Gestão empresarial e home office: aprenda a unir os dois universos!

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

2 de julho 2021| 12 min. de leitura

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Gestão empresarial e home office: aprenda a unir os dois universos!

Manter uma gestão empresarial eficaz e assertiva pode ser desafiador de diferentes maneiras. Entre apagar incêndios da empresa e assegurar a eficiência da sua equipe, um gestor pode se ver sobrecarregado e apresentar dificuldade no processo. Isso é completamente normal.

Durante o home office as frustrações se somam à distância e às consequentes dificuldades de comunicação que ela pode causar, e estar longe do seu time por vezes é preocupante e fruto de insatisfação no trabalho.

Mas e se a gente te contasse que existem diferentes formas de unir o universo da gestão empresarial ao do home office e transformá-los numa dupla dinâmica imbatível?

A verdade é que, quando agregados do jeito certo, trabalhar à distância pode ser agradável e bastante produtivo.

Aprenda a realizar sua gestão durante o home office com a gente! Basta acompanhar o texto.

Os impactos do home office na gestão de incorporadoras

Um novo tempo chegou: um tempo de digitalização comercial e modernização de processos em inúmeros setores da economia. Simultaneamente, a atual pandemia do novo Coronavírus entrou no nosso dia a dia e mudou completamente nossa rotina.

A verdade é que apesar de cada dia mais modernas e digitais, muitas empresas ainda não se viam preparadas para a adoção compulsória do modelo de trabalho remoto. E mesmo com adaptações e o pouco tempo de preparo elas se moldaram à novidade e embarcaram de vez na proposta.

O que muitas organizações não esperavam era perceber que o home office poderia ser muito mais desafiador do que parece: profissionais com pouca condição de trabalho, gestões tradicionais que não mais funcionavam em ambiente digital, recessão dos lucros, não foram poucas as barreiras que se colocaram frente àquelas que tentaram inovar sem o devido planejamento.

Bom para alguns e ruim para outros, a realidade é que só consegue prosperar no home office quem se prepara para ele, pois o trabalho remoto exige a releitura de diversos processos internos e externos e demanda mudanças de acordo com a nova realidade.

Desafios da gestão empresarial em home office

Dentre os diversos desafios do home office para a gestão empresarial, algumas dores acabaram se destacando sobremaneira. Não coincidentemente, muitas empresas tentavam aplicar métodos tradicionais a uma realidade virtualizada e completamente distinta. O resultado, por consequência, revelou profissionais insatisfeitos e alta perda de lucros e oportunidades de negócio.

Os principais desafios da gestão empresarial à distância são:

  • Desmotivação das equipes: com as dificuldades enfrentadas no home office, sem o mesmo contato e a interação do dia a dia, muitas equipes se mostram desmotivadas para trabalhar.
  • Diminuição drástica da produtividade: como consequência dessa desmotivação, a produtividade diminui perceptivelmente, algumas vezes a níveis preocupantes.
  • Baixo controle de horas trabalhadas: um dos grandes desafios notados na gestão tradicional aplicada ao home office é a dificuldade em contabilizar horas trabalhadas da forma que se fazia durante o trabalho presencial.
  • Dificuldade de gerenciamento de times: todas essas variantes levam a uma grande dificuldade de gerenciamento dos times pelos quais o gestor é encarregado.
  • Pouco acesso à tecnologia: a acessibilidade às tecnologias é uma realidade particular para cada colaborador. Nem todos possuem acesso aos equipamentos requeridos por sua profissão.
  • Comunicação precarizada: a comunicação em ambiente digital é completamente diferente daquela que acontece presencialmente e manutenção de uma boa comunicação entre equipe tem sido uma proposta desafiadora dentro da nova realidade.

Como otimizar sua gestão empresarial durante o home office

Antes de qualquer outra coisa, esqueça tudo o que você acha que sabe sobre gestão empresarial tradicional. Para aplicá-la ao home office, é preciso entender que ambientes diferentes exigem, também, abordagens distintas. Elas devem ser pensadas estrategicamente e precisam levar em consideração seu contexto de aplicação, para que sejam utilizadas da melhor forma possível.

Tendo dito isso, reiteramos: é possível sim ter uma gestão empresarial eficaz durante o trabalho remoto. E, para te ajudar com isso, preparamos um passo a passo bem completo do que fazer para se sair bem nessa nova trajetória. Acompanhe com a gente!

Repense seu modelo de gestão empresarial

Primeiro, é muito importante entender que a gestão empresarial no ambiente offline e no ambiente online, apesar de, supostamente, serem o mesmo cargo, são duas aplicações completamente distintas.

Nem todas as variáveis que um gestor costuma analisar e considerar no trabalho presencial poderão ser mensuradas durante o home office, isso é um fato. E a adaptação é extremamente necessária nesse momento: outras coisas devem ser priorizadas quando trabalhamos remotamente.

