A digitalização no mercado imobiliário impacta sua produtividade? Descubra!

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

28 de janeiro 2022| 12 min. de leitura

Compartilhe
A digitalização no mercado imobiliário impacta sua produtividade? Descubra!

A digitalização de processos no mercado imobiliário pode estar afetando o seu nível de produtividade. Mas isso é bom ou ruim?

Nós somos fruto de evoluções. Na sociedade, no mercado, na comunicação… Reinventamos nossa participação social a todo momento na busca por criar uma humanidade mais evoluída, independente e eficiente. A digitalização é uma prova disso.

Mas se por um lado as novas tecnologias que inventamos nos auxiliam a trabalhar e produzir, por outro elas podem ser vistas como inimigas do tradicionalismo que algumas empresas tanto amam. Especialmente quando falamos no mercado imobiliário. 

Então, afinal, como a digitalização imobiliária impacta positiva ou negativamente a sua produtividade? Bem, é isso que vamos debater agora. 

Digitalização no mercado imobiliário: um cenário atual

O mundo já não é mais o mesmo. E isso também vale para o mercado imobiliário, que hoje conta com grande parte de suas transações realizadas parcial ou totalmente online. 

Digitalização no mercado imobiliário

Vender imóveis não é uma tarefa simples. Tão difícil quanto ela, ainda, é gerenciar os processos que antecedem e sucedem essa negociação. A gestão comercial numa incorporadora é complexa e repleta de etapas que devem ser pensadas e executadas com cautela. 

A digitalização, nesse sentido, surge como uma grande amiga. Hoje, é possível administrar leads digitalmente, enviar e-mails automatizados e personalizados e até mesmo assinar eletronicamente documentos necessários. 

Toda essa novidade chegou em parcelas, claro. Contudo, a recente pandemia do novo coronavírus acelerou sobremaneira a busca por digitalização. De acordo com pesquisa divulgada pelo Estadão, um número expressivo de pessoas utilizou as mídias digitais como forma alternativa de visitar um imóvel de interesse e conversar com o corretor de imóveis.

Ainda assim, a pesquisa deixou claro: muitas ferramentas digitais utilizadas na venda de imóveis ainda precisam ser otimizadas para uma melhor experiência do consumidor. Fica, então, a provocação: a digitalização no mercado imobiliário está impactando de que forma a nossa produtividade?  

A produtividade e seus 4 pilares

Diferentemente de produção, a produtividade é o conceito que leva em conta o contexto por trás do processo produtivo. Ou seja, não é apenas sobre produzir mais em menos tempo. É, na verdade, sobre produzir com mais qualidade, levando em consideração todas as ferramentas de que você dispõe para trabalhar.

A definição de produtividade se popularizou em diferentes mercados, e não foi diferente com o imobiliário. Agora, muito se fala sobre como o conceito impacta imobiliárias, incorporadoras, urbanizadoras e construtoras dos mais diversos tamanhos. 

Existem quatro pilares básicos quando falamos sobre produtividade. São eles: 

  • Pessoas
  • Processos
  • Gestão
  • Tecnologia

Sem uma dessas constantes, é impossível pensar em produtividade tanto de um modo geral quanto para o setor da venda de imóveis. 

Agora, vamos entender como cada um desses tópicos se desenvolve dentro do nosso mercado. 

Pessoas 

As pessoas são a base do mercado imobiliário, e, dessa vez, não estamos falando sobre o cliente. As pessoas às quais nos referimos são os gestores, colaboradores, diretores e demais funcionários de um corpo empresarial. 

Por mais digitais que sejam as transações, pessoas precisam de pessoas. Por isso, é importante que suas equipes estejam sempre treinadas e prontas para entrar em ação caso o cliente necessite. 

Processos

Os processos definem como uma venda imobiliária acontecerá. Cada um de seus passos, o papel de cada equipe, o que fazer em determinada situação, tudo isso e mais um pouco será contemplado no seu processo comercial. Neste momento, é importante que você consiga atribuir um responsável para cada processo, bem como metas atingíveis e ferramentas que otimizem o trabalho dos times. 

Gestão

Gerenciar é ter total controle sobre seus processos. Por isso mesmo é tão importante dentro de uma gestão comercial imobiliária. Através da gestão, você supervisiona, administra e intervém em atividades com assertividade, buscando o máximo de êxito em cada tarefa. 

Tecnologia

Por fim, chegamos ao último pilar da produtividade. Tecnologia é o impulsionador da evolução empresarial. Sem ela, ficamos fadados à mesmice e corremos o risco de ser esquecidos pelo mercado e pelo cliente. 

Dessa forma, o mercado imobiliário tem apropriado muitas coisas para si, criando plataformas cada vez mais especializadas e aptas para o gerenciamento do setor. 

Sim, a digitalização impacta sua produtividade. Mas como?

Bom, está cada vez mais claro que, sim, a digitalização está impactando nossa produtividade. Afinal de contas, tecnologia é um de seus pilares. Então, mais uma vez, é fácil perceber que as duas coisas em muito se comunicam. 

