7 livros que todo profissional de engenharia de custos precisa ler

Aldo Dórea Mattos

Escrito por Aldo Dórea Mattos

20 de fevereiro 2019| 5 min. de leitura

Compartilhe

Quem trabalha com engenharia de custos, como ocorre em outras áreas da construção, precisa de sólidos conhecimentos e estar em constante atualização.

Pensando nisso, e inspirado pelo post do colega Alonso Soler, que escreveu sobre livros indispensáveis para quem atua em gerenciamento de projetos, elaborei a lista a seguir. Nela, você encontrará títulos que ajudarão bastante quem lida com orçamentos e análises de custos em seu dia a dia.

São livros que abordam desde fundamentos, até a aplicação prática e gerenciamento de projetos.

Confira a seguir:

Orçamento e controle de preços de obras públicas

André Pachioni Baeta / Editora Pini

Este livro tem como principal objetivo apresentar conceitos e técnicas relacionados com a elaboração e a auditoria do orçamento de obras públicas.

Para quem vive no mundo das obras públicas, é bom entender como os auditores analisam orçamentos e os diferentes métodos de calcular supostos sobrepreço e superfaturamento.

Orçamento de obras em foco

Roberto Sales Cardoso / Editora Pini

Você já ouviu falar do banco de dados Orse? Pois bem, Roberto Cardoso é o mentor desse sistema.

O livro publicado pela editora Pini dedica um capítulo a cada etapa do orçamento de uma obra típica. Conta com bela didática, exemplos e considerações de quem é grande conhecedor de obras públicas.

Manual de custos rodoviários

DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)

Embora não seja propriamente um livro, esta é uma fonte preciosa de informação principalmente para quem quer entender o processo de formação de preços de obras de infraestrutura.

O Manual é voltado para a construção de estradas. No entanto, seu roteiro se aplica a qualquer tipo de obra.

O título contém conceitos e uma metodologia de orçamentação muito bem fundamentada. Se você tem dúvidas sobre composição de custos, produtividade de equipes mecânicas, custo de canteiro de obras e mobilização/desmobilização, não hesite em consultar esse Manual, disponível para download gratuito.

Custo em susto

Cilene Marques Coelho e Luiz Henrique Ceotto / Editora O Nome da Rosa

Eu indico este livro a quem pretende chegar ao custo da obra através de estimativas paramétricas, seja em fase de estudo de viabilidade, seja para validação de orçamentos.

Os autores, bastante experientes no mercado imobiliário, demonstram que é possível atingir, em pouco tempo, eficazes estimativas de custos paramétricos. Tudo isso com poucos dados e levando-se em conta históricos de consumos e custos das partes das edificações.

Gerenciamento de obras – Boas práticas para melhoria da qualidade produtividade

Giulliano Polito / Editora Pini

Esse livro de fácil leitura tem um importante mérito. Ele convence qualquer leitor da importância do gerenciamento da obra.

O autor aborda a aplicação de ferramentas de planejamento e controle, lean construction e gerenciamento da produção, entre outros tópicos.

Planejamento e controle da produção para empresas de construção civil

Maurício Moreira e Silva Bernardes/ Editora LTC

Esta publicação apresenta como funciona a técnica de last planner e o indicador PPC (percentual da programação concluída). Ambos são aplicados na gestão diária da obra. Voltado originalmente para o mercado imobiliário, o livro contém assuntos que podem ser aplicados em qualquer setor da construção civil.

 

A Meta

Eliyahu M. Goldratt e Jeff Fox / Editora Nobel

Esta é uma dica para os profissionais se inspirarem. Trata-se de um de meus livros favoritos sobre gerenciamento.

Não é um livro didático. Ele conta a história romanceada do gerente de uma fábrica que está prestes a ser fechada por mau desempenho. A partir da conversa com uma espécie de mentor, o ele dedica-se a desenvolver um processo que mudará a forma de gerir a fábrica e salvar seu emprego. Leia, é muito bom!

Bibliografia para engenheiros de custos

O que você achou desta lista de livros?

Se curtiu, não deixe de compartilhá-la em suas redes sociais!

E se você quer se tornar um profissional ainda mais completo precisa conferir o webinar sobre Formação do Engenheiro de Custos que o Buildin promoveu com profissionais de destaque do mercado!

Formação do engenheiro de custos

Até a próxima!