ser abandonado. É sempre bom ter novos consumidores para as suas vendas, mas é importante iniciar uma cultura de fidelização para que assim o sucesso seja alcançado. 

Neste artigo, vamos falar sobre como e o que a sua incorporadora pode fazer para entregar uma ótima experiência pós-venda. Para que, assim, a marca possa construir um relacionamento após a compra e tornar possível uma recompra por parte do cliente. 

A partir de agora você vai saber tudo sobre pós-venda, desde o conceito até o seu papel no relacionamento entre cliente e empresa. Vamos lá? 

Pós-venda: fidelização de clientes é essencial no mercado imobiliário

O que é pós-venda? 

Como o próprio nome já diz, pós-venda é um conjunto de ações que as empresas desenvolvem e executam após o momento da compra realizada pelo cliente. Ou seja, assim que é fechada a venda, a empresa deve continuar mantendo contato com o cliente para dar continuidade no relacionamento e conquista do comprador. 

Então, é essencial demonstrar que a sua marca cuida dele e fará de tudo para ouvir e compreender suas vontades. Assim, possibilita a melhor experiência possível com a sua empresa. 

Você deve encarar o pós-venda como um momento de oportunidade para fidelizar o seu cliente. Mas sabendo que será necessário realizar esforços e ações para construir e evoluir o relacionamento entre o comprador e a sua empresa.

E como já ressaltado acima, as pessoas não estão tendo muito tempo livre, então não é difícil perder um cliente para um concorrente. 

Pós-venda: qual a sua importância? 

Já que estamos falando de concorrência, é importante te falar que trabalhar com um bom pós-venda traz para a sua marca um grande diferencial. São essas ações que fazem com que o cliente lembre da sua marca e continue comprando dela. 

Pensa comigo: se você passa a fidelizar seus clientes, eles, por sua vez, começam a comprar de forma recorrente e, consequentemente, seu negócio aumenta a quantidade vendas, certo?

Então, é por isso que fidelizar clientes é uma ótima alternativa. Pois, além de gerar um ótimo sentimento no seu cliente, você tem um bom lucro em contrapartida. 

A partir do momento que a sua marca executa ações de pós-venda, ocorre a fidelização que gera a confiança que o cliente precisa para uma recompra. Vamos entender melhor a seguir.

Fidelizando seus cliente através do pós-venda

Ações de pós-venda não são somente atender ao cliente da melhor forma assim que ele procurar a sua empresa. É muito mais que isso. Você deve ter em mente que é essencial planejar algumas estratégias que ajudam a encantar o seu cliente. 

Então, separamos 5 dicas para você formular boas estratégias de pós-venda e potencializar esse processo na sua empresa: 

Sempre mantenha contato com o cliente e busque fazer follow ups 

Executar um processo de pós-venda eficiente basicamente é estar em contato direto com o cliente e procurar identificar se a sua compra foi satisfatória, receber feedbacks para definir quais pontos melhorar na marca e poder identificar quais foram os pontos altos e baixos do processo de compra. 

Follow up, em outras palavras, é o acompanhamento de todo o processo do cliente na sua empresa. Dessa forma, você pode analisar o cenário e demonstrar ao cliente que a sua marca está preocupada com a sua satisfação e necessidades.

Se você busca estar em contato com o seu cliente de maneira simples, o e-mail é uma boa alternativa.

Clientes gostam de receber conteúdos relevantes e isso, consequentemente, cria uma confiança e um engajamento entre ele e a sua empresa. 

Criação de um programa de fidelidade

Se aproximar do seu cliente não é uma tarefa fácil, mas por outro lado é recompensador. Programas de fidelidade são estratégias bastante usadas, pois torna essa aproximação entre cliente e marca possível. 

Além do cliente ter a chance de vivenciar experiências relevantes e personalizadas com a sua marca, o programa facilita a coleta de dados sobre esse mesmo cliente. Assim, você tem um leque maior de possibilidades para personalizar e adaptar recomendações. 

Seu clientes precisam ser informados sobre lançamentos e sugestões

Agora que você já tem dados coletados sobre os seus clientes, passe a enviar sugestões personalizada de produtos ou serviços e sempre informe-o sobre lançamentos que possam lhe interessar. 

Pós-venda: presenteie seus clientes em datas especiais

Presenteie o seu cliente em datas especiais

Procure demonstrar que a sua marca se preocupa com a satisfação e bem-estar do cliente.

