WhatsApp Marketing: como vender imóveis usando o aplicativo

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

29 de julho 2022| 9 min. de leitura

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WhatsApp Marketing: como vender imóveis usando o aplicativo

O Brasil bateu a marca de 146,6 milhões de contas no WhatsApp, representando 55% dos usuários de aplicativo no continente sul-americano. O que os dados nos mostram, no momento, é que o aplicativo ganhou proporções surreais no país, despontando também como uma forte plataforma comercial. Nesse contexto, nasce o WhatsApp Marketing.

Otimizador da comunicação, o WhatsApp é um aplicativo de comunicação direta que permite o envio de textos, fotos, vídeos, documentos e até mesmo pagamentos.

Mas nem só de flores vive a estratégia: é preciso tomar cuidado e aprender as melhores formas de praticar o WhatsApp Marketing para garantir maiores chances de conversão. Conheça agora as melhores e piores práticas usadas. 

Antes de tudo, entenda alguns dados sobre o WhatsApp

A rede social que agora faz parte do Grupo Meta, chegou ao mundo para simplificar a comunicação entre partes. Desde sua criação em 2009, o aplicativo multiplataforma tem integrado cada vez mais funcionalidades, o que tem atraído uma série de novos usuários. 

Para se ter uma ideia da dimensão atingida pelo app, acompanhe alguns dados:

  • 99% das pessoas têm o WhatsApp instalado em seu smartphone
  • 86% dos usuários do WhatsApp utilizam a rede diariamente
  • 63% das pessoas usam regularmente a função de chamada de vídeo
  • Para 96% dos brasileiros, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens predileto
  • O WhatsApp está na tela inicial dos celulares de 54% da população nacional
  • 9 a cada 10 brasileiros no WhatsApp costumam trocar mensagens escritas
  • Mais de 76% dos brasileiros conversam com empresas pelo app
  • 53% dos usuários entram em contato com as empresas via WhatsApp para receber ofertas e promoções
  • 52% costumam usar o app para comprar produtos e serviços

Benefícios do WhatsApp Marketing para incorporadoras

Investir no WhatsApp Marketing é apostar na modernidade, uma vez que o aplicativo já domina a comunicação virtual a nível global. O consumidor digital, afinal, busca comodidade, conforto e um bom atendimento, e nada melhor que a versatilidade oferecida pelo WhatsApp para suprir essa necessidade latente do mercado. 

Dentre os inúmeros benefícios do app, destacam-se:

  • Troca de mensagens em tempo real
  • Chamadas de áudio e vídeo 
  • Automação de mensagens-padrão
  • Abertura de vídeos do Youtube no próprio WhatsApp

Esses detalhes dão ao WhatsApp um pacote de funcionalidades que permitem com que muito do processo comercial possa ser conduzido dentro da própria plataforma. E com o mercado imobiliário as coisas não são diferentes. 

É possível conversar com leads e clientes, estimular um relacionamento estruturado, tirar dúvidas e fazer muito mais com o famoso Whats.

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Usando o WhatsApp Marketing para a venda imobiliária

Vamos aprender agora a usar, na prática, as diversas funcionalidades que o WhatsApp oferece para o mercado imobiliário. Por poder ser usado tanto no celular quanto no desktop, o WhatsApp Marketing é uma forma prática e moderna de fazer negócio, tanto para corretores de imóvel quanto para gestores.

Use a versão WhatsApp Business

O Business é a versão do WhatsApp feita para negócios. Nessa versão do aplicativo, você tem direito a adicionar um informativo dos seus produtos e serviços, automatizar respostas rápidas, adicionar etiquetas aos contatos, dentre outras facilidades.

Além disso, o WhatsApp Business te entrega estatísticas frequentes para acompanhamento de dados.

Tenha diferentes listas de contato

Nisso, aquelas etiquetas que mencionei anteriormente são essenciais. Através delas, é possível identificar diferentes listas de contato e direcionar melhor o seu marketing digital imobiliário

Você pode, por exemplo, segmentar seus contatos por etapa de funil, destinando diferentes materiais para cada lista. Enquanto leads mais iniciantes podem receber ebooks e posts informativos, aqueles mais qualificados podem ser presenteados com diferentes fotos de imóveis e outros impulsionadores para a conversão da venda. 

Use e abuse de vídeos, áudios e gifs

Os recursos do WhatsApp são os melhores amigos da sua venda, sabe por quê? 80% dos brasileiros assistem a vídeos online (Terra, 2021). E, enquanto isso, uma média de 25% consome formatos de áudio como podcasts e outros (Agência Brasil, 2020).

Então não deixe de ousar e, sempre que possível, trazer diferentes mídias no seu WhatsApp Marketing. Um bom vídeo de apresentação de imóvel ou um gif acompanhado de um texto descontraído são boas pedidas. 

Compartilhe a localização com o cliente

Uma das funcionalidades mais comuns do WhatsApp ainda é muito pouco usada dentro do mercado imobiliário: o compartilhamento de localização. Essa simples técnica traz mais muita facilidade para o cliente na hora de visitar um imóvel, analisar a vizinhança etc. 

Responda em tempo real sempre que possível

Responder o cliente é estratégia-chave no WhatsApp Marketing. Isso porque 40% do público alega que respostas mais rápidas seriam a melhor forma de otimizar sua experiência do cliente (Customer Think, 2018).

Enquanto isso, o tempo médio de resposta de uma empresa no atendimento ao cliente é de mais de 12 horas (SuperOffice, 2021). Ou seja, ainda há muito espaço para incorporadoras ágeis e responsivas se destacarem no mercado. 

Alie seu CRM ao WhatsApp

Essa novidade nem todo mundo conhece. O maior CRM do mercado imobiliário, CV CRM, possui uma nova funcionalidade que te permite conectar WhatsApp Web e plataforma de gestão: é a nova Extensão CV CRM para WhatsApp Web. 

A extensão pode ser baixada gratuitamente na loja virtual do Google Chrome. Uma vez habilitada, o cliente CV pode acessar seu portal ao lado da tela de WhatsApp Web. Lá, ele será apresentado aos principais indicadores, atalhos para seu painel e últimas conversões.

Mas a novidade não para por aí: ao clicar num contato do seu WhatsApp Web, a extensão CV CRM te mostra se ele está ou não cadastrado dentro do CV. 

Caso não esteja, há a possibilidade de cadastrá-lo em tempo real. Caso esteja, você pode ter acesso a todos os seus principais dados, incluindo estágio de funil, lead score, interações e muito mais. 

Isso tudo te permite muito mais unificação na comunicação e agilidade na gestão de leads.

WhatsApp Marketing: comunicação é a chave da venda imobiliária

Se tem uma coisa que o WhatsApp Marketing nos mostra é que comunicação é a chave para a venda de imóveis. E, de modo geral, para o relacionamento com o cliente. 

O WhatsApp completa seus 13 anos de existência com a promessa de revolucionar negócios e aproximar ainda mais empresas e clientes. Com sua incorporadora, as coisas não devem ser diferentes: é preciso apostar numa boa comunicação para assegurar um processo comercial estruturado.

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