Nós te convidamos a repensar seu modelo de gestão. Reflita sobre as seguintes informações:

  • Quais são suas prioridades atualmente, em ambiente offline?
  • Qual a relevância dessas prioridades para uma gestão em home office?
  • Essas prioridades podem ser mensuradas no trabalho remoto?
  • Se sim, de que modo você pode mensurá-las?
  • Se não, quais são outras prioridades que possam ser mensuradas?

Tendo respondido a essas perguntas, suas novas prioridades ficarão muito mais claras. Você perceberá que os valores de gestão pautados em comando e controle não fazem sentido em ambientes digitais.

Lembrando que você não tem condições de mensurar quanto tempo o seu funcionário passa no almoço através do trabalho remoto.

Automatize seu workflow

Um workflow automatizado pode ser o pontapé para sua empresa dominar o mundo, especialmente durante o trabalho remoto. Com ele, você pode personalizar seus processos internos e externos, categorizar etapas de uma jornada, dedicar um responsável e transformar tarefas em disparos automáticos realizados na plataforma.

Com a automação do workflow, seus times têm mais tempo livre para outras atividades e podem deixar muitas demandas a cargo de uma ferramenta como o CRM.

Defina boas metas

A definição de metas é importante numa gestão empresarial, seja ela qual forsobretudo durante o trabalho remoto, boas metas precisam ser levadas em consideração. Elas aumentarão a proatividade e produtividade da sua equipe, conferindo a seus colaboradores mais vontade de contribuir positivamente para o time.

Buscando auxiliar a definição de boas metas, nasce o conceito de Metas S.M.A.R.T. Formada por um acrônimo, cada letra de “S.M.A.R.T.” designa uma característica única a esse tipo de meta. Juntas, essas cinco letrinhas te ajudam a criar metas aplicáveis e atingíveis dentro da sua incorporadora.

Uma meta S.M.A.R.T. deve ser:

  • Específica (S): ter um sentido próprio e não permitir ambiguidades ou interpretações duplas e excessivamente amplas.
  • Mensurável (M): poder ser colocada em números, medida de alguma forma.
  • Atingível (A): ser realista de acordo com as capacidades que podem ser atingidas pela equipe.
  • Relevante (R): ter algum significado positivo para o crescimento da empresa, ser relevante para os resultados maiores da organização;
  • Temporal (T): poder ser colocada em prazos realistas.

Utilize uma plataforma de comunicação direta

Como você pôde ver, a comunicação é um dos maiores desafios para empresas recentemente adaptadas ao trabalho remoto e uma ferramenta de comunicação direta se faz muito importante para os times.

É através dela que os contatos entre pessoas devem acontecer. Isso permitirá que informações não se percam noutras plataformas, evitando extravios e retrabalhos. Uma plataforma de comunicação direciona e compila os esforços comunicacionais de um time, promovendo maior sinergia entre todos os envolvidos.

Muitas plataformas podem ser úteis para comunicação direta. Desde o WhatsApp até a própria plataforma de CRM, o importante é que seja um ambiente seguro e de fácil visualização.

 

 

Crie boas condições de trabalho para a equipe

Lembra que falamos que um dos maiores desafios durante o home office é a falta de acessibilidade igual para todos os colaboradores? É exatamente nessa dor que devemos focar agora.

Sua equipe precisa de boas condições de trabalho para conseguir dar o melhor de si, essa é a realidade. E é papel da empresa garantir assistência àqueles que necessitam dela.

Garanta o empréstimo de ferramentas para aqueles que precisam, faça questão de checar o bem-estar de todos os seus funcionários e, sempre que possível, atualize-se sobre possíveis novas necessidades.

Tenho certeza que o seu colaborador se sentirá bem cuidado e mais disposto a fazer parte de uma equipe.

Tenha um bom planejamento

Planejamento é a base de qualquer processo empresarial, e isso não deve ser diferente durante o trabalho remoto. É a partir dele que seus times criarão um guia de sua jornada de trabalho. E com um bom planejamento, você consegue focar no que realmente importa: entregas, produtividade e metas.

  • Realize planejamentos mensais, semanais ou quinzenais com a participação de toda a sua equipe e faça questão de dar a oportunidade de contribuir com suas próprias ideias;
  • Assegure-se de que o planejamento esteja bem elaborado e acessível a todos de acordo com as metas traçadas pela empresa.

O planejamento precisa ter uma noção básica de prazos e deve ser atingível para a equipe.

Conclusão sobre a gestão empresarial

Chegamos ao fim de mais um conteúdo. Hoje, você pôde aprender mais sobre a gestão empresarial durante o home office, seus principais desafios e suas melhores maneiras de aplicação. Agora que você já sabe o que fazer, coloque seus conhecimentos à prova e aplique-os na sua empresa. Se bem utilizados, seus resultados podem ser palpáveis e o crescimento da empresa, visível.

Curtiu o conteúdo de hoje? Então coloque a mão na massa e aproveite o aprendizado!

 

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