BIM no Mundo – Relatório Irlanda CITA BICP

Vemos atualmente o avanço do assunto BIM no mundo através das discussões, palestras e eventos do meio de AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação). Já não há mais dúvidas de que o BIM é uma tecnologia que vem revolucionar e melhorar a qualidade dos processos que envolvem o planejamento e execução de uma obra civil, assim como trazer uma maior economia para sua realização e operação.
Não demorou muito para governos do mundo todo enxergarem estes benefícios e iniciarem seus estudos no assunto. Afinal, em uma época onde o desperdício já não é mais uma opção aceitável, realizar obras públicas de forma mais econômica passa a ser uma meta a ser alcançada.
No entanto, usufruir dos benefícios do BIM não é tarefa fácil, pois demanda uma maturidade elevada no assunto. Maturidade em seus conceitos, processos, tecnologia (ferramentas), formas de colaboração e políticas de utilização. Assim, alguns países que iniciaram seus estudos há mais de uma década já estão colhendo frutos, e hoje possuem a obrigatoriedade de utilização do BIM em obras públicas, e alguns ainda, já possuem metas para ampliar esta obrigatoriedade para toda a cadeia da indústria.

Como está o BIM no mundo?

Porém, como está a adoção desta tecnologia no Brasil e no mundo afora? Como os países mais desenvolvidos na indústria de AECO, estão lidando e se utilizando do BIM em seus processos?

Para ajudar a responder à estas perguntas, a Irlanda criou seu próprio relatório, o documento intitulado Global BIM Study – Lessons for Ireland’s BIM Programme, promovido pela CitA Construction IT Alliance e escrito por grandes nomes no estudo de BIM no país, que apresenta o que cada país vem promovendo para adoção do BIM nos processos públicos.

De acordo com o Dr. Alan Hore, um dos autores deste documento, o objetivo deste relatório é iniciar uma investigação do “estado da arte” e medir a maturidade do BIM no mundo. Promete ainda, uma versão mais abrangente do assunto que deve estar concluída até setembro de 2017.

Paralelo entre a adoção do BIM no mundo e na Irlanda

O intuito é traçar um paralelo entre a adoção do BIM pelo mundo e a contribuição da Irlanda, fazendo com que as Empresas Irlandesas possam aprender mais com seus colegas internacionais e assim estar preparadas para um mercado que está crescendo. Uma das justificativas, e que compõe o texto do documento, segundo a Daedal Research (2016), diz que o BIM no mundo deverá atingir quase 8 bilhões de dólares até 2020, com uma taxa composta de crescimento anual de 13% entre 2015 e 2020. Segue trecho original retirado do documento:

“A core technology at the forefront of this transformational change is BIM. The recently published report by Daedal Research, Global BIM Market: Size, Trends and Forecasts (2016-2020) reported that the global BIM market is expected to reachalmost $8 billion by 2020, at a compound annual growth rate of 13% between 2015 and 2020 (Daedal Research, 2016).”
(Global BIM Study – Lessons for Ireland’s for Ireland’s BIM Programme, 2017)

O relatório apresenta também alguns dos tópicos principais que irão nortear e estruturar as estratégias de implementação do BIM na Irlanda, os quais foram apresentados à recém-criada NBC – National BIM Council da Irlanda (órgão nacional para apoiar o avanço da construção digital no setor de AECO) em junho de 2016.

Resumo

Em resumo, é um ótimo material que contribui sobre este assunto bastante extenso que é o conceito BIM. Aos interessados recomendo muito a sua leitura, pois é mais um termômetro de como as coisas estão caminhando mundo afora, e esperamos que daqui a pouco seja o Brasil a produzir seu BIM Mandate para impulsionar um uso mais estratégico do BIM no apoio a um setor tão carente de uma construção mais enxuta, eficiente e de forma mais inovadora.