Retrospectiva Sienge 2020

Bruno Loturco

Bruno Loturco

Apaixonado pela Indústria da Construção, atua no setor desde 2002. É especialista em comunicação e acredita que a adoção de tecnologia é o único caminho possível para a transformação da cadeia da construção. Atualmente, é Coordenador de Comunicação Estratégica do Sienge.

16 de dezembro 2020

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O ano de 2020 apresentou desafios inimagináveis para a maior parte das pessoas e empresas em todo o planeta. Para o Sienge, não foi diferente. Tivemos que nos reorganizar para que as condições impostas pela nova realidade, impostas praticamente do dia para a noite, fossem consideradas no planejamento já feito e seus potenciais impactos negativos mitigados. O saldo final foi bastante positivo, como veremos ao longo deste conteúdo. 

Antes de olharmos para o ano do Sienge, no entanto, precisamos nos voltar para fora e prestar nossa homenagem e reconhecimento a todos os profissionais de saúde que estiveram e ainda estão na linha de frente do combate a essa doença tão desafiadora. Também é imperativo refletirmos sobre as mais de 1,5 milhões de mortes causadas pela Covid-19 em todo o mundo. 

Sienge tem ciência de que são tempos muito difíceis e não é indiferente à situação, cuja gravidade infelizmente afeta a saúde, o emprego e a renda de bilhões de pessoas mundo afora. Saber que atuamos em um setor que é um dos pilares do Brasil nos motivou a trabalhar ainda mais duro para contribuir com a manutenção e retomada do crescimento econômico e, assim, evitar ainda mais problemas para uma sociedade já tão impactada pela pandemia. 

Antes de continuar a leitura, o Sienge disponibiliza gratuitamente acesso à palestra online: Perspectivas do mercado imobiliário para 2021. Acesse clicando aqui.

Tecnologia a favor da vida 

Por isso, já no primeiro momento do isolamento social usamos a tecnologia para preservar as pessoas da exposição à doença, migrando 100% do time para o trabalho remoto. Cabe frisar que, também devido à capacidade de adaptação do Sienge, 100% dos empregos foram mantidos. 

Com a intenção de que nossos clientes também pudessem atuar na preservação da saúde e dos empregos, liberamos gratuitamente usuários para que nossos clientes pudessem fazer o mesmo com seus times. Também disponibilizamos gratuitamente um material orientativo para que as construtoras tomassem as medidas de isolamento necessárias dentro dos canteiros e escritórios e, assim, assegurassem a saúde de seus colaboradores. 

Qualificação profissional em foco

Além disso, nossos esforços antes dedicados aos temporariamente inviáveis eventos presenciais se direcionaram à realização de 28 eventos online sobre temas relevantes para o setor e para os profissionais de engenharia, financeiro, comercial e demais especialidades ligadas à construção 

A intenção sempre foi a de manter o setor em atividade, visando a melhoria de processos e o ganho de produtividade, algo ainda mais valioso em um momento tão complexo. 

Foi por isso também que procuramos contribuir com a qualificação profissional a partir da criação e disponibilização, em nosso site, de 36 novos materiais ricos, como planilhas e eBooks, além de mais de 200 novos artigos. 

Com mais de 3 milhões de visitas, atingimos o recorde de acessos ao nosso portal, o que nos indica que nossos esforços têm contribuído efetivamente com o desenvolvimento dos profissionais e das empresas de construção brasileiras. 

Expansão da operação – Mais de 3.600 clientes!

Ao mesmo tempo, é muito gratificante vermos que mais de 1.300 clientes expandiram suas operações junto ao Sienge Plataforma ao longo de 2020. Além disso, agora já são mais de 3.600 clientes a integrar a base do Sienge Plataforma. 

Dentre todos esses clientes, um projeto especial nos chamou a atenção. Trata-se da Construide, uma iniciativa social para a construção de casas para famílias em situação de vulnerabilidadeA identificação do Sienge com a causa defendida pela Construíde foi imediata. Tanto é que o Sienge passou a fornecer, gratuitamente, suas soluções para contribuir com organização sem fins lucrativos e, assim, estimular a construção de muito mais residências em todo o País. 

