Futuro: calibrando o termômetro para 2018

Alonso Mazini Soler

Escrito por Alonso Mazini Soler

3 de janeiro 2018| 10 min. de leitura

Compartilhe

Sou um professor. Lido diariamente com a juventude e adoro o que faço. Reconheço que a ela cabe forjar, e a ela pertence, o futuro – aliás, ela é o futuro! 

E isso se traduz em força e poder. Afinal, está nas mãos dos jovens “consertar os erros” das gerações passadas e fazer valer a sua própria perspectiva de acerto, justiça e sucesso. 

Entretanto, enfatizo que, infelizmente e em contrapartida, esse poder de mudar o mundo e forjar um futuro melhor consome parte de sua liberdade. Afinal, exige a responsabilidade da participação e do protagonismo, pesando sobre as suas costas o resultado futuro de suas decisões e atitudes atuais. E isso costuma gerar ansiedade, medo, e frequentemente, frustração. 

Como professor e pai eu tenho estado aberto a dialogar e facilitar esse processo de transição e metamorfose da juventude: de casulo a borboleta, de atirador de pedra a vidraça, de demandante coletivo a decisor solitário. 

Este texto ilustra um diálogo com uma jovem que, como outros tantos, quer mudar o mundo. 

 Você é jovem Natália, você pode tudo! 

– O que percebo sobre mim mesma é que estou em formação, estou em busca de um caminho no qual possa obter as realizações que considero inspiradoras e desafiadoras. Considero-me jovem, porém, ao mesmo tempo sinto que tenho preocupações que me tornam, por vezes, mais séria do que seria necessário. Preocupo-me com emprego que não tenho, com salário, com moradia, com um plano de saúde, com segurança etc. 

 Mas essas são, provavelmente, as mesmas preocupações de seus pais, de seus avós, e dos pais de seus avós. Como expressar o novo nas suas prioridades? 

 Acredito que posso expressar o novo por meio de minhas inquietações, pois preocupo-me com as condições do ambiente em que vou viver. Preocupo-me se terei ar e água minimamente limpos para respirar e beber. Pergunto-me se algum dia poderei voltar a confiar que o poder público trabalhará em prol da minha comunidade, ou se o mesmo irá me proporcionar um pronto socorro público onde poderei presenciar pessoas sendo atendidas de forma humana e sem longas horas de espera. Questiono-me se verei uma escola pública verdadeiramente voltada à educação de massa, cujos resultados se estendam além da motivação puramente política que esconde sua implementação precária e seu mau planejamento. Um Estado que se envergonhe de dizer que não sabe quando irá efetuar o pagamento de seus funcionários, como se isso fosse um mero favor passível de adiamento e parcelamento.  

 Mas está em suas mãos ajustar a direção das coisas. Essa energia reinvidicatória pode ser usada para promover mudanças. 

 Sinto essa necessidade de agir e de interagir ainda mais com o mundo à minha volta. Entretanto, ao mesmo tempo vejo que são muitas as perguntas que faço à mim mesma. Talvez essa inquietação seja algo inerente da minha geração. Essa mesma força que me leva a questionar faz com que eu veja o presente sem o mesmo o brilho de quando eu era criança – quando tudo se resumia a um mar de possibilidades.

 Na realidade, quanto mais amadureço mais a vida se mostra dura e menos amável. Não me entenda mal, admiro a vida e o espetáculo de acordar e ter mais uma chance. Contudo, sinto-me temerosa quanto ao que vejo e quanto a alguns retrocesso percebidos. Sinto que temos uma infinidade de caminhos para seguir, no entanto, algumas vezes, sinto como se a bússola que deveria me guiar para o futuro estivesse confusa, sem norte e prestes parar. Pressinto que estou entrando em um labirinto do qual não sei se conseguirei sair, pois reconheço o futuro que desejo, mas não sei ao certo se sei como construí-lo. 

 Mas você concorda que o mundo, hoje, é melhor do que o que foi no passado? E que o futuro será melhor que o presente? Temos mais acesso à tecnologia e à informação e isso nos liberta e nos une de modo global – nos torna mais conscientes e fortalece a nossa cidadania. 

