LinkedIn para corretor de imóveis: networking e venda na plataforma

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

11 de julho 2022| 12 min. de leitura

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LinkedIn para corretor de imóveis: networking e venda na plataforma

As redes sociais são uma parte expressiva da nossa rotina. Nós as usamos para entreter, informar e até mesmo vender. Instagram, Facebook, Tiktok… muitas são as redes que já dominam o mundo. E no mercado imobiliário as coisas não são diferentes: o LinkedIn para corretor de imóveis é uma oportunidade interessante de fazer negócios e criar conexões.

Nosso uso de redes sociais tem crescido. Prova disso é a seguinte: segundo o portal DGABC, em 2021, o Brasil já somava mais de 150 milhões de usuários de redes sociais. A taxa, pelo total populacional, representava 70,3% do país, com tendência a evoluir. 

Mas o que isso nos diz?

Simples: nosso público não está apenas na frente da TV, contemplando um outdoor a caminho do trabalho ou folheando páginas de revista no tempo livre. O consumidor 4.0 está na internet, pronto para consumir conteúdo e criar novas formas de relacionamento. 

E, se isso é mesmo verdade, o que nós, empresas, estamos fazendo fora desse ambiente?

Hoje, quero conversar com você, corretor, sobre o poder de uma das redes sociais profissionais que mais crescem na atualidade: o LinkedIn. Saiba como criar networking e vender mais sem sair da plataforma. 

Saiba mais sobre o LinkedIn

Linked: conectado, ligado, entrelaçado. 

O nome que a rede leva define bem seu objetivo: conectar seus usuários dentro dela, entre eles e também ao mercado. Isso porque o LinkedIn não é uma rede como Facebook ou Instagram, por exemplo.

Na verdade, o LinkedIn tem um objetivo muito mais profissional e mercadológico que as demais redes. Tanto é que hoje desponta como a maior do segmento, contando com cerca de 575 milhões de usuários, dos quais 260 milhões são ativos mensalmente (KINSTA).

Assim, é de se compreender por que dancinhas e memes não costumam funcionar na rede. O LinkedIn é um ambiente estratégico e com alto foco profissional. Usando-o da maneira correta, o corretor de imóveis tem chances de se destacar e construir uma plataforma de marketing pessoal e vendas. 

Sou corretor de imóveis: consigo me beneficiar do LinkedIn?

Sem sombra de dúvidas. Lembre sempre que seu trabalho inclui muito marketing pessoal, antes de tudo. É importante que seu cliente sinta confiança em você e no seu trabalho para que, assim, opte por fechar negócio. 

E, além disso, também é importante saber divulgar bem o seu produto. Quando feito da forma correta, o LinkedIn pode criar uma bela vitrine de imóveis e te dar mais potência para atrair as pessoas certas.

O que o LinkedIn me oferece enquanto corretor?

O LinkedIn para corretor de imóveis não deixa de oferecer as melhores possibilidades de produção de conteúdo e geração de valor. De certa forma, ele pode ser uma espécie de currículo, onde você expõe o que há de melhor no seu serviço. 

Isso serve não apenas para o público, mas também para brilhar os olhos de grandes empresas. Sendo assim, você pode, no LinkedIn:

  • Adicionar interesses
  • Observar quem viu seu perfil nos últimos dias
  • Adicionar todas as suas experiências profissionais
  • Adicionar formação acadêmica
  • Adicionar licenças, certificados e diplomas que comprovem sua especialização
  • Incluir diferentes competências que te diferem do concorrente
  • Pedir e realizar recomendações

E essas são apenas as funcionalidades mais básicas da ferramenta. No decorrer do texto, quero te apresentar algumas técnicas mais avançadas que o LinkedIn oferece aos usuários. Mas, para isso, precisamos passar por pontos cruciais na criação de um perfil. E então, vamos lá?

Mãos à obra: criando meu perfil de corretor de imóveis

Vale dizer o óbvio: não é porque você tem uma conta ativa no LinkedIn que suas vendas automaticamente chegarão. Mais que simplesmente criar um acesso, é preciso pensá-lo estrategicamente e fazer uso de boas práticas para impulsioná-lo. Agora, mãos à obra!

Criando uma conta memorável

Quando falo que você deve criar uma conta memorável, quero dizer: o simples é o que melhor comunica. Ou seja, não adianta encher seu nome de usuário de ícones, letras maiúsculas e minúsculas, pontuações… guarde esses itens para criar uma senha forte. 

Seu nome deve ser simples de ler e escrever, além de fácil para memorar. 