Construide em ação

Atenção às micro e pequenas empresas

Em paralelo, quantidade de empresas atendidas pelo Sienge Go! cresceu 242%. Essa conquista não é à toa. Afinal, essa solução tem como foco promover a inclusão digital de micro e pequenas empresas, que representacerca 90% do mercado no que se refere à quantidade de empresas.  

Os níveis de satisfação dos clientes com o Sienge Go! são maiores do que a média de mercado, sendo superiores inclusive a empresas notadamente conhecidas por superar as expectativas dos clientes, como a Amazon. 

Além de usar tecnologia cognitiva e proporcionar a assistência de um funcionário digital aos empreendedores, o Sienge Go! agora integra ao Sinapi, principal tabela de referência para orçamento do mercado. 

O reconhecimento veio dos clientes e também do mercado, com a conquista do Prêmio Stemmer de Inovação na categoria “Inovação em Produto”. 

Tudo isso demonstra que nossa postura e nosso produto têm contribuído com o crescimento e a modernização do setor.  

Vamos agora olhar para as recentes evoluções da Plataforma ocorridas ao longo de 2020! 

Produto em evolução constante

Desafio imposto a todas as empresas que de alguma maneira processam dados de clientes, a nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi foco de atenção do time de desenvolvimento do Sienge. Com a legislação plenamente atendida pelo Sienge desde o momento zero, os clientes têm ainda mais autonomia sobre o uso de seus dados no sistema. 

Visão por jornadas

Além disso, o Sienge entende que a tecnologia precisa ficar a serviço do negócio e não o contrário. Foi por isso que em 2020, visando nos aproximar ainda mais da realidade dos clientes, consolidamos a nossa visão por jornadas. Isso significa olhar para os processos de construtoras e incorporadoras de forma ampla, resolvendo suas dores de ponta a ponta com a entrega de soluções completas. 

Então, toda a atuação do Sienge se baseia em seis jornadas: 

  1. Compliance; 
  2. Vendas; 
  3. Pós-vendas; 
  4. Financeiro; 
  5. ACE (Aquisição, Construção e Estoque); 
  6. Crédito Imobiliário. 

Consequentemente, essas grandes jornadas de negócio também foram beneficiadas com a atuação constante do nosso time. Exemplos de inovações e novas soluções incorporadas pelo Sienge em 2020 são: 

  • Plugin BIM: essa funcionalidade atua dentro da ferramenta de projeto em BIM mais difundida do mercado, o Revit, da Autodesk. Para, em tempo real, atualizar bases de orçamento montadas dentro do Sienge. Então, qualquer alteração no modelo BIM é automática e simultaneamente refletida no orçamento. 
  • Integração PIX: Sienge é a primeira ferramenta da indústria da construção habilitada para o PIX junto ao Banco Central, tendo participado do desenvolvimento da funcionalidade desde as fases de teste.  Assim, a nova modalidade de transferências e pagamentos do Banco Central já está totalmente integrada ao Sienge, o que permite verificar em tempo real o registro de cobranças, com a respectiva liberação de boleto para o cliente. O Sienge permite programar o agendamento periódico de cobranças em datas especificadas pela empresa para envio automático para o cliente. 
  • Aditivo de Contrato: ficou ainda mais fácil editar e fazer aditivos de contrato para novas unidades, novas vagas de garagem, valores e vencimentos. Com isso, todo o histórico do contrato fica armazenado em um único local no Sienge, solidificando o processo de compliance na empresa. Também é possível fazer edições em eventuais aprovações de instituições financeiras para o financiamento imobiliário. 
  • Integração com Telegram: agora o cliente Sienge tem a possibilidade de abrir chamados diretamente com a construtora via Telegram, por chatbot, com sincronização automática com o módulo de atendimento do Sienge. 

