Gestão de Obras – Mais rentabilidade com apropriação de custos

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

22 de junho 2015| 3 min. de leitura

Compartilhe
Gestão de Obras – Mais rentabilidade com apropriação de custos

Em tempos de crise, fazer uma boa Gestão de Obras pode fazer sua empresa disparar na frente de seus concorrentes.

Sua construtora certamente possui inúmeras obras em andamento simultaneamente. Uma diversidade de equipamentos e máquinas utilizados em cada uma delas: tratores de esteira, escavadeiras e retro-escavadeiras, motoniveladoras e rompedores hidráulicos. As ferramentas vão desde martelos e alicates, até picaretas, pás e serras circulares. O uso destas ferramentes implica em  um custo.

A apropriação correta destes custos nos canteiros de obra, se torna um grande diferencial para sua empresa, pois é a partir daí que você tem uma apuração de resultados muito mais realista sobre aquela obra. Assim, sua construtora tem a Gestão de Obras precisa de seus empreendimentos.

Por exemplo, uma retro-escavadeira trabalhou na obra A durante 5 meses. Durante este período, foram consumidas dezenas de litros de combustível, houve uma manutenção preventiva e a troca de óleo lubrificante do sistema hidráulico.

O custo horário máquina (taxa horária pode ser calculada considerando custo de aquisição, expectativa de vida útil, valor residual e depreciação, por exemplo) das horas de trabalho da retro-escavadeira nesta obra, assim como todos os custos referentes ao combustível consumido, às horas da manutenção e aos litros de óleo, devem ser atribuídos à obra A.

Fazendo uma Gestão de Obras e um controle eficiente da alocação dos equipamentos e apropriando os seus custos na obra onde estiverem trabalhando você obterá mais precisão no controle financeiro dos empreendimentos de sua empresa.

Acompanhe nosso blog! Logo falaremos mais sobre a importância desta questão e quais suas alternativas! Pra adiantar, você pode ler mais dicas sobre Gestão de Obras que melhoraram a produtividade no canteiro de obras aqui. É o Sienge facilitando sua vida.