5 ótimos livros de orçamento de obras

Lucio Woytovicz Jr

Escrito por Lucio Woytovicz Jr

13 de março 2024| 8 min. de leitura

Compartilhe
5 ótimos livros de orçamento de obras

Procurando dica de livro de orçamento de obras? Trago logo cinco neste post para você!

Você há de concordar que fazer e, principalmente, controlar orçamento de obras de construção civil é uma arte, não é mesmo?

Afinal, não basta apenas saber o preço dos materiais e dos serviços. Além disso, o profissional que trabalha com orçamentos precisa ir além do custo direto e das composições de custos na elaboração do orçamento de obra.

Assim, é imprescindível dispor de conhecimentos aprofundados sobre outros temas, como produtividade, sistemas construtivos, curva ABC, BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) etc. Tudo para calcular corretamente os custos envolvidos com mão de obra, materiais e equipamentos, dentre outros.

Portanto, não é exagero dizer que ninguém sai da faculdade de engenharia civil pronto para gerenciar o orçamento de obras de construção civil.

Até mesmo porque, há cada vez mais tecnologias novas e as legislações estão em constante evolução. Por isso, é necessário que o gestor de orçamentos imobiliários esteja em processo de constante aprendizado para evitar erros comuns em orçamento de obras de construção civil.

Para auxiliar esse importante profissional na busca pelo orçamento perfeito de cada serviço, selecionamos oito livros fundamentais. Elaborados por profissionais que são referência nessa área, esses títulos são imprescindíveis para quem quer ir a fundo na gestão e no controle de custos das obras.

Livro: Como preparar orçamentos de obras

Autor: Aldo Dórea Mattos

Editora Pini

Este é O LIVRO de orçamento de obras. Absolutamente indispensável na estante de qualquer profissional de construção civil.

A publicação contém informações detalhadas para orçamentação.

Inclui levantamento de quantitativos, composição de custos unitários, cotação de insumos, curva ABC, custo indireto, entre muitos outros elementos fundamentais para o planejamento financeiro de uma obra.

Aldo Dórea Mattos fala detalhadamente sobre a técnica de fechamento do preço de venda e sobre como definir BDI. Também aborda estudos de caso e dicas para o orçamentista que agregam praticidade e realismo aos assuntos, inclusive alertando para erros comuns observados pelo autor.

Em suma, o autor alia teoria e prática sem o distanciamento da primeira e sem o empirismo da segunda. O seu orçamento de obras de construção civil vai ficar muito mais adequado à realidade!

Livro: Planejamento e custos de obras

Planejamento e Custos de Obras por Antonio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro e Marcos Crivelaro

Autores: Antonio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro e Marcos Crivelaro

Editora: Erica

Este livro é especialmente voltado a estudantes e profissionais que desejam realizar o planejamento e apropriar os custos de obras de edificações.

O título aborda tópicos como:

  • Diagrama de causa-efeito e modelos de fluxogramas de processos;
  • Modelos de estrutura;
  • Organogramas de empresas construtoras;
  • Recrutamento, seleção e treinamento de pessoas;
  • Planilhas orçamentárias e a influência dos encargos sociais;
  • Técnicas de precificação.

A publicação também traz informações sobre os gráficos de controle. É o caso de, por exemplo, cronograma físico e o físico-financeiro, a análise econômica e mercadológica de empreendimentos, a importância dos juros nos gastos da construção de uma edificação e as modalidades de contratos.

“Planejamento e Custos de Obras” tem aplicação em cursos técnicos nas áreas de Arquitetura, Desenho de Construção Civil, Design de Interiores, Edificações, entre outros.

É imprescindível para quem quer fazer orçamento de obras de construção civil cada vez mais precisos.

 

Livro: Manual prático de administração de projetos, propostas e concorrências

Manual Prático de Administração de Projetos, Propostas e Concorrências por José Manuel L. A. Bento

Autor: José Manuel L. A. Bento

Editora Pini

Voltado a profissionais envolvidos direta e indiretamente na contratação de empresas. Este livro procura ser um verdadeiro manual prático para elaboração e entendimento de contratos.

Para tanto, o autor procurou abranger propostas variadas contemplando projetos, prestação de serviços e concorrências, por exemplo.

Como a finalidade do autor é capacitar o leitor de fato, ele optou por fazer amplo uso de planilhas, desenhos, correspondências e contratos padrão.

A publicação oferece um amplo conjunto de referências e instruções sobre concorrências públicas e privadas. Além disso, abrange desde a preconcepção do projeto até a entrega da obra. Vale a pena conferir esse conteúdo para melhorar ainda mais seu orçamento de obras de construção civil!

Livro: Elementos de engenharia de custos

Elementos de Engenharia de Custos por Mario Sergio Pini, Luiz Raymundo Freire de Carvalho

Autores: Mário Sérgio Pini e Luiz Raymundo Freire de Carvalho

Editora Pini

Trata-se de uma coletânea de artigos publicados ao longo de anos na revista Construção Mercado, da Editora Pini.

A publicação detalha as diferenças na formação dos preços contratuais tanto em regimes de execução por preço global, quanto por preço unitário.

Assim, os autores procuram colocar em discussão a utilização do projeto como elemento condutor do processo de execução da obra.

Um tema natural, portanto, é o uso da modelagem do BDI e do cálculo dos encargos sociais incidentes sobre a mão de obra.

Ao longo dos textos, os autores fazem um resgate da engenharia de custos. De acordo com eles, esse é o campo do conhecimento capaz de nortear as decisões da etapa inicial do processo licitatório até aos eventuais litígios que surgirem durante e após o término das obras.

Indispensável para melhorar todo e qualquer orçamento de obras de construção civil.

Livro: Como gerenciar as compras de materiais na construção civil

Como Gerenciar as Compras de Materiais na Construção Civil. Diretrizes Para a Implantação da Compra Pró Ativa por Adriana de Paula Lacerda, Antonio Edésio Jungles

Autores: Adriana de Paula Lacerda e Antônio Edésio Jungles

Editora Pini

Este livro procura auxiliar os profissionais no gerenciamento eficaz das compras de materiais de construção.

Os autores consideram a gestão de compras como uma das atividades essenciais do orçamento de obras de construção civil. Ou seja, capaz de contribuir de forma significativa para o alcance dos objetivos estratégicos das empresas construtoras.

Segundo eles, por meio do gerenciamento de compras de materiais é possível promover maior agilidade das operações e melhoria contínua da qualidade dos produtos adquiridos.

“O sucesso demonstrado por organizações que adotam tal postura tem estimulado a gestão estratégica da função de compras e a adesão de um número cada vez maior de empresas na busca de uma dinâmica mais enxuta. Isso significa a eliminação de todas aquelas atividades que não agregam valor ao produto final da incorporação”, comentam os autores.

Conta pra mim, você já tem algum livro de orçamento de obras na sua estante?