Telegram-Sienge

  • Novo Gerencial Financeiro: de maneira intuitiva e gráfica é possível visualizar toda a movimentação financeira em um único dashboard. 
  • Relação de pedido e NF-E: baseada em tecnologia cognitiva, aumenta a maturidade no processo de compra e recebimento ao permitir receber a nota fiscal de produto e dar baixa nas relações de pedidos. Com essa funcionalidade, o Sienge relaciona automaticamente o cadastro de nota fiscal com os produtos que estão em aberto nos pedidos de compra. 
  • Recepção de NFS-E: recebe a NFS-E e automatiza a entrega e o input do serviço prestado, eliminando a necessidade de cadastro manual da nota para a medição de obra. 

Ecossistema em construção

Além disso, 2020 foi um ano muito rico para a integração de parceiros. Agora fazem parte dSienge Plataforma: 

  • 1Doc: atende principalmente as jornadas de ACEVendas e Compliance, proporcionando agilidade e segurança à gestão de documentos. 
  • Agilean: com foco na jornada de ACE, visa a gestão de tarefas para ganho de produtividade em canteiro. 
  • Anapro:ao atuar como CRM, beneficia a jornada de Vendas. 
  • Cobmais: tem foco na jornada Financeira e faz o gerenciamento de contas a receber e cobrança online. 
  • Conaz: ao conectar construtores e fornecedores, agrega valor à jornada ACE. 
  • Construtor de Vendas: CRM inteiramente dedicado ao mercado imobiliário, cuida da gestão de leads até o pós-venda, com foco na jornada de Vendas. 
  • Docusign: dedicado à gestão de documentos, tem foco nas jornadas de ACE e Vendas, além de Compliance. 
  • Facilita: a jornada de Vendas é a principal beneficiária deste CRM para o mercado imobiliário. 
  • Hinc: plataforma para gestão de desempenho, projetos e fluxos, se concentra, principalmente, na jornada Financeira. 
  • Midas: integração com o Sienge para automatização da recepção de notas fiscais de serviço na jornada ACE. 
  • NDD: integração com o Sienge para automatização da recepção de notas fiscais de serviço na jornada ACE. 
  • Prevision: sistema de gestão de produtividade, com foco na jornada ACE. 
  • Push: solução de chatbots que contribui com o atendimento omnichannel a clientes dentro da jornada de Vendas. 
  • Revit: uma das principais ferramentas para modelagem BIM do mercado, está ligada à jornada ACE. 
  • Skyline / Nexxera:gateway para transações financeiras que contribui com as demandas da jornada Financeira dos clientes. 
  • Suahouse: a jornada de Vendas é beneficiada por meio da integração com este CRM especializado no mercado imobiliário. 
  • Telegram:amplia as possibilidades de comunicação das empresas, aumentando a eficiência da jornada de Vendas. 

Para o ano de 2021 temos ainda mais a esperar. Já estão programadas diversas evoluções no Sienge, como por exemplo: 

  • Mapa de cotações;
  • Préorçamento; 
  • Evolução das integrações com PIX; 
  • Nova gestão e parametrização de comissões; 
  • Indicadores: painéis contábil e fiscal. 

Todas essas evoluções nos levaram a um recorde de uso do Sienge, chegando a ter 5.978 usuários conectados simultaneamente e um NPS do sistema de 34,8. 

Sienge na mídia 

Em 2020 o Sienge ganhou destaque na grande imprensa. Já em fevereiro figuramos na Época Negócios, que destacou atuação do Sienge como vetor de tecnologia para a construção civil brasileira. 

Em abril, a revista Exame destacou a participação do Sienge na construção de um importante hospital, iniciativa capitaneada por Brasil ao Cubo, Gerdau e Ambev. 

Em julho, a participação do Sienge como case de estudo nos MBAs de Berkeley, na Califórnia, e IMD, na Suíça, foi destaque no portal NSC Total. 

A coluna Broadcast, do Estadão, destacou a iniciativa do Sienge de, junto com a Grant Thornton, fazer um levantamento sobre o nível de adoção do BIM na construção brasileira. 

No mesmo mês, fomos tema de reportagem especial do portal Globo, que chamou a atenção para a estratégia do Sienge para consolidar sua atuação como espinha dorsal tecnológica dos clientes no setor da construção. 

E certamente podemos esperar muito mais para 2021. Afinal, o Sienge continuará a construir a tecnologia para quem constrói o Brasil! 

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