O processo de desenvolvimento de novos negócios na construção civil

O processo de desenvolvimento de novos negócios na construção civil

Por efeito de situações externas, diversos setores da economia passam por mudanças, e essa é justamente a realidade atual, com a pandemia da Covid-19. As pessoas precisaram repensar o modo de vida, o que impactou diretamente a economia, sobretudo a área de construção civil. As novas demandas contribuíram para o processo de desenvolvimento de novos negócios, que, por sua vez, desencadearam necessidades para as empresas, como o apoio de organizações que oferecem soluções financeiras.

As novas demandas contribuíram para o processo de desenvolvimento de novos negócios

Neste artigo, nós, do Grupo Nexxees, vamos explicar de que modo soluções como o crédito produtivo podem ser grandes aliadas no desenvolvimento de novos negócios na construção civil. Continue a leitura para saber mais.

Como a pandemia influenciou a construção civil e os novos negócios

O ano de 2020 tinha tudo para ser promissor no setor de construção civil, entretanto, o surgimento da Covid-19 impactou todos os países, em várias esferas. Devido às medidas de restrição para conter a disseminação do vírus, diversos setores pararam, o que impactou negativamente o sistema de produção e, por consequência, a economia.

Apesar disso, as pessoas precisaram se adaptar, e isso criou novos hábitos. Por exemplo, após tantos dias confinado, quem não percebeu a importância de espaços mais abertos e ventilados? Essa necessidade abriu oportunidades para empresas do setor investirem em projetos que atendam a essa demanda.

Com isso, veio a necessidade de investimentos na cadeia produtiva do segmento de construção civil, além de soluções voltadas para a área de gestão.

Mas, afinal, como esses negócios podem se reestruturar depois de um período de crise? É exatamente neste momento que soluções financeiras e de gestão são peças importantes para a recuperação.

Como soluções financeiras auxiliam empresas do setor

A retomada do setor de construção civil conta com auxílio de soluções financeiras e de gestão, indispensáveis para otimizar processos com a agilidade de um sistema completo.

A retomada do setor de construção civil conta com auxílio de soluções financeiras e de gestão

Dessa forma, utilizar um ecossistema digital que abranja todas as necessidades de uma empresa é o caminho para a reestruturação no mercado, tendo em vista que o seu principal objetivo é melhorar os negócios dessas organizações por meio do crescimento sustentável.

“Ecossistemas como o Hubly, da Nexxera, têm o objetivo de melhorar processos, gestão de caixa e de sustentar o crescimento sem perder qualidade e agilidade. Além disso, podem prover inteligência, gestão mercantil e financeira mais eficazes, contando com a digitalização de processos sem abrir mão das melhores práticas na gestão do negócio”, explica Márcio Almeida, gerente de produto do Grupo Nexxees.

Em suma, existem diversas soluções que se tornam essenciais para este segmento – e que não aumentam os custos, o que é um ponto muito importante nesta atual conjuntura.

Veja abaixo algumas delas, que integram um ecossistema digital:

  • Plataforma de gestão financeira para o setor de contas a receber;
  • Plataforma de integração do setor de pagamentos e fornecedores;
  • Plataforma de integração da empresa com os financiadores de crédito;
  • Uso de algoritmos e inteligência de crédito para gestão de fluxo de caixa eficiente.

Como funciona um ecossistema digital financeiro

O ecossistema digital financeiro, como o Hubly, consiste na integração de serviços financeiros em um só lugar. Uma plataforma que alia a tecnologia com um trabalho de alta performance e com o foco em gestão eficiente.

Em um mundo mais conectado, esse tipo de transformação digital para o meio da construção civil também é indispensável. Uma vez que auxilia na automatização de processos, otimizando o tempo daqueles que atuam no setor.

Nele é possível ter acesso aos bancos, possibilitando uma conexão entre a organização e instituições financeiras, além de conectar a rede de negócios – clientes e fornecedores.

Já imaginou a facilidade em resolver tudo em um só lugar, de forma integral e automatizada? Essa é a ideia central de um ecossistema digital, que possibilita utilizar a tecnologia a seu favor.

Além do benefício em ter tudo em apenas um software, esta plataforma deixa ao alcance de seus usuários uma variedade de linhas de crédito, o que permite taxas melhores, pois é utilizado o conceito de marketplace. As fontes de financiamento são homologadas nesse mercado de crédito, o que torna o ambiente competitivo.

Plataformas como essa são interessantes para novos negócios, pois auxiliam, desde o início, a prática de uma gestão eficiente.

Como as linhas de crédito podem ser a melhor opção

As linhas de crédito são ótimas opções para quem deseja iniciar novos negócios. Com elas é possível colocar em prática os objetivos traçados. Claro, como qualquer outro tipo de auxílio para empresas, existe uma infinidade de possibilidades, por isso, é necessário ter atenção para escolher o que mais se encaixa com o perfil da sua organização.

As linhas de crédito são ótimas opções para quem deseja iniciar novos negócios

Dessa forma, deve-se levar em consideração o direcionamento das linhas de crédito, que pode ser específico para cada área, inclusive, para o setor de construção civil.

Veja abaixo as principais finalidades para o uso:

  • Capital de giro;
  • Construção (ampliação, implantação, reforma etc.);
  • Inovação;
  • Máquinas e equipamentos.

O crédito produtivo também entra nesta lista de linhas de crédito, pois é uma forma de atuar positivamente no setor da construção civil, tendo retorno garantido para os novos negócios. 

O crédito produtivo para a cadeia de suprimentos é um ponto vital para que as empresas deste setor possam atender aos pedidos das construtoras e varejo da construção civil. O fornecedor deste segmento pode ter linhas de crédito com menor custo utilizando como lastro os pedidos que ele recebeu de seus clientes e, com isto, suprir a sua necessidade de fluxo de caixa”, destaca Márcio Almeida.

Conclusão

Estas são apenas algumas das destinações das linhas de crédito. Os bancos oferecem muitas alternativas, por isso, um ecossistema digital financeiro que opera como um marketplace de crédito é a saída para encontrar a fonte de financiamento correta.

Se você é um profissional que atua no setor financeiro, existem algumas temáticas dentro deste universo que são imprescindíveis. Como o fluxo de caixa da empresa e a promoção de forma sustentável do processo de crédito para a cadeia de fornecedores, principalmente àqueles que desejam embarcar em um modelo saudável e disruptivo.

Por fim, investir em boa gestão financeira e em um caixa positivo, aliado ao uso de tecnologias, como a plataforma multibancos, é o que move novos negócios a terem êxito durante esse período de retomada econômica.

*Conteúdo produzido por: Grupo Nexxees e Nexxera