![O que não pode faltar num bom portal do cliente imobiliário?](https://www.sienge.com.br/wp-content/uploads/2022/02/portal-do-cliente-cv-01-768x209.png)
O consumidor é nossa maior publicidade. Digo isso porque ele não é somente quem “paga nossas contas”, mas também é aquele cuja indicação vale ouro. Um cliente satisfeito é uma grande fonte de divulgação, por isso ferramentas de relacionamento, como o portal do cliente, são tão importantes na construção de uma boa experiência pós-venda.
À essa altura do campeonato, dizer que a venda não acaba na entrega das chaves já é até senso comum. Na verdade, o cliente imobiliário da atualidade busca mais que uma casa. Ele também está em busca de uma experiência de compra.
Por isso mesmo, o pós-venda é um passo crucial para o crescimento de empresas do setor. Mantendo o cuidado e acompanhamento do consumidor após a venda, você garante maiores chances de recompra, indicação, upsell e outros.
Hoje, quero falar com você sobre uma das maiores ferramentas de pós-venda: o portal do cliente. O que ele é, o que faz e, mais importante, o que um bom portal deve ter? Tudo isso você acompanha agora!
Portal do cliente: o que é?
Indo direto ao ponto, um portal do cliente é uma página específica para o cliente de uma empresa. Sabe como cada um de nós possui acesso individual a nossas redes sociais? Pois bem, da mesma forma funciona o portal.
A ideia geral de um portal do cliente é trazer autonomia para o consumidor mesmo após a compra. Para tanto, a ferramenta deve viabilizar funcionalidades que permitam ao público o acesso a informações importantes, requisição de pedidos e outras coisas.
Ou seja, um bom portal do cliente deve flexibilizar e desburocratizar o atendimento, permitindo que o usuário navegue por suas necessidades pós-venda com mais facilidade.
Ter uma ferramenta que viabiliza a autonomia é primordial para o sucesso de uma empresa. Segundo o levantamento CX Trends 2022 da Zendesk, 89% dos clientes alegam que gastariam mais com empresas que lhes permitam achar informações online sem precisar entrar em contato com um atendente.
O portal do cliente atua cirurgicamente sobre essas dores e necessidades, transformando a experiência do cliente, modernizando empresas e gerando escalabilidade através da satisfação do consumidor.
Portal do cliente e CRM: como as duas ferramentas se comunicam?
Dentro do mercado imobiliário, o uso do portal do cliente vem crescendo bastante. E um desses motivos é o CRM imobiliário.
“Fábio, então quer dizer que portal do cliente e CRM são a mesma coisa?” Não, não é bem assim. O que acontece é que, atualmente, o portal do cliente vem sendo vendido como uma das grandes soluções oferecidas pelo CRM para otimizar ainda mais sua gestão.
O CRM é uma plataforma de gestão do relacionamento com o cliente. Ou seja, seu grande foco é administrar os pontos de contato entre consumidor e empresa para, assim, otimizar as chances de fechamento da compra. Um bom CRM atua antes, durante e sobretudo após a venda, pois é nesse momento que o relacionamento com o cliente se torna mais próximo.
Sendo assim, grandes nomes da gestão comercial imobiliária, como o CVCRM – Construtor de Vendas, apostaram no portal do cliente como estratégia de impulsionamento de um pós-venda mais moderno, digital e compatível com as necessidades do novo consumidor.
O que não pode faltar num bom portal do cliente?
Uma coisa é certa: nem todo portal do cliente vai ser o ideal para sua empresa. Tudo depende das suas necessidades, seu nicho, seus objetivos e metas e, claro, do quão disposto você está a investir na experiência do seu cliente.
![O portal do cliente imobiliário precisa ser o mais completo possível](https://www.sienge.com.br/wp-content/uploads/2022/02/portal-do-cliente-cv-02-420x220.jpg)
Ainda assim, independente de segmento de mercado, existem coisinhas que todo bom portal do cliente deve ter. Essas são características básicas que, se levadas em consideração, podem influenciar muito o seu negócio imobiliário.
Preste atenção às dicas e confira o que não pode faltar num bom portal:
Autoatendimento
Eu já te disse que o consumidor tem buscado experiência e autonomia, não é verdade? Pois bem, é exatamente por isso que essas devem ser as principais propostas de um portal do cliente.
A ferramenta deve permitir que o cliente navegue com facilidade e tenha em mãos as informações que desejar e precisar sem a necessidade de contato primário.
Para clientes que compraram o imóvel na planta, por exemplo, isso significa que o portal deve ter a possibilidade de apresentar o status da obra, imagens do empreendimento e outros dados que tragam segurança para o comprador.
Identidade da empresa
A identidade da sua empresa importa para você?
Se sim, então pode acreditar que ela também importa para o seu cliente. É por esse motivo que um bom portal do cliente deve oferecer personalização e customização.
Então, de que forma essa personalização acontece? Simples. Um bom portal do cliente oferece a possibilidade de trocar cores, menus, imagens e textos dentro da página. Assim, o usuário sempre estará tendo contato com sua empresa na ferramenta.
Facilidade de uso
De nada adianta ter uma ferramenta cheia de funcionalidades se elas não são intuitivas e fáceis de acessar. Um bom portal do cliente deve levar a experiência do cliente em consideração e criar um ambiente prático e rápido de ser utilizado.
Menus e informações devem estar bem destacados. Além disso, a interface precisa ser fluida, visualmente atrativa e bem esquematizada. É importante que todas as funcionalidades de autoatendimento sejam facilmente encontradas pelo cliente, afinal, esse é o principal objetivo de um portal.
Responsividade
Até agosto de 2021, o Brasil contava com cerca de 109 milhões de usuários de smartphone (Revista Exame), o que corresponde a 51,2% da população nacional atual. O consumidor está no celular, não tem para onde fugir. Então ser adaptável às telinhas não é mais uma opção.
O portal do cliente deve ser responsivo. Ou seja, ele deve conseguir ser reproduzido com a mesma eficiência em computadores, celulares, tablets e outros dispositivos.
Isso assegura a boa usabilidade da ferramenta. Tome como exemplo um cliente que deseja emitir seu boleto de financiamento. Em vez de precisar abrir o portal no computador, exportar o documento pelo WhatsApp, abri-lo no celular e só então pagar no aplicativo bancário, o cliente pode simplesmente baixar o boleto diretamente pelo celular e realizar o pagamento via app.
Seção para agendamentos
A última funcionalidade de um bom portal do cliente sobre a qual falaremos hoje é a seção de agendamentos. Não raro, um cliente pode querer solicitar uma vistoria ou assistência técnica devido a algum problema. Assim, ter a praticidade de entrar no portal e gerar a solicitação é muito viável.
Através do portal do cliente, pode-se entrar em contato direto com a empresa e abrir uma solicitação. O pedido do cliente será avaliado e ele poderá acompanhar o status da solicitação pelo portal sem maiores problemas.
Portal do cliente: considerações finais
Autonomia, experiência e facilidade foram palavras-chave no artigo de hoje, e isso não é coincidência. Quando falamos sobre portais do cliente, é indispensável que consideremos esses três grandes pilares do atendimento ao consumidor. É do interesse de qualquer empresa atingir o maior nível possível de satisfação do cliente, e um portal pode ser a resposta perfeita para isso.
Os portais do cliente chegaram ao mercado imobiliário para ficar, mas cabe à sua empresa compreender qual a ferramenta que faz mais sentido para sua realidade.
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