ISO 14001 – Benefícios e 8 passos para obter o certificado

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

22 de agosto 2022| 12 min. de leitura

Compartilhe
ISO 14001 – Benefícios e 8 passos para obter o certificado

 

ABNT ISO 14001: tudo sobre sua importância na construção civil

A  Norma ABNT ISO 14001 tem como finalidade principal implementar requisitos para um sistema de gestão ambiental. A implementação da norma possibilita que organizações, de pequeno a grande porte, apliquem práticas sustentáveis em seus negócios.

O grande objetivo da ISO 14001 é conciliar o crescimento econômico com a sustentabilidade. Uma vez que esses caminhos ainda são considerados opostos por muitas empresas, a implementação torna-se um grande desafio ao empresário.

Aderir o certificado ISO 14001 é considerado um atestado de inteligência para a empresa que o implementa. Adotar atos conscientes voltados ao meio ambiente é uma necessidade mundial e para se adequar à norma é preciso atender as exigências do mercado, e aí sim, cumprir a missão.

iso 14001

Preservação do meio ambiente, educação ambiental, sustentabilidade dentre outros termos a ver com uma gestão ambiental, são assuntos cada vez mais falados no meio empresarial. Para que uma empresa inicie o processo de implementação, a mesma deverá primeiramente analisar como as ações irão impactar a sociedade futuramente.  

Mas e para Construção Civil? Qual a importância de ter o certificado? Caso você esteja se perguntando, siga em frente e veja o impacto da norma ISO 14001 na indústria da construção.

A importância da ISO 14001 na Construção Civil

No mercado da construção ainda não há uma preocupação suficiente que poupe impactos agressivos ao meio ambiente, como contaminações no solo, ar e água.

A série 14000 da ISO tem o objetivo de destacar a importância de normas de padrão ambiental como:

  • Auditorias Ambientais;
  • Rotulagem Ambiental;
  • Desempenho Ambiental;
  • Sistemas de Gestão Ambiental;
  • Análise do Ciclo de Vida;
  • Comunicação Ambiental;
  • Terminologia;
  • Aspectos Ambientais.

Todos os temas possibilitam que organizações atendam suas necessidades socioeconômicas, protegendo o meio ambiente de grandes impactos ecológicos. Pensar no ciclo de vida dos produtos e serviços é uma maneira de controlar todos os processos a fim de aumentar o desempenho ambiental.

Alternativas ambientais reforçam uma posição de destaque no mercado, devido a influência gerada, benefícios financeiros e de produtividade que a implantação proporciona. O comprometimento da organização é o que fará desta implantação um sucesso, ou não.

Mas não para por aí! O sistema de gerenciamento ambiental para ter sucesso, deve iniciar pela mentalidade do construtor. A empresa deve estar de acordo com a nova norma ISO 14001 de 2015, que é chamada de “mentalidade de riscos e oportunidades”.

Resíduos gerados em uma obra, por exemplo, serão analisados diante as oportunidades de retornarem como matéria prima secundária para alguma finalidade dentro da obra. Esta mentalidade de riscos e oportunidades age diretamente nos fatores de economia da empresa.

resíduos iso 14001

Veja agora como facilitar o processo de certificação. No fim da leitura, você entenderá com clareza como implementar a norma nesta indústria.

A quem se aplica a ISO 14001?

Não são apenas as grandes indústrias ou atividades altamente poluentes que devem voltar as atenções para a ISO 14001. A redação da norma explica que sua aplicação vale para qualquer organização, independentemente do seu tamanho, tipo e natureza.

Ou seja, toda construtora ou incorporadora pode se adaptar à ISO 14001 integralmente ou parcialmente para melhorar sua gestão ambiental. Mas as as declarações de conformidade com esta norma só são aceitáveis se todos os requisitos estão incorporados e atendidos nas rotinas da empresa.

5 passos para obter a certificação ISO 14001

Para obter uma certificação ambiental, sua empresa precisa adotar e seguir determinados padrões. É necessário, por exemplo, usar recursos naturais de modo racional e preservar a biodiversidade. Se a empresa estiver adequada, solicita-se a visita dos auditores. São profissionais que pertencem a organizações certificadoras. No caso da ISO 14001, quem confere a certificação é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A cartilha Certificação Ambiental do Sebrae resume o processo em cinco passos:

  1. Adquira a norma na íntegra
  2. Levante informações (procure a certificadora, informe-se sobre o tempo e investimento necessários)
  3. Agende uma pré-auditoria para avaliar o grau de preparação da empresa para o processo final
  4. A auditoria de certificação será realizada e resultará em um relatório. O documento apontará qual processo foi cumprido e que tipo de certificação foi realizada
  5. Uma vez que o certificado foi obtido, um auditor visitará a empresa regularmente para garantir que os requisitos permanecem atendidos

A utilização de um ERP na Gestão Ambiental

Quando o assunto é desenvolvimento econômico e social, é impossível não pensar no ramo da Construção Civil. Esta é uma das atividades com maior impacto econômico do país.

Mas a indústria da construção também chama a atenção por ser uma grande causadora de impactos ambientais devido ao alto consumo de recursos naturais.