Por isso, em datas especiais, como o aniversário, aproveite para enviar presentes simbólicos para seus clientes e torná-lo mais próximo ainda da sua marca. 

Busque auxílio de um bom CRM

Este ponto é crucial para você que busca integrar todas as ações de pós-venda, melhorar o relacionamento com o cliente e o suporte técnico. Neste caso, é essencial que você execute uma implementação de um bom CRM (Customer Relationship Management)

Através desta plataforma, você consegue reunir em um só lugar todas as informações coletadas sobre o cliente, consequentemente facilitando o trabalho e a execução de estratégias da sua equipe. Além de anteceder os problemas, um CRM permite personalizar o atendimento ao cliente. 

Mas, afinal, qual é a importância do pós-venda no mercado imobiliário? 

Sendo dois conceitos que estão muito associados, pós-venda no mercado imobiliário e sucesso do cliente são duas definições em alta, atualmente. A execução do atendimento ao cliente após a compra de um empreendimento é garantir a sua satisfação para com a sua incorporadora ou construtora. E isso, consequentemente, gera benefícios. 

Você já conhece a importância de realizar um bom trabalho pós-venda e sabe que seu dever com o cliente não finalizou mesmo com a venda fechada. Então, já está no caminho certo.

Entretanto, se você não conhece nada disso ainda, fica com a gente e aprenda mais sobre a importância do pós-venda no setor imobiliário. 

Pós-venda no mercado imobiliário: benefícios 

Visando te auxiliar em conquistar a tão sonhada fidelização do cliente, preparamos uma lista com alguns benefícios do pós-venda neste ramo.

Fidelização 

Segundo Philip Kotler, o custo para adquirir um novo cliente pode chegar a ser entre 5 e 7 vezes maior que o preço de fidelizar um cliente. Isso se deve ao entendimento da “carga do convencimento” por parte dos seus clientes, que, em resumo, passaram pelo seguinte processo: 

  • Reconhecer a necessidade de comprar ou locar um imóvel; 
  • Conhecer a sua incorporadora;
  • Assimilar que a sua empresa é a melhor opção para alugar, vender ou comprar um imóvel;
  • Entender que o imóvel e o atendimento que a sua empresa oferece tem um valor maior do que o preço cobrado.

Dessa forma, é compreensível a tese de que fidelizar um cliente da sua carteira é mais vantajoso e barato do que investir na captação de novos clientes.

Se você quer começar a executar ações pós-venda e investir no sucesso do seu clientes, diminuir os custos das vendas da sua incorporadora é o primeiro passo. 

Indicações 

Este benefício é um ponto fundamental e super essencial quando se diz pós-venda. As indicações são uma consequência dos clientes satisfeitos com a sua marca, ou seja, com todas as etapas da jornada pela sua empresa, incluindo o pós-venda. 

Com toda certeza, você não indicaria a pessoas próximas uma empresa que te vendeu um produto ou serviço e nunca mais teve contato para descobrir, ou pelo menos se mostrar atenciosa, se você ficou satisfeito(a) ou não com a compra.

Não se engane: no mercado imobiliário também é dessa mesma forma. Empresas que só se preocupam com os seus clientes até a venda, comumente não são indicadas para outras pessoas. E esse é mais um dos motivos pelo qual você deve começar a trabalhar com um bom pós-venda. 

Referência no mercado 

O aumento da sua reputação não ocorrerá de forma repentina. Sua marca precisa fidelizar clientes e receber indicações. No entanto, primeiramente, você precisa se tornar referência no mercado imobiliário da sua região. E isso deve ser o objetivo de qualquer funcionário da sua empresa que queira alcançar o sucesso.

Garanta o sucesso do seu cliente após cada venda através de uma boa execução de pós-venda, mas isso só acontece se a expertise e eficiência da sua empresa forem itens valorizados e reconhecidos por você. 

Conclusão 

Hoje, discutimos um pouco mais sobre pós-venda e a sua importância para o ramo imobiliário. Descobrimos o que é e quais são algumas das ações que tornam um pós-venda eficiente e como executá-las. Sendo assim, visamos um conteúdo que auxilie todo o processo possível para que a sua incorporadora ou construtora não perca mais clientes para a concorrência. 

Entendemos também que é menos custoso investir em um bom pós-venda, a fim de fidelizar seus clientes, ao invés de captar novos. Mostramos os mais importantes benefícios que a sua empresa pode obter a partir do momento em que se investe nessas estratégias após o contrato fechado e, assim, esperamos que este conteúdo tenha ajudado você e o seu time da melhor forma possível. 

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