Como ter mais lucro em negócios imobiliários

Você já deve ter ouvido falar que é possível ter muito lucro em negócios imobiliários, não é mesmo?
Pode ser até que acredite que imóveis estão dentre os investimentos mais seguros.
Embora as afirmações acima sejam verdadeiras, é preciso ter cuidado ao investir em imóveis.
Afinal, não há milagre!
Para ter mais lucro em negócios imobiliários é preciso estudar muito sobre o tema para ficar ciente dos riscos envolvidos.
Vamos te apresentar algumas dicas sobre como ter mais lucro em negócios imobiliários.
Você vai entender quais são os riscos desse negócio, descobrir novas possibilidades de investimento e ter noção da influência do cenário macroeconômico.
Vamos mostrar, por exemplo, que o preço dos imóveis também sofre oscilações e que isso não é, necessariamente, uma má notícia.
O primeiro passo para ter mais lucro em negócios imobiliários é entender o mercado.

Possibilidades de investimento em imóveis

Para garantir lucro ao investir em imóveis você precisa ter consciência de quais são as formas de investimento possíveis.
Confira as dicas que separamos para você.

Terrenos

Algumas pessoas literalmente enriquecem com a compra e venda de terrenos.
Afinal, um loteamento, por exemplo, é uma área que tende a se desenvolver ao longo do tempo. A consequente valorização é o prêmio para o investidor que assumiu o risco de comprar antes.
Como em todo investimento, é preciso observar alguns cuidados antes de fazer esse tipo de investimento. Algumas dicas são:

  • Visitar o local do empreendimento;
  • Verificar o histórico da empresa de loteamento;
  • Comprovar a autenticidade da documentação do terreno.

Além disso, para ter lucro em negócios imobiliários desse tipo é preciso atentar para os fatores que influenciam na valorização ao longo do tempo.
A localização é tida por alguns especialistas como o fator de mais impacto na valorização de um terreno. E isso não significa que apenas terrenos em bairros nobres possam valorizar. É preciso atentar para o potencial de valorização de cada região.
Este aspecto é influenciado também pela vizinhança. Construções de boa qualidade, empreendimentos de bom gosto e estrutura de comércio e serviços auxiliam na valorização.
Da mesma maneira, a valorização pode ser impulsionada por boa acessibilidade e infraestrutura. Além de saneamento básico, pavimentação, energia elétrica, redes de telefonia e de dados, atente para infraestrutura de internet e TV a cabo.
É claro que há fatores que desvalorizam ou impedem a valorização de um terreno. Um deles é a inclinação excessiva, que onera os custos de construção.

Imóveis na planta

Em teoria, comprar um imóvel ainda na planta tende a ser um bom negócio. Isso porque o comprador assume o risco de a construtora atrasar ou não entregar o empreendimento.
Nos casos em que o negócio é vantajoso, a valorização pode ser bastante expressiva.
Um dos fatores que influenciam o potencial de retorno sobre o investimento é o panorama macroeconômico. Como é mais fácil comprar imóveis na planta, a demanda costuma aumentar muito em períodos de crescimento econômico.
Consequentemente, os valores também sobem, reduzindo a atratividade para quem busca mais lucro em negócios imobiliários.

Imóveis usados

Independente do momento atual de mercado, há milhares de boas possibilidades de lucro em negócios imobiliários com imóveis usados.
Há desde imóveis mal anunciados até proprietários precisando muito de dinheiro e, portanto, dispostos a aceitar valores mais baixos. Há, ainda, aqueles imóveis que só precisam de uma reforma simples para valorizarem significativamente.
Fique atento, no entanto, aos custos com taxas para compra e transferência de propriedade de imóveis. Elas costumam ser relevantes e reduzem o lucro em negócios imobiliários.

Imóveis para locação

Outra forma de obter lucro em negócios imobiliários e com a compra de imóveis para locação.
Nesse caso, é recomendável conhecer o segmento em que se pretende atuar. Há peculiaridades na locação de salas comerciais, consultórios, flats etc. que, ignoradas, podem comprometer o investimento.
Além disso, é preciso analisar cuidadosamente se vale mais a pena imobilizar o dinheiro no imóvel para ter o valor do aluguel mensalmente ou investir em fundos imobiliários, por exemplo.
Mais uma vez, uma análise do panorama macroeconômico é interessante, bem como do risco de vacância.

