Dicas para criar um organograma de construtora de pequeno porte

Escrito por Erika Souza

14 de novembro 2023| 7 min. de leitura

Compartilhe
Dicas para criar um organograma de construtora de pequeno porte

Uma empresa só é de sucesso quando é planejada para tal.

Por isso, ao pensar em abrir o seu próprio negócio, é preciso traçar estratégias que identifiquem seus possíveis erros antes mesmo de cometê-los.

Neste post vamos te ajudar a montar planos de negócio, fluxogramas e organogramas para expandir seus projetos e saber os resultados de cada um de seus passos dentro da empresa.

Plano de negócio para pequenas construtoras

É por meio de um plano de negócio que você vai descobrir se aquela ideia é realmente viável e se encaixa com a empresa.

Com esse planejamento é possível obter informações mais detalhadas sobre o seu ramo de mercado, os produtos e serviços que tem a oferecer, seus clientes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio.

O primeiro passo é pesquisar tudo sobre a área da construção civil, seja em jornais, livros ou internet.
Saiba que não basta estudar apenas uma vez sobre o seu negócio e respectivo mercado de trabalho, já que ele está sempre em constante mudança.

Uma dica: quanto mais detalhado e baseado em pesquisas consistentes o seu plano de negócio for, melhores serão os seus resultados.

Um projeto bem-feito pode atrair novos clientes, fornecedores, parceiros e muito mais.

Como desenvolver seu plano de negócio na prática

Nesta etapa, é preciso colocar tudo na ponta do lápis: ideias, gastos e operação.

É com base nesse projeto que você sabe, de fato, se a sua construtora tem um potencial de sucesso.
Para elaborar um bom plano de negócio, você precisa considerar os seguintes pontos:

  1. Sumário executivo: faça um resumo das informações mais importantes da empresa;
  2. Descrição da empresa: elabore uma descrição detalhada com o objetivo da empresa;
  3. Análise de mercado: analise o cenário e pesquise a concorrência;
  4. Análise de fornecedores: avalie as melhores opções;
  5. Identifique seus clientes: para quem você vai direcionar seu trabalho?
  6. Plano de marketing: elabore estratégias de venda e divulgação;
  7. Plano operacional: entenda como o seu negócio vai funcionar na prática;
  8. Plano financeiro: considere despesas, investimentos e o capital de giro.

Fluxograma de uma construtora pequena

Assim como o plano de negócio, o mapeamento de processos dentro das construtoras permite ter uma visão ampla da empresa e resolver possíveis falhas.

Isso é essencial para definir, por exemplo, as melhores estratégias, o planejamento, o trabalho de cada equipe e vários outros processos.

Para facilitar esta etapa, existe o fluxograma.

Neste método, são utilizadas formas e símbolos gráficos para criar um desenho que represente o fluxo real de toda a empresa.
Por ser mais objetivo, didático e visual, o método facilita a compreensão do processo, com todas as informações necessárias para que seja mais fácil entender e fazer os ajustes, melhorias e mudanças necessárias no projeto.

Organograma para construtoras de pequeno porte

Enquanto o fluxograma é a representação gráfica dos passos, etapas ou atividades envolvidas no processo, o organograma é a representação gráfica da estrutura organizacional de uma empresa.

Ou seja, devem estar descritos ali todos os processos hierárquicos dentro de uma construtora.

O modelo mostra com clareza a divisão dos trabalhos e a distribuição de autoridade na empresa.

Existem vários modelos, mas o mais clássico é onde cada cargo é representado por um retângulo e ligado a outros por meio de traços.

Os cargos de mais hierarquia ficam acima, e os operacionais ficam abaixo.

Vale lembrar que, mesmo em uma empresa de pequeno porte, não é necessário incluir o nome de cada colaborador.
O organograma é divido em setores da empresa e não em funcionários individuais.

Como fazer um organograma?

Faça seu organograma com base nos seguintes itens:

  • Quem são as pessoas da empresa? Liste cada uma delas e a função exercida;
  • Identifique as hierarquias de cada colaborador;
  • Selecione a ferramenta mais adequada para a montagem do organograma (Word, Excel);
  • Confirme as informações já coletadas;
  • Apresente-o para toda a empresa;
  • Mantenha-o sempre atualizado.

Seguindo estas etapas você terá um projeto dinâmico para organizar cargos da empresa.

Além disso, conseguirá criar uma visão global do seu negócio para todos os colaboradores.

Conte com o Go!

O Gestor Obras GO! é um sistema ERP construído na medida para pequenas construtoras:

  • Funcionário digital personalizado para o seu negócio;
  • Dashboard dinâmico feito na medida para as necessidades de pequenas construtoras;
  • Fácil de usar, com layout intuitivo e dinâmico para você encontrar rapidamente todas as informações que precisa;
  • 3 módulos integrados: Financeiro, Compras e Engenharia;
  • Funcionalidades para gestão eficiente de custos de orçamento: apropriação de custos por etapa da obra, controle Orçado x Realizado, e muito mais!
  • Relatórios completos e automatizados para você acessar a qualquer instante todas as movimentações em todas as áreas da construtora.

Faça um teste grátis do GO!

Organize suas finanças, orçamentos e controle os prazos dentro e fora da obra.

Com o GO! você garante uma gestão eficiente e realista. Acabe com problemas de planejamento e gastos imprevistos.

Clique aqui para fazer um teste grátis do GO!