Uma vantagem da gestão ambiental diante deste cenário, é a possibilidade de utilizar um ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa). A ferramenta é ideal para gerenciar todos os dados de um processo de construção. É possível inclusive, gerenciar a geração de resíduos de uma obra pelos relatórios gerados na plataforma.

Falando em resíduos, tenho uma recomendação para você: nosso ebook gratuito sobre Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Tenho certeza que será muito útil para sua empresa. É só clicar no link e baixar!

gerenciamento de resíduos iso 14001

Clique na imagem para fazer o download

 

 

É importante lembrar que toda gestão ambiental deve ser feita e priorizada desde o início da construção até sua finalização. Isso para que seja mais fácil a integração dos conceitos ambientais de maneira uniforme no canteiro de obras.

Um ERP bem estruturado possibilita que a empresa desenvolva procedimentos e disponibilize recursos para que a política ambiental possa ser praticada com êxito. Optar pela ferramenta permite que as atividades sejam executadas normalmente sem perder a produtividade, mantendo a empresa dentro das exigências da norma ISO 14001.

A adesão do software de gestão proporciona práticas operacionais e administrativas que garantem um controle de proteção ao meio ambiente, deixando-o longe das ações negativas do ser humano. O gerenciamento destas ações implicará na mudança de hábito de todos no canteiro de obras, o que tende a beneficiar a empresa no processo de certificação.

Agora que você já sabe como facilitar o processo de implementação, vamos ver as maneiras que beneficiam direta e indiretamente a empresa certificada.

ISO 14001 e seus Benefícios

Ser certificado com um Sistema de Gestão Ambiental reconhecido internacionalmente, trás inúmeros benefícios para o negócio. Confira alguns abaixo:

Competitividade de Mercado e Credibilidade com Investidores e Clientes

  • O certificado ISO 14001 comprova a preocupação da empresa com o meio ambiente, o que ainda é um diferencial no mercado;
  • Aumenta a credibilidade com investidores uma vez que prova utilizar as melhores práticas na execução dos serviços prestados;
  • Impacta diretamente nos hábitos da equipe, influenciando no comportamento externo;
  • O acesso a novos clientes e parceiros torna-se mais fácil devido a alta reputação que o certificado proporciona;
  • Uma empresa certificada ambientalmente, atesta a qualidade dos serviços prestados.
  • Crescimento Sustentável
  • O certificado ISO 14001 assegura a empresa de responsabilidades mediante a impactos ambientais;
  • Crescimento através da implementação de um controle efetivo sobre todo impacto ambiental;
  • Melhor desempenho na linha de produção devido ao uso de materiais naturais;
  • Menor produção de lixos e resíduos no meio ambiente;
  • Com a redução de desperdícios, os custos operacionais são diminuídos;
  • Aumento da eficiência em todo canteiro de obras;
  • Aumento de confiança com steakholders;
  • Menor chance de processos e multas.

Confira abaixo o passo a passo para conquistar a certificação e usufruir dos benefícios citados acima.

sustentabilidade iso 14001

8 passos para a implantação da ISO 14001

Para obter o certificado ISO 14001, é preciso aplicar medidas que atendam aos requisitos da norma internacional. São essas;

1) Requisitos Legais: Identificar os requisitos legais da norma para ter certeza no sucesso da implementação.

2) Definição do SGA: Para ter certeza de tudo que precisa ser feito, é necessário definir as políticas e o propósito do SGA (Sistema de Gestão Ambiental). Isto previne a inclusão de áreas do negócio que podem não ter efeito ambiental. A política ambiental e os aspectos ambientais, são os primeiros documentos para criar para a aplicação da norma.

3) Processos e Procedimentos: Identificar os procedimentos em relação aos impactos, que irão assegurar resultados adequados diante do meio ambiente.

4) Treinamento e Conscientização: Envolver desde os líderes aos colaboradores de todos os setores, no processo de certificação. É importante que toda equipe esteja ciente dos valores sustentáveis e da importância dos resultados que serão alcançados mediante as políticas ambientais.

5) Certificação: Procurar uma empresa especializada para auditar seus processos de implantação e verificar se está de acordo com as conformidades da norma. A implantação da ISO 14001 costuma ser mais complexa, comparada às outras, e exige mais tempo para adequar os requisitos

6) Registros: Coletar registros exigidos pelas auditorias para que os processos atendam os requisitos definidos para a norma. São os registros que mostrarão a eficácia e melhorias que estarão sendo feitas.

7) Ações corretivas: Encontrar ações corretivas para sanar os problemas identificados durante as análises críticas da direção.

8) Auditoria Interna: Ao solicitar o organismo de certificação, será necessário auditar cada processo internamente antes da auditoria final de certificação. Este procedimento dá a chance de assegurar que os processos tramitam conforme o planejado.

Implementar a ISO 14001 é mais que obedecer normas ambientais, é se preocupar com o futuro empresarial da organização, do mercado, e das gerações que estão por vir. A Natureza agradece e a sociedade também.

E aí, gostou da leitura? Quer saber mais como o Sienge pode auxiliar na gestão e planejamento da empresa? Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais sobre ERP. 

Até a próxima!