Inovação na construção civil: 7 motivos para você ir ao evento Construtalk

Vanessa Farias

Escrito por Vanessa Farias

12 de julho 2018| 8 min. de leitura

Compartilhe
Inovação na construção civil: 7 motivos para você ir ao evento Construtalk

Muitas pessoas podem se perguntar: vale mesmo a pena investir dinheiro em eventos sobre inovação na construção civil? Neste post, você vai conhecer 7 razões para não ter mais dúvidas! Além disso, você vai saber porque deve ir ao Construtalk, o evento itinerante realizado pelo Buildin que discute inovação e tecnologia na construção.
Para você ter uma ideia, mais de 95% do público que já foi ao evento recomenda o Construtalk! A maioria dos participantes é composta por decisores. São todos profissionais qualificados num dia inteiro de imersão e conteúdo.
Ficou curioso em conhecer as razões? Então, continue leitura!

1. Ampliar networking

Construtalk
foto: Glaucimara Castro / www.formei.com.br

Tão importante quanto aprender com os temas das palestras, a possibilidade de fazer networking costuma ser fator decisivo na hora em que uma pessoa decide ir a um evento. Quem garante que seu profissional de referência ou um possível cliente não vai estar lá, não é mesmo?
A troca de informações feita pessoalmente pode oferecer reflexões conjuntas sobre o mercado da construção e também abre a possibilidade de criar novas parcerias. Conhecer pessoas cara a cara torna as suas chances de conexão muito mais potentes que uma simples ligação, por exemplo.
Por isso, no Construtalk, existem momentos dedicados especificamente para promover o contato entre os participantes. São momentos de interação como coffee-break, almoço e happy hour que você troca cartões de visita e, quem sabe, faz negócios.

2. Ter acesso a conteúdos de alto nível

Conteúdo Construtalk
foto: Glaucimara Castro / www.formei.com.br

Talvez você já tenha tido a infelicidade de ir a um evento que fala “mais do mesmo”, certo? Pois é, o medo de pagar por um evento que não traga nenhuma recompensa atinge muita gente.
Mas o Construtalk tem se provado diferente. De acordo com uma pesquisa feita com o público do evento, mais da metade afirmou que o conteúdo das palestras foi a maior inspiração que levaram para casa.
No Construtalk, o foco é em inovação na construção civil e conta sempre com profissionais de empresas tradicionais e também construtechs, as startups do setor.
Nele, os conteúdos aprendidos estão ligados a:

  • Cases de adoção de uma cultura inovadora
  • Aplicações práticas da tecnologia na construção
  • Dados de mercado
  • Novas tecnologias
  • E muito mais!

Quer ter o gostinho de saber como foram as palestras de uma das edições do Construtalk? Então veja este post especial com tudo – tudo mesmo – que aconteceu durante o evento!

3. Aprender como aplicar inovações na construção civil

Tecnologia Construtalk
foto: Glaucimara Castro / www.formei.com.br

No tópico anterior você viu que as aplicações das inovações no setor fazem parte da agenda do Construtalk. Afinal, do que adianta conhecer as tecnologias se não te ensinam como aplicá-las, não é?
Por isso, durante o evento, os participantes têm a oportunidade de conferir demonstrações em tempo real. Assim, fica muito mais simples de entender como a inovação pode ser usada na prática, seja no projeto ou até no canteiro de obras.

4. Descobrir quais são as tecnologias do momento na construção civil

Inovação Construtalk
foto: Glaucimara Castro / www.formei.com.br

Você sabe mesmo quais são as tecnologias do momento no setor? Em eventos como o Construtalk, você conhece de perto o que os profissionais têm feito para inovar na construção civil.
Construção modular, smartcontracts e blockchain, inteligência cognitiva… Esses são só alguns temas abordados durante as palestras do Construtalk. Os speakers revelam dicas essenciais para quem quer investir em inovação num dos setores mais tradicionais.
Os palestrantes são escolhidos a dedo e a fala de um se complementa com a do outro. Dessa forma, o participante tem uma experiência completa do evento.

5. Conhecer cases reais de inovação

Cases de inovação Construtalk
Nada melhor do que saber o que andam fazendo as empresas do setor para inovarem na sua cultura e nos seus projetos e negócios. O Construtalk traz palestras que contam cases reais de como construtoras, fornecedores e outros agentes da construção fazem para “pensar fora da caixa”.
Na edição que aconteceu em Goiânia, por exemplo, representantes da Alphaville Urbanismo e da Duratex mostraram como suas empresas têm se tornado referência quando o assunto é inovação.

6. Interagir com construtechs

Construtech Construtalk
foto: Glaucimara Castro / www.formei.com.br

A “cereja do bolo” do Construtalk são os Pitch Times. São selecionadas algumas das principais construtechs para apresentarem suas ideias a investidores, construtoras e incorporadoras.
A ocasião gera ainda mais engajamento entre os participantes, já que o trabalho das startups complementam o trabalho das empresas tradicionais e vice-versa.
Além disso, as construtechs têm a chance de obter maior visibilidade e construir possíveis parcerias. É ótimo, não é?
Quer saber mais sobre construtechs? Então assista ao vídeo com o CEO do Construtech Ventures, Bruno Loreto:

7. Inspirar-se

Inspiração Construtalk
foto: Glaucimara Castro / www.formei.com.br

Por último e talvez mais importante, o objetivo de ir a um evento é voltar para o dia a dia de trabalho inspirado. E quando se fala em inspiração é ter vontade de ir para o escritório e colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o evento.
É muito comum que a rotina faça com que as pessoas se sintam frustradas em algum momento da profissão. Uma boa solução para isso é apostar em acontecimentos que reúnam players da sua área para a troca de ideias. Desse jeito, a inspiração vem mais fácil.
Uma das coisas que mais pode motivar profissionais é ver que outros, que atuam no mesmo segmento, estão atingindo o sucesso em inovar na construção civil!
Gostou deste artigo? Então talvez você queira saber mais sobre o Construtalk Recife, o evento itinerante que discute inovação na construção civil.