 Sim, hoje as pessoas possuem um volume exorbitante de informação à sua disposição que pode ser compartilhada e utilizada de acordo com sua própria vontade e capricho. Mas, apesar de isso ser um importante avanço tecnológico e social, ele propicia uma “falsa” liberdade de expressão que resulta em desrespeito para com o próximo. Racismo, homofobia e violência, infelizmente, têm se tornado mais comuns e recorrentes atualmente. 

 Todos têm muito a dizer, mas pouco a filtrar e a ouvir. Muitos se acham no direito de compartilhar ódio e preconceitos pelo simples fato de que as ferramentas de tecnologia estão ali dispostas e que não se pode coibir essa tal “liberdade de expressão”. Esqueceram-se de que há limites entre uma opinião ponderada e a ofensa velada e que todos, inclusive os estrangeiros residentes no país, tem certos direitos fundamentais que não apenas garantem o direito à liberdade de expressão, mas como também o direito a resposta e a punição quando a tal “liberdade” causar dano moral, material ou prejuízo à imagem. 

 Acredito que o enorme volume de informação disponível pode confundir, alienar e proporcionar o desinteresse das pessoas para com a construção do seu futuro. Um mal que cresce silenciosamente enquanto se saúda o novo mundo da informação. 

 Teremos eleições no Brasil em 2018. A política responderá como um alento às nossas mazelas? 

 Todos dizem que devemos escolher um partido! E, para isso, devemos olhar o histórico! Para mim, sinceramente, não existe escolha, eu não queria nenhum deles, não queria nenhum partido, pois ao meu ver todos eles me olham com desdém e se portam como se minha inteligência merecesse ser subjugada. Novamente, neste quesito, sinto-me perdida em um labirinto estranho, visto que quanto mais acompanho a política menos me encanto por ela. Onde estão os homens e as mulheres fortes, inteligentes, estrategistas e humanos que trabalhariam pelo desenvolvimento da minha nação? Onde estão os ideais que me orgulhariam? Para onde foram os debates fundamentados na experiência e não em discursos meramente demagogos e inflamados? Gostaria realmente de dizer que seremos capazes de mudar o mundo apenas com essa eleição, mas infelizmente o labirinto em que me encontro se comprime e me leva a pensar que talvez tenhamos um longo caminho pela frente. 

 Quais são suas expectativas para 2018? 

 É difícil dizer algo direto sobre minhas expectativas para 2018, pois, de um modo vago, espero apenas que as coisas melhorem em todos os aspectos. Quero um país que eu possa admirar e confiar. Mas acima de tudo quero um futuro onde as pessoas respeitem umas às outras não porque devem, mas sim porque sentem a naturalidade deste ato. 

 Estou ciente de que meus desejos são vagos, porém, no final das contas, desejo apenas ter mais certeza quanto ao futuro que teremos pela frente. 

 E qual a sua parcela de responsabilidade no alcance de suas próprias expectativas?

 Acredito nas pequenas ações que se multiplicam e contaminam, tornando-se grandes e transformadoras através de exemplos. Creio que quando hesito em jogar algo no chão meu exemplo é visto e replicado. Sinto que quando me nego a ser desonesta, mesmo em ações cotidianas, alguém também estará vendo e se fortalecendo por aquilo. Creio na força de um bom dia e na força de um olhar com bondade para a dor alheia. Acredito que quando me revolto com o que vejo e me posiciono para defender meu ponto de vista, novas ideias surgem e até mesmo as minhas próprias ideias sofrem certa mutação, pois acredito que devemos construir sempre em conjunto, com pessoas que muitas vezes nem mesmo voltarei a encontrar.

–  O que pretende fazer???

  Sei que preciso agir e escutar mais, estou ciente de que minha geração está acostumada a falar e a permanecer sentada, quero aprender com o mundo e talvez, quem sabe, ser capaz de ensinar um pouquinho. Mas insisto, acredito no poder das ações diárias e aparentemente pequenas, acredito que devemos sim dialogar sobre tudo e deixar para trás o velho preconceito de que a paz só será mantida se não falarmos sobre polêmicas e controvérsias deste nosso mundo. 

Natália Pereira Nunes, Estudante de Administração na UNIFEI – Itajubá/MG –  natalia_pn@yahoo.com.br

Alonso Mazini Soler, Doutor em Engenharia de Produção POLI/USP e Professor da Pós Graduação do Insper – alonso.soler@schedio.com.br