Mas a pergunta levantada no começo deste artigo foi a seguinte: como a digitalização imobiliária impacta positiva ou negativamente a sua produtividade?

Bem, é isso que será respondido agora. 

Pontos negativos

Nem só de flores vive o mercado imobiliário. Temos nossos períodos de turbulência, e às vezes a digitalização tem seu papel nisso. Antes de tudo, entenda: a digitalização em nenhum momento é uma vilã. Muito pelo contrário! 

O que acontece é que podemos estar despreparados para ela. Dessa forma, nos deixamos levar por processos antigos e não conseguimos extrair todo o potencial da tecnologia. 

E então, como a digitalização pode impactar negativamente nossa produtividade?

Distrações: Quem nunca se pegou distraído pelo Instagram, WhatsApp ou Tik Tok? Verdade seja dita, é difícil não se ver fisgado pelas novidades que aparecem na telinha a todo momento e, se suas equipes não foram instruídas e capacitadas para atuar ao lado da tecnologia, isso pode custar algumas horinhas de trabalho. 

Pouca instrução: Esse problema é fruto direto do despreparo e pode ser facilmente resolvido. Por mais benéfica que a digitalização seja, ela por vezes traz consigo algumas especificidades de uso. Por exemplo, algumas plataformas de gestão comercial ou gestão de tempo exigem um conhecimento básico das ferramentas e, quando não capacitados para trabalhar com ela, alguns times podem diminuir sua produtividade consideravelmente. 

Por isso a importância de treinar suas equipes sempre que for inserida uma nova plataforma de uso interno na empresa. Assim, todos saberão como encontrar seus caminhos na ferramenta e não prejudicarão sua produtividade. 

Pontos positivos

Podemos te dizer com total convicção: o que não falta é ponto positivo. 

A digitalização é um fruto do trabalho duro de pessoas que lutam por evolução dentro dos diferentes mercados. Da nossa forma de comprar e vender até o modo como nos relacionamos, tudo mudou com a tecnologia, e o crescimento exponencial de diferentes setores na atualidade se deve às possibilidades que a digitalização nos trouxe. 

Mas e então, quais são os principais benefícios dela?

Segurança: Processos realizados com intervenção tecnológica são mais seguros e eficientes. Imagine poder guardar todos os documentos e contratos de sua incorporadora na nuvem, com fácil acesso para toda a equipe e protegidos com senhas, criptografia e outras tecnologias. 

As possibilidades de perda e extravio de informação diminuem consideravelmente, uma vez que tudo está numa única plataforma e pode viajar de dispositivo para dispositivo. 

Profissionalismo: Gerenciar uma empresa não é fácil, especialmente quando essa empresa trabalha com vendas de alto valor agregado. Pois bem, com os frutos da digitalização, gerenciar é mais simples e prático. 

Plataformas como o CRM, por exemplo, nascem com o objetivo único e exclusivo de otimizar a gestão comercial e o relacionamento com o cliente. Isso significa muito mais profissionalismo para os processos de sua empresa e, claro, mais vendas para seus corretores. 

Agilidade: Assinar contratos não precisa ser difícil. Com as novas tecnologias em assinatura digital e eletrônica, você e seu cliente podem preencher diferentes contratos e documentos através de quaisquer dispositivos _ até mesmo celular!

Assim, você não apenas diminui o ciclo de vendas agilizando a assinatura, mas também agrega valor à sua empresa e a coloca como uma organização moderna e eficiente. 

Humanização: Parece estranho falar sobre tecnologia e humanização no mesmo texto. Mas acredite, é verdade. 

Hoje, é possível disparar e-mails, mensagens diretas (DM) e outras formas de contato para clientes específicos da sua base. Isso te auxilia a humanizar sua empresa a partir do momento em que personaliza a comunicação com cada um de seus clientes. Assim, ele começa a se enxergar não como mais um número na sua carteira, mas como um contato valioso (coisa que ele realmente é). 

O que pudemos aprender hoje?

Bom, é seguro dizer que está mais claro do que nunca: a digitalização de processos no mercado imobiliário impacta sim a nossa produtividade. E, assim como quaisquer ferramentas, plataformas e tecnologias, a digitalização tem seus pontos positivos e negativos. 

De qualquer modo, com equipes capacitadas e uma empresa determinada, você não tem motivos para preocupação: a digitalização só tem a acrescentar dentro da sua organização. E muitas são as formas de fazer isso, por exemplo:

  • Usando um bom CRM imobiliário
  • Gerenciando o tempo através de ferramentas
  • Criando uma presença corporativa nas redes sociais
  • Criando integrações com diferentes plataformas

Está esperando o quê? Use as armas que a digitalização oferece a seu favor! Dê a sua equipe a munição que ela precisa para ir além e faça um show de vendas. 

Você sabia que o Construtor de Vendas é parceiro Sienge?

O único CRM 5.0 do mercado imobiliário se juntou ao ERP apaixonado por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CVCRM te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador. 

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do CVCRM – Construtor de Vendas.

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o Blog do CV e nos siga no Instagram!