Construir para vender ou alugar

Ao comprar um imóvel você paga também pelo custo de construção, certo? E é claro que quem arcou com o custo quer ser remunerado por isso.
E se você assumisse esse custo para ter ainda mais lucro em negócios imobiliários?
Os ganhos podem ser muito interessantes, mas lembre-se de que você vai precisar assumir também a responsabilidade de construir o imóvel.
Isso significa contratar projetos, construtores, regularizar a documentação etc.

Riscos do negócio imobiliário

Como qualquer investimento, a atuação no segmento imobiliário está sujeita a riscos. E alguns deles sequer são considerados por quem não conhece o mercado.
Para evitá-los e aumentar as chances de lucro em negócios imobiliários, confira quais são os principais riscos do negócio imobiliário.

Baixa liquidez

Você pode ter comprado um imóvel por um preço incrivelmente baixo e ter dado a sorte de a região ter se desenvolvido e puxado os valores imobiliários para cima.
Ainda assim, enquanto não houver alguém disposto a pagar o quanto seu imóvel vale, seu investimento não valorizou nada. É isso que chamamos de liquidez, um dos principais riscos ao lucro em negócios imobiliários.
Em períodos de economia fraca, pode não haver compradores interessados ou capitalizados para adquirir imóveis. Caso você precise do dinheiro aplicado com urgência, certamente terá que vender o imóvel por um valor mais baixo.
Isso nos leva ao segundo risco.

Desvalorização

Um dos mitos do investimento imobiliário prega que imóveis não perdem valor. Isso não é verdade. É um investimento sujeito às variações econômicas como qualquer outro.
Ao mesmo tempo que isso é um risco para quem não compreende essa possibilidade, é uma grande oportunidade. Afinal, torna possível comprar quando os valores estão baixos e esperar a valorização.

Risco de vacância

Caso você opte por comprar um imóvel para obter renda de aluguel, como vai ficar o seu investimento caso não tenha inquilino?
Pior do que não ter renda é ter que arcar com todos os custos inerentes à manutenção do imóvel, IPTU, condomínio etc.
Esse é, portanto, um risco que não pode ser ignorado. É preciso estudar muito bem o propósito do imóvel e as condicionantes de mercado para reduzir o risco de vacância.

Irracionalidade

Especialmente quando se trata de imóvel para moradia, as pessoas correm sério risco de serem movidas pelo impulso. Ou seja, ceder a apelos estéticos e sentimentais do corretor.
O investidor precisa escapar desse risco e agir exclusivamente baseado em argumentos racionais.
Somente dessa forma o investidor consegue escapar das armadilhas e, mais do que isso, enxergar oportunidades. Em alguns casos, a aparência estética da região – que influenciaria um comprador inexperiente – não impede o imóvel de valorizar acima da média de mercado.

Queda dos alugueis

Da mesma maneira que há o risco de o preço de venda do imóvel cair, há também risco de variação negativa dos alugueis.
Além disso, crises econômicas levam a altas taxas de vacância. Quando a oferta de imóveis aumenta, caem os valores dos alugueis. Até mesmo porque os proprietários aceitam reduzir o lucro para não ter de arcar com valores de manutenção.
Esse ciclo compromete o lucro em negócios imobiliários de quem vive de aluguel e precisa ser considerado pelos investidores em imóveis.

Conclusão

Pudemos ver que da mesma maneira que há inúmeras oportunidades para se investir em imóveis, o mercado imobiliário também apresenta diversos riscos.
É imprescindível que o investidor que deseja ter lucro em negócios imobiliários fique atento aos fatores que influenciam esse mercado.
Não deixe de curtir e compartilhar esse post em suas redes sociais.
Agora que você já sabe como ter mais lucro em seus negócios, descubra as 4 razões para você se tornar um especialista em viabilidade financeira e econômica para incorporações!
Ficou interessado em se aprofundar no tema do post? Então assista AGORA MESMO à entrevista completa sobre viabilidade econômica para incorporações com o especialista Pedro Beck Di Bernardi!