Exemplo: troque “/c0rret0r_Luci4no” por “/corretorlucianoalves” ou “/lucianoalvescorretor” 

Caprichando na bio

Diferentemente do Instagram, por exemplo, o LinkedIn oferece uma bio bastante completa. Lá, existe espaço para adicionar instituições de ensino e experiência, além de uma aba de “Sobre” com espaço para até 2.600 caracteres. 

Sua bio é o que há de mais básico sobre você. Então é de se esperar que o cliente queira ver tudo preenchido e informativo. 

Para tanto, adicione sua formação escolar e acadêmica, adicione sua experiência profissional com foco no seu cargo atual. Por fim, escreva sua aba “Sobre”, fazendo uso da norma culta padrão e sendo sucinto. 

Na aba “Sobre”, você deve destacar: 

  • Um breve histórico de carreira
  • Suas maiores conquistas
  • Seus objetivos profissionais
  • Quantidade de clientes que já passaram por você
  • Suas prospecções de futuro

Usando boas fotos de perfil

Novamente, cabe o lembrete: o LinkedIn para corretor de imóveis não é como outras redes. Nela, fotos de tom pessoal não geram tanta retenção de pessoas, por um simples motivo: quem está no LinkedIn, está ali com um objetivo comercial: seja comprar, vender, fazer networking, contratar ou procurar emprego. 

Sua foto deve vender sua imagem profissional, o que não significa que ela não possa ser descontraída. Você pode dar o tom que quiser à sua foto, desde que ela transmita um ar de profissionalismo.

Publicando e compartilhando as coisas certas 

Antes de tudo, você deve entender, corretor, que por trás de toda publicação existe uma intenção. Então não adianta movimentar a rede com postagens e compartilhamentos que pouco enriquecem o perfil. Uma estratégia mal sucedida nesse momento pode não apenas perder efeito como também impactar negativamente a sua imagem. 

Sempre se pergunte: o que eu quero que meu público saiba sobre meu trabalho hoje?

Isso guiará sua produção de conteúdo dentro do LinkedIn por dois motivos: o primeiro é que essa frase segmenta o tema de todas as suas futuras postagens, “meu trabalho”, evitando que você foque em assuntos muito pessoais. O segundo é que ela segmenta o consumidor do seu conteúdo, “meu público”. Afinal, você não quer dispender esforços em quem não cumpre com o seu perfil de público-alvo. 

Algumas dicas de publicação e compartilhamento são:

  • Pequenos textos informativos sobre seu segmento de atuação
  • Fotos de alguns clientes em frente aos imóveis comprados 
  • Dados e infográficos sobre o mercado imobiliário
  • Certificados de conclusão de algum curso de especialização, palestra etc. 
  • Enquetes para conhecer melhor o público
  • Textos sobre suas recentes experiências no mercado 
  • Dicas práticas para o público que deseja comprar um imóvel

Participando de grupos e aumentando sua amplitude

Um ótimo feature do LinkedIn para corretor de imóveis é a possibilidade de fazer parte de grupos. Esses grupos são constituídos por pessoas com interesse em temas comuns, e você pode fazer parte tanto de grupos com outros corretores quanto de grupos feitos para o seu público. 

Atenção: para participar de um grupo, você deve realizar uma solicitação e aguardar retorno.

Usando o Sales Navigator

Sales Navigator é uma proposta paga do LinkedIn para impulsionar os negócios de empresas e profissionais. Ela entrega alguns benefícios que a conta gratuita deixa de lado, como a busca de leads e contas no seu público-alvo, estatísticas em tempo real para ajudar o contato inicial com leads e outros. 

Gerenciando campanhas

Essa é outra estratégia para quem está disposto a pagar pelos melhores resultados. O LinkedIn oferece a possibilidade de veicular, rastrear e gerenciar campanhas na plataforma, caso você tenha uma página (além de um perfil, claro). 

Aprendendo com o LinkedIn

Por último, o LinkedIn também disponibiliza uma plataforma paga para estudos. Lá, você aprende a se desenvolver dentro da rede e construir uma presença de qualidade com base em dados, informação e estratégia. 

O LinkedIn para corretor de imóveis é a melhor opção para o futuro?

Tudo depende de qual o seu objetivo. Verdade seja dita, existem mil e uma opções para o corretor de imóveis quando o assunto é rede social. Você pode estar no Insta, no Facebook, no Tiktok, nos blogsites… 

Mas o LinkedIn sem dúvida é a rede com o maior número de leads qualificados do mercado. Os leads captados lá possuem uma taxa de conversão muito mais alta, pois eles já sabem o motivo pelo qual estão lá.

Por isso, sim, eu diria que o LinkedIn para corretor de imóveis, embora não seja a única, é uma das melhores apostas para a prospecção de leads no futuro. Mas e você, concorda com o texto? O que acha da ideia de se voltar para o LinkedIn? 

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